domingo, 26 de janeiro de 2020




Cartas de Cotovelo
  (26/01/2020)

Décima Segunda Carta (com satisfação)

         Neste meu último domingo da temporada praiana, registro a leitura de bons livros sobre os quais apresento a minha crítica literária.

1.   Rádio Nacional – o Brasil em sintonia. Autores: Luiz Carlos Saroldi e Sonia Virgínia Moreira. Rio de Janeiro, Jorge ZAHAR Editor, 2006.

Comentário: É um interessante trabalho sobre a radiofonia brasileira, seus precursores, momentos marcantes, programas e artistas com a riqueza documental e fotográfica indicando aspectos pouco divulgados, desde 7 de setembro de 1922 até os dias presentes. Leitura importante para os pesquisadores e historiadores, como igualmente aos amantes da MPB e seus intérpretes.
2.   Do Vinil ao Download, do escritor de nacionalidade francesa André Midani. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2015.
Comentário: Por coincidência este livro também me foi ofertado pelo fraterno amigo Didi Avelino, a voz de veludo do Rio de Janeiro, mas potiguar de nascimento. A obra tem um valor histórico singular, pois narra a vida e trajetória do seu autor desde o tempo da invasão nazista a Paris e os perigos para a sua sobrevivência até aportar no Brasil. Vale, também, como uma complementação à primeira, haja vista que narra a odisseia da história do disco, em particular no Brasil, com os seus percalços, sucessos e fracassos. Tem uma rica iconografia e relata a trajetória de consagrados artistas brasileiros e estrangeiros que nos foram tão queridos num passado próximo e uns poucos que subsistiram ao caos em que se encontra, qualitativamente, a MPB e a música universal. A reboque do seu objetivo principal, registra aspectos comportamentais de artistas nacionais e internacionais famosos, suas manias, vícios e abusos contratuais dando a exata situação do mundo dos discos daquela era, da censura no governo militar, que durou bastante tempo. Os dois livros reunidos enriquecem nossos conhecimentos específicos e também das histórias paralelas no campo da política.
3.   Getúlio Vargas em dois mundos. Psicografado por Wanda A. Canutti, pelo espírito Eça de Queirós. Capivari-SP: Editora EME, 2018.
Comentário: Trata-se de interessante trabalho, de natureza espiritualista, que resgata os relatos históricos da trajetória política do Presidente Getúlio Vargas e a sua situação espiritual após a passagem para outra dimensão da vida, onde oferece o seu sentimento em cada um dos momentos abordados, inclusive no do seu suicídio, com a consequente conscientização até ser capaz de analisar o encadeamento dos fatos de sua última trajetória terrena, seus amigos, seus desafetos de encarnações passadas, tudo copilado e informado pelo espírito de Eça de Queirós, através da médium Wanda Canutti (1934-2002. Na parte final consta estudo sobre a obra de Eça de Queirós e a sua nova concepção de vida no mundo espiritual até a elaboração do livro em referência.
        Tais considerações demonstram a importância de um veraneio, verdadeiro período de férias dos afazeres profissionais cotidianos, dando-nos um estado de espírito reconfortante, convidativo para a recordação de momentos maravilhosos que passamos com THEREZA na casa trintenária da Rua Parnaíba, em Cotovelo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário