quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MOACIR FRANCO, O SHOW DA VIDA
postado por O Santo Ofício

fevereiro 14, 2012
Por Marcia Leite de Oliveira Torres (*)

“Boa noite veiarada” é a frase de abertura do show Moacir Franco, satirizando a condição do ser idoso ou estar na “terceira idade”, ou seja, as limitações, as dores, as doenças, a diminuição da libido, etc.

No decorrer do evento ele resgata momentos importantes de sua vida e de sua carreira, os ganhos e as perdas, demonstrando boa forma, desenvoltura e comunicação como cantor e comediante. O momento crítico vivenciado nessa idade por todos os humanos perpassa algumas sequências do show ora de forma cômica, ora caricata, ora de forma sofrida. Em contrapartida, o show é bastante dinâmico e resgata o viver e a alegria trazendo uma variedade de situações românticas e cômicas nas canções e na sua relação com o público.

O tema terceira idade induz a refletir sobre o que ocorre ao se entrar última etapa da vida: o ser humano vivencia sua finitude, questiona-se sobre a impermanência, enfim, sobre a morte. O indivíduo dá-se conta que já percorreu a maior parte da estrada da vida e agora está prestes a encontrar com ele mesmo. Aqui reside o ponto crucial, a proximidade da fase final de uma vida que, para ser encarada de frente, é necessário que seja redimensionada, considerada não como sendo catastrófica, mas como uma busca interior para encontrar o verdadeiro sentido da existência.

Moacir nos brinda com um show que mostra de forma alegre e descontraída a vida na terceira idade. Canções como Soleado, e outras desse tipo nos fazem galgar planos mais elevados e buscar as respostas em novos paradigmas. É essa dimensão que ele aparenta antever em sua jornada trazendo músicas como a do início do show que nos conduz a reviver e renascer diante de cada obstáculo. Ele tem a coragem de mostrar de modo artístico e belo uma música que retrata o fim da estrada, a aproximação da morte, e de outra forma de vida, a música que serviu de alento a um homem em fase terminal da doença.

Finalizando, nada se perde, tudo se transforma. A vida nos ensina e nos faz crescer a cada fase que transpomos e em cada etapa ela nos brinda com aprendizados novos que nos conduzem a encontrar a essência interior que reside em todos nós.

(*) Marcia Leite de Oliveira Torres é médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário