domingo, 15 de janeiro de 2012

3 x 3 em poesias


DOCE LAMENTOLúcia Helena

Peço-te a primeira estrela que desponta

Nos cristais de luz do peito das auroras

Vestidas do sol que aponta

No horizonte incendiado de abóboras.



Espero-te numa tarde de primavera

Para ouvirmos o silêncio das florestas distantes

E contemplarmos aquela solitária palmeira

Embelezando caminhos verdejantes!



Enche meu céu com todas as aquarelas

Colorindo as minhas paisagens íntimas

Com tonalidades azuis, violetas e amarelas!



E ouve o doce lamento

Das minhas esperas tecidas de lágrimas

Caídas, liricamente, do meu desalento!

- o – o – o – o – o –

Cinzas do Primeiro Dia
Ciro José Tavares

Ninguém nas ruas sob o gris estirado no espaço,
cedo só o vento trouxe a chuva, calou o que restava
de ruídos de fogos de artifício, volatizou encantos,
deprimiu o dia na sua forma humana,
brancos de repente encardidos de sol que não surgia.
A água vergastava telhas com fúria de chicotes,
fluía pelas velhas cicatrizes temporais do teto,
caindo na mesa sobre restos das comemorações
e de bêbedos parecendo ratos anestesiados.
Os antigos, ao contrário,e seus rotos guarda-chuvas,
têm roupas encharcadas, sapatos molhados,
ofegantes pela pressa na fuga do mau tempo,
ao contornar poças e buscar proteção sob marquises.
Esse hercúleo esforço para estar diante do altar
suplicantes por uma nova aurora radiosa.
Não ouço ninguém nas ruas, só o látego da chuva
e nos templos vozes antigas repetindo: Kyrie Eleison,
ruega por nosotros Senhora Del Mar.

- o – o – o – o – o –

RESPOSTA INFINITA DE ESPERANÇA
Ivam Pinheiro

A Esperança,
que alça e balança o ser.
Onde começa, quero saber?

Talvez...
No coração,
quando compasso passivo
de paixão.

Talvez...
Na mente
feito semente de outra era.
Tão coerentemente.

Como vontade,
crescente mente,
em atitudes recorrentes,
cheguem aos mortais viventes.

Quem sabe se...
No encontro abissal
dos mares do ser normal,
se encontre o rastro dela.

No procurar da viva
esperança, expectativa
de amor e luz em Distribuição Normal,
vejo o astral da possibilidade,
de quem aguarda felicidade.

Talvez num próximo dia,
na probabilidade da poesia,
a humanidade afronte a fome,
e se esqueçam do nome
tristeza: é zero no ato
E um a um – comer no prato.

Poeta, talvez essa seja a resposta?
Esperança que cresce...
Onde o infinito é o rebento do ser.

____________
* Poesia resultante de diálogo intertextual com
a poesia “ONDE” de Joaquim Alves.

- o – o – o – o – o -

FELIZ ANIVERSÁRIO
Geralda Efigênia Macedo

Ontem você chegou em minha vida
me perfumando o corpo
me fazendo sentir em êxtase
quase no céu por está com você.

Hoje você passa por mim
me diz um oi, quase correndo
atropelando as palavras, com se tivesse
medo que eu lhe diga. Espera!

Hoje é seu dia... para você desejo
toda felicidade do mundo, que o Cristo
lhe dê os mais prazeres da vida.

Prazeres que não sejam passageiros. Amanhã?
será sempre um novo dia e que nesse novo dia
faça você sentir que o meu amor por você não é efêmero.
- o – o – o – o – o –

Maresia

Quando chegou
trazia o mar nos olhos
e nas mãos escamadas
a pescaria
Em suas palavras
vibravam
canto de sereias
e som de búzios
E um anúncio:
era próprio do nauta navegar
e tormentas expulsaram
de meu porto a paz
Ao partir
legou-me uma bússola no peito
e a alma recendendo
a maresia.
(Rizolete Fernandes - Canções de Abril p. 33)

- o – o – o – o – o -


PARTIDA

"a morte de um filho
"é uma gravidez às avessas
"volta pra dentro da gente
"para uma gestação eterna
"aninha-se aos poucos
"buscando um espaço
"por isso dói o corpo
"por isso, o cansaço
"E como numa gestação ao contrário
"a dor do parto é a da partida
"de volta ao corpo pra acolhida
"reviravolta na sua vida
"E já começa te chutando, tirando o sono
"mexendo os órgãos, lembrando o dono
"que está presente, te bagunçando o pensamento
"te vazando de lágrimas e disparando o coração,
"A morte de um filho é essa gravidez ao contrário
"mas com o tempo, vai desinchando
"até se transformar numa semente de amor
"e que nunca mais sairá de dentro de ti".
______________
(Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário