domingo, 19 de dezembro de 2010



A Mini-Copa no Castelão em 1972(*)
Apenas sete dias após a inauguração do então estádio Castelão, tinha início uma competição oficial sediando três jogos da Mini-Copa, torneio disputado em todo o Brasil em comemoração aos 150 anos da independência do país, reunindo as seleções de 10 países e mais 2 seleções continentais (África e Concacaf) que foram divididas em três grupos espalhados por várias capitais do país. Pelo grupo 2, sediado em Recife e Natal, a capital potiguar viu a vitória de Portugal sobre o Equador (3 a 0, em 11 de junho), do Chile sobre o Equador (2 a 1, em 14 de junho) e o triunfo da Irlanda sobre o mesmo Equador (3 a 2, em 18 de junho). No dia 9 de julho, o Brasil derrotaria Portugal por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Jairzinho, e conquistaria o título da Mini-Copa.

Foto: JAECI

Com esse "torneio internacional" o Castelão e Natal ganharam visibilidade, merecendo elogios da imprensa,como dá conta este trecho de artigo do jornalista e técnico de futebol JOÃO SALDANHA, em crônica sobre o jogo PORTUGAL X EQUADOR, publicada no jornal “O GLOBO” DO RIO DE JANEIRO, EM JUNHO DE 1972, onde destaca o estádio “Castelão”, como denominado naquele tempo, hoje o nosso querido “Machadão”:

"Portugal, fácil
Bom o jogo realizado no estádio mais bonito do Brasil e penso, o de melhor concepção arquitetônica. Magníficas acomodações para o público de arquibancada e geral, o que não é comum em nossos estádios, que nem sempre conseguem dar conforto e comodidade ao público pagante.
Quando completado – e isto o Governador prometeu – ficará uma obra-prima.
De qualquer parte se vê bem a partida e a entrada e saída do público são feitas por rampas que permitem um escoamento rápido e sem atropelo. ..."

______________________________________
(*) CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
Blog do MIRANDA GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário