sábado, 11 de dezembro de 2021

 


 

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-50

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

MÁRTIRES E SANTOS

         Este sábado dia 11 de dezembro de 2021, em pleno Tempo do Advento, estão sendo realizadas comemorações em louvar da Padroeira e do copadroeiro da Igreja de Pium, dois mártires da Igreja Católica, em momentos diferentes, respectivamente SANTA LUZIA e SANTO JOÃO LOSTAU NAVARRO.

Sobre Santa Luzia, registra-se seu martírio por defender a virgindade eterna em nome da sua total devoção à fé e distribuir seus bens com os pobres, pelo que foi condenada à tortura, com a sua colocação em prostíbulo, depois queimada em fogueira, posteriormente a retirada dos seus olhos, tudo porque logrou a proteção Divina e não sucumbiu, dando continuidade à sua missão sagrada, até ter a cabeça decepada.      

João Lostau Navarro, por sua vez, abrigou e protegeu os cristãos perseguidos pelos calvinistas liderados por Jacob Rabi nos idos de 1645, - tempo da invasão holandesa, o que lhe custou a prisão no Forte dos Reis Magos e depois a vida de maneira trágica no massacre de Uruaçu.

         Em missa realizada nas ruínas da Casa de Pedra assisti coroado o meu esforço de cinco anos batalhando pelo reconhecimento do valor histórico das ruínas daquele lugar de Pium, quando publiquei vários artigos nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Norte-riograndense de Letras, no jornal A Tribunal do Norte, em blogs e sites potiguares, rádio Mar e Campo, enaltecendo o valor do imóvel e do seu proprietário. Já perdia a esperança em dar notoriedade a um tema de tanta importância para a religião da localidade e para o turismo religioso das praias do Sul – Pium, Cotovelo e Pirangi, divididas entre os municípios de Nísia Floresta e Parnamirim.

         Foi quando a Arquidiocese de Natal realizou um grande evento diretamente das ruínas da Casa de Pedra e deu a notoriedade ansiada para aquele equipamento urbano, de grande valor histórico e religioso, tanto que Dom Jaime, no decorrer da missa, confessou humildemente que era a primeira vez que tomava conhecimento do valor daquele lugar, tornando-se o primeiro dirigente da Igreja a dar testemunho desse valor incomensurável.

         Não vou aqui detalhar o valor histórico da Casa de Pedra nem dos gestos de coragem cristã do Santo João Lostau - isso já o fiz, mas agradecer aos Santos Mártires da Igreja Católica, Santa Luzia e Santo João Lostau Navarro, pela possível intercessão deles para que essa visibilidade ocorresse.

         Vale, por fim, invocar a pregação de São Paulo na Carta aos Coríntios:

Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados.

Somos abatidos, mas não somos destruídos.

Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus,

para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.

        

 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

 

LE STYLE C’EST L’HOMME MÊME


Valério Mesquita


Dos ex-governadores do Rio Grande do Norte, nenhum teve tanto apreço por vereador como o saudoso Lavoisier Maia. Era o seu estilo. O velho Boileau já dizia que “le style c’est l’homme même”. 

O Dr. Aluízio Magalhães, saudoso secretário de Cultura do MEC e presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que Collor destruiu depois, havia visitado a nova passarela do Forte dos Reis Magos. Culto, falava quatro idiomas, escritor e intelectual dos mais lúcidos do país, comprometera-se com a restauração da Cadeia Pública de Mossoró, hoje Centro Cultural. Pediu-me para procurá-lo na primeira viagem que fizesse a Brasília, pois, com o projeto já aprovado, liberaria os recursos. Com vinte dias, fui a Brasília. Na sede do IPHAN, pela amizade que fizera com ele, fui logo conduzido ao seu gabinete. Encontrei-o falando fluentemente o francês com três senhores que o visitavam. Para não ficar ouvindo o que não entendia, aproveitei a presença da secretária a fim de me ligar com o governador do Rio Grande do Norte. Queria, na verdade, buscar reforço político instantâneo para a reivindicação que ia fazer, colocando-o em contato com o secretário de Cultura do MEC. Miriam, secretária de Lavô, transferiu a ligação: “Governador, aqui é Valério, estou em Brasília, no IPHAN-Pró-Memória...”. “Tá onde?”. Cortou o governador. “Brasília?”. Admirou-se Lavô e arrematou: “Mas, você viajou e não resolveu o problema do vereador Manoel Ferreira, do PDS!”. “Mas governador eu estou...”. “Manoel não pode sair do PDS”, interrompe Lavô em tom político-pedagógico. “Governador, quando eu voltar...”. “E volte logo!!”. “Mas desejo que o senhor fale com o Dr. Aluízio Magalhães, é sobre Mossoró, Mossoró!!”, enfatizei para despertá-lo.  

Aí ele abrandou. Esqueceu o vereador e lembrou-se da restauração do monumento. Depois, pensei comigo que o vereador Manoel Ferreira quase fazia o que Lampião não conseguiu: bagunçar a Cadeia Pública de Mossoró.

(*) Do livro "Pisa na Fulô - Anedotário Político e Social de Macaiba e Adjacências".



segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-49

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

    Já está chegando o verão! E a PROMOVEC fez a sua abertura oficial em um churrasco em sua sede, organizado com muito carinho pelo presidente Octávio Lamartine.

    Os que compareceram superaram a estimativa, mas sentimos a falta de muitos associados tradicionais.

    De qualquer forma, foram horas agradabilíssimas, com boa música, ótima comida e excelente camaradagem.

    Como não poderia faltar, Eugênio Rangel fez suas entrevistas que estão sendo divulgadas para Cotovelo e para o mundo em seu site.

    Lá estive com a minha irmã Lêda (90 anos), meus filhos Carlos Rosso e Rosa Ligia, acompanhados do meu genro Ernesto Flor e do meu neto Carlos.

    Foi uma manhã/tarde de muita alegria e confraternização, dando mostras que teremos um veraneio promissor em nossa PROMOVEC.

    Parabéns meu amigo Octávio. Parodiando Eugênio, Você é um Show!