sexta-feira, 20 de abril de 2012

Em seu segundo dia, Conexões – RN debate: demanda por ações de memória no Estado

Em seu segundo dia, o Conexões Ibram – RN, que acontece de 18 a 20 de abril no Teatro de Cultura Popular, em Natal, traz palestras sobre a Gestão de Riscos ao Patrimônio Museólogico, Pontos de Memória, Estatuto de Museus e os novos instrumentos de gestão e o Legado Cultural para o setor museal a partir dos megaeventos esportivos. Como Natal é uma das cidades que sediarão a Copa do Mundo em 2014, no final do dia, haverá apresentação com representante local sobre as potencialidades e o entorno da cidade.

No primeiro dia do evento, foram realizadas palestras e debates sobre o Programa I-Museus, Estratégias de Fomento e Financiamento e Plano Nacional Setorial de Museus. Logo após a abertura, teve início a palestra sobre o tema Programa I-Museus, que consiste em disponibilizar informações sobre os museus para subsidiar as políticas públicas na área. A apresentação foi realizada por Mayra Resende, coordenadora de Produção e Análise da Informação (CPAI) do Ibram, que mostrou estatísticas dos museus brasileiros e, em especial, dos museus do Rio Grande do Norte.

Mayra Resende destacou uma peculiariadade observada no mapa de dispersão dos museus do Rio Grande do Norte: os museus estão espalhados pelo estado, ao contrário do que se observa em outras estados onde há concentração na capital e em cidades litorâneas. Apesar disso, por ser um estado com muitos municípios, ainda há vários deles sem museus.

O desejo por memória de alguns municípios foi destacado durante as perguntas. "Ao contrário do que se pensava até recentemente, os dados mostram que há sede dos brasileiros por exposições. Às vezes achamos que uma instituição recebe pouco público, mas a relação com a comunidade é muito intensa. Isso tem que ser considerado também. A memória é construída coletivamente", destacou a coordenadora da CPAI respondendo a um questionamento sobre estatísticas para medir a relação museu e comunidade. "O museu pode ser um mundo. É um ponto de referência para a comunidade. É um espaço de convivência, lazer e troca de conhecimentos e experiências", complementou Mayra Resende.

Os editais do Ibram, bem como os novos instrumentos de financiamento e fomento estaduais foram destacados durante a segunda palestra realizada no dia 18. As opções de fomento estaduais foram destacadas pela Secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado. Ela destacou a Lei Câmara Cascudo, que prevê descontos no ICMS para pequenas e médias empresas que financiarem projetos artísticos; o Fundo Estadual de Cultura, que passou a destinar 5% a projetos ligados a museus; e os editais da Fundação José Augusto.

Durante o evento foi anunciado que o cronograma dos editais do Ibram está previsto para ser lançado em maio, durante a 10ª Semana de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio. Os prêmios e editais serão lançados ao longo do ano e não de uma só vez como foi feito em 2011. Também foi confirmado que o edital Mais Museus terá uma novidade: contemplará qualquer município que não possua museu. Antes havia exigência de que o município não tivesse museu e possuísse até 50 mil habitantes.

Para encerrar o primeiro dia de palestras no RN foi apresentado o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), resultado de discussões democráticas com o setor. Durante o debate sobre o tema foi levantada a necessidade de mais instrumentos de qualificação para os profissionais do setor, inclusive formação acadêmica, para facilitar a mobilização e o desenvolvimento do trabalho. Como resposta, a diretora do Museu Câmara Cascudo, Sônia Othon, deu uma boa notícia aos presentes: a UFRN está discutindo a criação de um curso de Museologia no âmbito de seu Departamento de Antropologia.
_______________
Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
siga-nos no twitter: @secultrn



Nenhum comentário:

Postar um comentário