sábado, 11 de dezembro de 2010

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA DA VILA: NOEL ROSA, 11-12-1910.


NOEL ROSA - O POETA DA VILA


Noel de Medeiros Rosa nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910. Noel foi sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira.

Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música - e pela atenção que ela lhe proporcionava. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja. Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito.

Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Toada do Céu", ambas gravadas por ele mesmo. Mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de "Com que roupa?", um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma seqüência de canções que primam pelo humor e pela veia crítica. Orestes Barbosa, exímio poeta da canção, seu parceiro em "Positivismo", o considerava o "rei das letras". Noel também foi protagonista de uma curiosa polêmica travada através de canções com seu rival Wilson Batista. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira, incluindo clássicos de Noel como "Feitiço da Vila" e "Palpite Infeliz". Entre os intérpretes que passaram a cantar seus sambas, destacam-se Mário Reis, Francisco Alves e Aracy de Almeida.

Noel Rosa deixou-nos mais de 200 pérolas musicais, entre elas: Último Desejo/ Taí / Feitiço da Vila/ Feitio de Oração/ Meu Barracão/ Até Amanhã/ O X do problema/ Com que roupa?/ Palpite Infeliz/ Conversa de Botequim/ Pierrô Apaixonado/ Último Desejo/ Três Apitos/ Fita Amarela/...e muitas outras composições que o consagraram um dos maiores compositores da música brasileira.
Noel Rosa faleceu em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, em sua casa de Vila Isabel.
"Seu garçom faça o favor de me trazer depressa / Uma boa média que não seja requentada / Um pão bem quente com manteiga à beça / Um guardanapo e um copo d'água bem gelada / Feche a porta da direita com muito cuidado / Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol / Vá perguntar ao seu freguês do lado / Qual foi o resultado do futebol."
(Conversa de Botequim)
_______________
FONTE: Blog de LÚCIA HELENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário