sábado, 8 de agosto de 2015

A PREVISÃO   (Violante Pimentel)


José Romeiro, um comerciante de Natal, gostava muito de música e era um pesquisador nato da música antiga, especialmente da “modinha”. Também sabia dedilhar um violão, e gostava de se acompanhar cantando. Indiscutivelmente, tinha cultura musical e fazia questão de dizer. Não esperava elogios. Ele mesmo se elogiava, pois gostava de propagar as suas boas qualidades. Chegou a publicar uma coletânea de modinhas, focalizando antigos compositores do cenário musical brasileiro. Não tinha formação acadêmica, mas era metido a sabichão.
Desprovido de qualquer modéstia, dizia, abertamente, que se considerava o homem mais inteligente de Natal. Mesmo sendo um homem íntegro, essa sua vaidade o tornava extremamente antipático aos olhos das pessoas ligadas à intelectualidade da cidade. Isso também incomodava os seus próprios amigos.
Estavam se aproximando as festas de Natal e Ano Novo. Terminava a década de 60 e iria começar a década de 70. As pessoas crédulas aguardavam, com ansiedade, as previsões dos videntes, sobre os acontecimentos que marcariam a vida da cidade e do país, no novo ano.
Uma conhecida vidente de Natal, “Mãe Jacinta”, que morava no bairro das Rocas, fez suas previsões para o novo ano, e o principal jornal da cidade publicou a sua entrevista. Entre as previsões estava escrito que, no primeiro semestre do novo ano, morreria em Natal um grande vulto, a maior cultura do Rio Grande do Norte, uma das figuras mais ilustres da cidade. A notícia publicada no jornal se espalhou. A repercussão foi grande, e virou assunto principal em todos os lugares da cidade, inclusive nas mesas de bar. A vidente deixou claro que o óbito do grande homem ocorreria em Natal mesmo.
Não deu outra coisa…José Romeiro tomou para si a previsão de “Mãe Jacinta”, e entrou em pânico. Antes que se concretizasse o agouro, preparou as malas e viajou imediatamente, com a família, para o Rio de Janeiro. Só voltou a Natal no segundo semestre de 1970. São e salvo!!!

RODA DE SAMBA






Roda de Samba Ribeira Boêmia
Sábado, 8 de agosto às 17:00
Ateliê Bar e Petiscaria em Natal (Rio Grande do Norte)

   


   


Enviada por José Correia de Azevedo


https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/11401160_989721657738999_6402515980869607532_n.jpg?oh=d148d388dd35bc172ec7bd797b0fc6aa&oe=565B43F1

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

 
Resultado de imagem para bob motta

A NOITE DE BOB MOTTA 

           Antonte fui ao lançamento do Dicionário de Nomes e Expressões Idiomáticas Matutas escrito por esse cabeça chata.
          Na entrada, de longe já se ouvia o zuadão dos amigos e os desafios das cantorias e violas, homenagem da turma local ao escritor.
            Numa mesa se via de tudo, uma ruma de coisa boa, ponche, , sucos, refrigerantes, bolo, tapioca e outras coisas mais. Arrisquei, longe do olhar da minha Muié, uma cocadinha preta.
            Entonce fui prá fila. Era mermo uma fila pai dégua de grande, que empacou feito burro jumento pruquê todo abonado queria aceicá o home prá tirar retrato.
          A demora foi tanta que prá eu lê um tiquinho da obra, no bom sentido,  e desabrutaiá muita coisa que não carecia de conhecer.
          Foi um magote de gente amiga que pôs falatoro a noite toda, contando loas e farofada.  Não faltou nem mesmo um godelêro abandaiádo, que vive pros lado da Universidade, prá vender sementes e mel alardando ser um santo remédio prá deixar a tudo afiado.
          Tô dando uma de falante, mas também arrisquei uma casquinha com Bob, tirando um retrato, pois também sou filho do Home.
            Vou deixá de lera comprida pruquê sou um bosta nessa métrica de falá.
            Parabéns meu bom amigo e muito sucesso prá você.
            Um abraço do amigo Carlos Gomes

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SAFIRA


IHGRN




INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE – IHGRN

NORMAS EDITALÍCIAS

Art. 1º. A eleição para os cargos da Diretoria e Conselho Fiscal do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN – TRIÊNIO 2016-2019, se realizará no dia 10 de novembro próximo vindouro, em sua sede da Rua da Conceição, 622 – Centro – Cidade Alta, CEP 59.025-270 – Natal – Rio Grande do Norte, no horário corrido das 8 às 17 horas, para o preenchimento dos seguintes cargos: DIRETORIA: Presidente; Vice-Presidente; Secretário-Geral; Secretário-Adjunto; Diretor Financeiro; Diretor Financeiro-Adjunto; Orador; Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu. CONSELHO FISCAL: Três (03) Membros Titulares e um (01) Membro Suplente.

Art. 2º. Será garantida a lisura do pleito eleitoral, assegurando-se condições de igualdade às chapas concorrentes, inclusive no que concerne à propaganda eleitoral, podendo, para isso, serem nomeados fiscais que atuarão nas fases da propaganda, escrutínio e apuração dos votos.

Parágrafo Único. O voto será secreto, exercido através de cédula específica e depositado na urna previamente designada para tal fim, podendo os Acadêmicos não residentes na sede da Instituição, cumprir o seu dever estatuário mediante carta postada através dos Correios ou entregue à Comissão Eleitoral, até 30 (trinta) minutos antes do encerramento da votação, em envelope lacrado e colocado em urna especial, em separado, o qual será apurado após a verificação do preenchimento das condições de eleitor, adotando-se o seguinte critério:
I - O voto será colocado em um envelope especial, isento de timbre e dizeres e devidamente lacrado;
 II - em seguida será colocado em outro envelope endereçado à Comissão Eleitoral, acompanhado de uma folha de identificação do eleitor, com seus dados essenciais, a saber: nome legível, local, data e assinatura.
III - Recebida pela Comissão Eleitoral, esta decidirá sobre sua computação, tomando as cautelas necessárias para não quebrar o sigilo do voto conforme as regras aprovadas para o respectivo pleito, aplicada, subsidiariamente, a legislação eleitoral pátria, registrando todo o procedimento na ata dos trabalhos.

Art. 3º. O prazo para o registro das chapas se dará entre os dias 21 de agosto a 30 de setembro de 2015, devendo ser entregues no endereço referido no Art. 1º até às 12 horas.

Art. 4º. O requerimento de registro de chapa, com o nome completo dos candidatos, endereçado ao Presidente da Comissão Eleitoral, deverá estar assinado por qualquer dos candidatos que a integram, com lista contendo a anuência dos demais candidatos e acompanhado da prova de quitação dos componentes da chapa com a Tesouraria até 2014.

Parágrafo único. Verificando irregularidades na documentação apresentada, a Comissão Eleitoral notificará o interessado para que promova a regularização, no prazo de 2 (dois) dias, sob pena de indeferimento do pedido.

Art. 5º. Findo o prazo para inscrições, com as eventuais diligências, a relação das chapas, com os respectivos nomes e cargos de candidatura, será publicada na imprensa oficial, para fins de conhecimento e eventual impugnação dos interessados.

Art. 6º. A impugnação às inscrições se dará no prazo de 2 (dois) dias da publicação das chapas, findo o qual se decidirá, em 2 (dois) dias, pelo deferimento ou indeferimento das inscrições.
Art. 7º. A partir da inscrição e independente de impugnação, as chapas candidatas podem divulgar seus programas, podendo a propaganda ocorrer até o dia 05 de novembro de 2015.

Art. 8º. A eventual propaganda negativa ou que contrarie as normas eleitorais brasileiras, poderá ser impugnada no prazo de 2 (dois) dias do fato, sob pena de não conhecimento da impugnação.

Art. 9º. A Comissão Eleitoral, no prazo de 2(dois) dias, decidirá a impugnação, devendo a decisão ser publicada na sede do IHGRN.

Art. 10. Em caso de empate na votação, o desempate se fará em favor da pessoa cabeça de chapa com inscrição mais antiga na Instituição. Permanecendo o empate, o novo desempate se dará pela idade da pessoa cabeça de chapa.
   
Art. 11. Os eleitos serão diplomados e empossados no dia 29 de março de 2013, na sede da Instituição, em sessão especial realizada às 19 horas.

Parágrafo único. O local e o horário da solenidade poderão ser alterados por motivo superior, devidamente divulgado.

Art. 12. Em caso de anulação ou impossibilidade de ocorrência das eleições, por motivo de força maior, a segunda eleição será realizada em 23 (dezenove) de novembro de 2015, no mesmo horário e local, guardando-se a proporcionalidade dos dias do calendário dos artigos anteriores.

Art. 13. Não poderão concorrer às eleições para a escolha da Diretoria Permanente do IHGRN os integrantes da Comissão Eleitoral.

Art. 14. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

Art. 15. A Comissão Eleitoral será dissolvida com a posse dos eleitos.

Art. 16. As normas deste edital entram em vigor na data de sua publicação na sede da Instituição e, facultativamente, em aviso na imprensa oficial, obedecidas, subsidiariamente, a Legislação Eleitoral brasileira, em vigor.


Natal/RN, 06 de agosto de 2015

A Comissão Eleitoral


JURANDYR NAVARRO DA COSTA, Presidente
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, Membro
JANSEN LEIROS FERREIRA, Membro.















INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN

EDITAL Nº 01/2015 - CE
CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES

COMISSÃO ELEITORAL designada pela Portaria n° 02/2015-IHGRN-P, de 23 de julho de 2015, do Presidente da Instituição, CONVOCA todos os sócios efetivos do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN, para participarem do pleito eleitoral para a escolha dos membros da Diretoria e Conselho Fiscal da referida Instituição – TRIÊNIO 2016-2019, a ter lugar no dia 10 de novembro próximo vindouro, em sua sede da Rua da Conceição, 622 – Centro – Cidade Alta, CEP 59.025-270 – Natal – Rio Grande do Norte, no horário corrido das 8 às 17 horas, para o preenchimento dos seguintes cargos:DIRETORIA: Presidente; Vice-Presidente; Secretário-Geral; Secretário-Adjunto; Diretor Financeiro; Diretor Financeiro-Adjunto; Orador; Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu. CONSELHO FISCAL: Três (03) Membros Titulares e um (01) Membro Suplente.
 O edital com as normas editalícias completas está afixado na sede da Instituição, no início indicada.

Natal/RN, 06 de agosto de 2015

A Comissão Eleitoral

JURANDYR NAVARRO DA COSTA, Presidente
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, Membro
JANSEN LEIROS FERREIRA, Membro.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OUTRO DIA DE ALEGRIA

  
Registro com a maior satisfação a vitória alcançada pelos meus estimados companheiros, bacharéis em Direito JUAN DE ASSIS ALMEIDA e THALES GOMES DE LIMA, da Turma 2015.1 - UFRN.
O primeiro representou os estudantes na Comissão da Verdade da UFRN, com atuação destacada como pesquisador e redator do Relatório Final e o segundo, por algum tempo, foi um dos estagiários da mesma Comissão, responsável por várias pesquisas de importância.
Hoje está programada a solenidade de Colação de Grau no Boulevard Recepções.
PARABÉNS e os votos de um futuro promissor,
Um abraço do Professor Carlos Gomes, Presidente da Comissão da Verdade da UFRN
 
 
 
 

CASAS DOS ESTUDANTES - VITÓRIA ALCANÇADA

Ontem foi para mim um dia de grande satisfação, pois recebi a informação da assinatura de um TAC com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte que, ainda que não seja o melhor que pretendíamos, já representa um alento, uma garantia para dias futuros dos jovens estudantes potiguares em busca da esperança de dias melhores.
A emoção me tocou porque começamos sozinhos (eu e alguns estudantes), onde falei com Deus e o mundo pedindo apoio, publiquei artigos, fiz apelos, protestei e recebi apoio de muita gente, a teor do Rotary Clube Natal - Sul, que atendendo aos meus apelos adquiriu gêneros alimentícios e material de limpeza para algum tempo, visitou o prédio através da minha pessoa e da D. Elza Medeiros e da imprensa local, sempre solícita em apoiar os pleitos dos estudantes. OBRIGADO A TODOS, Já posso dormir em paz, embora fique alerta para qualquer retrocesso. DEUS ABENÇOE AOS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE E, EM ESPECIAL, AOS ESTUDANTES DA MINHA TERRA, POTENCIAL DO FUTURO DO NOSSO ESTADO. OBRIGADO AOS GOVERNANTES E AO MINISTÉRIO PÚBLICO E AOS ÓRGÃOS QUE FIZERAM PARTE DAS REUNIÕES PARA O ALCANCE DA VITÓRIA FINAL. (Só lamento não ter sido convidado para a festa).
Segue o noticiário veiculado nas redes sociais:

TAC das Casas do Estudante de Natal é assinado após mobilização de Cristiane Dantas
   
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), assinou na tarde desta terça-feira (4), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado pelo Ministério Público, que oficializa a relação legal entre o Estado e a Entidade das Casas do Estudante, masculina e feminina, de Natal. A discussão, que levou à assinatura do TAC, foi levantada em uma audiência pública promovida pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), realizada no dia 19 de junho.
 
Na época, durante a audiência pública, os representantes das quatro Casas do Estudante existentes no Rio Grande do Norte apresentaram os principais problemas enfrentados pelas entidades no que diz respeito à infraestrutura dos prédios, alimentação, segurança e regularização jurídica. Posteriormente, no dia 25 de junho, a deputada convocou uma reunião em seu gabinete que reuniu a representação dos estudantes, Ministério Público, OAB/RN e Sethas. Na reunião, foram definidos os detalhes do TAC que veio a ser assinado nesta terça-feira.
 
A deputada Cristiane Dantas, que intermediou o diálogo entre o Governo do Estado e os estudantes, comemorou a assinatura do TAC. “É com muita satisfação que vejo concretizada, por meio da atuação do nosso mandato, a reivindicação dos estudantes que moram nessas casas. Levantamos o debate com muito critério, ouvindo as partes e encaminhando as sugestões viáveis para ambos os lados. Agora, os estudantes têm a segurança jurídica de contar com o apoio do Estado na manutenção das Casas em Natal”, disse Cristiane Dantas.  
 
TAC
 
O Termo de Ajustamento de Conduta, elaborado pelo Ministério Público, que oficializa o fornecimento pela Sethas, do café da manhã e almoço, material de limpeza, um auxiliar de serviços gerais, porteiro para exercer o controle de entrada e saída de pessoas, além da manutenção das sedes, promovendo as reformas necessárias nas unidades.
 
O TAC foi assinado pela secretária da Sethas, Julianne Faria, pelo promotor de Justiça, Jann Polacek Melo Cardoso, e pelos presidentes das Casas masculina e feminina, Jorge Danilo da Silva e Rafaela Carla Rocha, respectivamente. De acordo com a deputada Cristiane Dantas, a intenção agora é batalhar para que mais dois TAC’s semelhantes sejam assinados, para beneficiar as Casas do Estudante de Caicó e Mossoró.
 
“Ainda é preciso atender as necessidades das Casas de Caicó e Mossoró que enfrentam dificuldades semelhantes às de Natal. Também serei parceira desse processo junto ao Ministério Público e da Sethas. É importante destacar a sensibilidade do Governo em atender a essa demanda urgente dos estudantes”, finalizou a deputada.
 
*Foto assinatura TAC: Anderson Santos         
*Fotos da audiência e reunião: Aline Bezerra
 
Informações à Imprensa:
Larisse de Souza – Assessora de Comunicação Gabinete Cristiane Dantas
(84) 99471.4938/ 98899.5731
 
Redes Sociais:
Twitter: @DepcristianeRN
Instagram: CristianeDantas_
 
 

AS LOAS DE FLABCID

 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

UM POUCO DE HISTÓRIA NÃO FAZ MAL



A “QUARTELADA” DO CONGRESSO NACIONAL
Geniberto Paiva Campos
Brasília, DF/ Julho 2015

1.    Na América Latina de meados do século 20, o termo “quartelada” assumiu o significado de movimentos mal-sucedidos e atabalhoados de tomada do Poder Constituído. Com a participação de organizações civis ou militares, sob os mais variados pretextos. O termo adquiriu, como esperado, conotações pejorativas. Mas as quarteladas trouxeram enorme contribuição à instabilidade política da região. E a insistente repetição do método viria a marcar a América Latina como uma região de permanente atraso, truculência e violência política desmedidas e muito, muito distante da Civilização.
No Brasil, a história política contemporânea foi sempre pontuada por movimentos de “salvação da pátria”. Desde a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 1889, junto com os “movimentos redentores” criou-se a cultura da instabilidade política, quase como norma de organização do Estado. Uma espécie de artigo – cláusula pétrea -  sub-repticiamente inserido nas disposições transitórias das constituições brasileiras.
Em aproximadamente meio século de história política, contado a partir de 1920 a 1960, foram inúmeros “movimentos de salvação nacional”. A década de vinte foi marcada pelo “tenentismo”. Um movimento iniciado em 1922, com os “18 do Forte”; seguido pela “Coluna Prestes” em 1924 e culminando com a “Revolução de Trinta”, a qual teve êxito na tomada do poder no âmbito federal, com a deposição do presidente Washington Luis e a ascensão de Getúlio Vargas. Que deu início ao seu período de governo ditatorial, por longos quinze anos: 1930/1945.
Já em 1932, líderes políticos paulistas desencadearam o que passou à história com o nome de “Revolução Constitucionalista”. As forças leais ao governo Vargas sufocaram o movimento dos bandeirantes. Que, embora derrotado, marcou profundamente a vida política do país. Em 1934 foi promulgada uma nova constituição, mas preservando e buscando dar legitimidade ao mandato presidencial de Vargas.
Finalmente, em 1935 ocorre o golpe comunista, chamado de “Intentona”; em 1938 o “putsch” integralista, todos prontamente controlados pelas forças do governo. Exemplos de movimentos mal sucedidos fruto de avaliações conjunturais mal feitas e precipitadas.
A ascensão política e militar da Alemanha nazista desencadeia a II Guerra Mundial em 1939, com a vitória final das Forças Aliadas, as quais tiveram decisiva participação das Forças Armadas brasileiras no teatro de guerra europeu. Em 1945, terminada a II Guerra, ocorre a deposição de Vargas pelos seus ministros militares. Com a redemocratização do país, assume o governo, através de eleições diretas, o general Eurico Gaspar Dutra, dando início a um período democrático, no qual, mesmo com turbulências e instabilidades, as instituições mantiveram algum resquício de legalidade: suicídio de Vargas em 1954; “golpe democrático” do general Lott em 1955; movimentos contra a posse de Juscelino Kubitschek em 1956 (Aragarças e Jacareacanga); renúncia de Jânio Quadros em 1961 e consequente ascensão de João Goulart à presidência, deposto em 1964 por um golpe, denominado civil-militar, o qual deu início a um longo período autoritário de vinte e um anos. No qual o estado democrático de direito e a legalidade sofreram um longo hiato histórico, em nome da segurança nacional.

2.    Como se vê pela descrição sucinta da linha do tempo da história da Democracia na vida contemporânea do Brasil, a turbulência e a instabilidade políticas são marcas significativas de uma estranha e persistente luta pelo Progresso e pelo Desenvolvimento, palavras mágicas a designar o sonho declarado dos nossos dirigentes. Mesmo que seja à custa da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos.
O ano de 1985 marca a retomada democrática do Brasil. A partir daí, são, até agora, trinta anos de Legalidade e de Democracia, uma conquista muito cara a todos brasileiros. E após 1988 passamos a viver sob a égide de normas constitucionais. São valores a serem preservados. E que estão reconduzindo o país rumo ao processo civilizatório. Assim esperamos.
Nos últimos vinte anos, mesmo com alguma turbulência política, por exemplo, o impedimento/renúncia do presidente Fernando Collor, a jovem Democracia brasileira logrou avanços significativos.
O país controlou a inflação, passou a dispor de uma moeda estável, tornou-se uma das dez maiores economias mundiais, um dos maiores produtores de alimentos, graças aos avanços na área agrícola, ganhou autossuficiência em petróleo e ainda dispondo de um eficiente parque energético, incorporou avanços científicos e inovações tecnológicas, em todos os campos.  Conquistas realizadas dentro do estado democrático de direito.
E nos últimos dez anos deu início a um lento e gradual processo de inclusão social: garantia do emprego, que em 2014 atingiu picos históricos; reajustes salariais com aumento real; empresas e bancos com lucros significativos; aumento da oferta de vagas nas universidades para segmentos sociais, vítimas históricas de exclusão; proteção ao trabalho doméstico; combate intensivo ao trabalho infantil e análogo ao escravo; regionalização da produção cultural e garantias de liberdade na Internet.  (Balthazar, PAA, julho, 2015). Todas essas conquistas em meio a uma séria crise estrutural/conjuntural do sistema capitalista, que está pondo em cheque todo o equilíbrio do sistema. Com sérias repercussões internacionais.

3 . Desde outubro de 2014, com a derrota da candidatura oposicionista para a presidência da república, foi montado um cenário de caos incontrolável na conjuntura política do país, com reflexos nas áreas econômica, administrativa e social.
Sob a liderança da chamada Grande Imprensa, líder inconteste do bloco de Oposição, teve início a operação desmonte. Eis que de repente, a presidente Dilma Roussef, eleita para um segundo mandato, foi colocada contra as cordas, declarada incapaz e incompetente e então iniciada a implacável operação, através do recurso aos velhos métodos, tão familiares aos brasileiros.
Até hoje há quem pergunte onde estava a lama do “Mar de Lama” do Palácio do Catete, à época ocupado pelo presidente Getúlio Vargas, levado ao suicídio pelo esquema golpista; para onde foi a “ameaça comunista” que pairava sobre o Brasil na presidência do presidente João Goulart, ambos, coincidentemente do Partido Trabalhista Brasileiro. E, em época mais recente, qual o destino do “Fiat Elba”, responsável mais evidente pelo afastamento do presidente Fernando Collor.
O que têm em comum esses eventos políticos tão marcantes na história recente do Brasil?  A presença da Grande Imprensa, capaz de eleger e derrubar líderes políticos que lhe desagradam ao implementar políticas públicas progressistas.
Cabe, então a pergunta na atual conjuntura política: - por que a presidente Dilma estaria perdendo a condição de governabilidade, a outra palavra mágica do jogo político do presidencialismo de coalizão?  Talvez pelos mesmos motivos que levaram ex-presidentes ao suicídio, ao exílio e ao impeachment! No caso atual, procura-se o pretexto.
O estúdio cenográfico agora montado para o desenrolar desta nova ópera política conta com personagens menores, caricaturais. Meros coadjuvantes alçados ao palco principal. Mas potencialmente capazes de levar o país de volta para as trevas do Autoritarismo, que a duras penas aprendemos, somente sabemos como começa.
Resta a persistente e inquietante sensação de que já vimos essa montagem de quinta categoria...

Os brasileiros que defendem a Paz, a Justiça e a Legalidade esperam que as forças democráticas da nação, unidas, consigam deter a marcha dos golpistas irresponsáveis e insensatos, na busca lamentável da sua “quartelada”, em pleno século 21.
____________________
Comentário: A opinião é do Médico Geniberto Campos, mas indago aos estudiosos do assunto, qual a saída pacífica? O povo está quase sem paciência e as respostas são paliativas, inconsistentes. Onde estão os Economistas?

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

UMA OPINIÃO

A CRUZ, A FOICE E O MARTELO
                                                          Dom Fernando Arêas Rifan*
       Em sua visita à Bolívia, no começo deste mês, o Papa Francisco recebeu do presidente Evo Morales uma cruz em forma de foice e martelo, símbolo do comunismo, tendo nela Jesus Crucificado, símbolo do cristianismo. Era uma réplica da escultura criada pelo jesuíta espanhol Padre Luis Espinal, ligado à Teologia da Libertação, como forma de diálogo ou mesmo simbiose entre o comunismo e o catolicismo.
        Ao ver o rosto constrangido do Papa, lembrei-me do constrangimento de Dom Antônio Santos Cabral, arcebispo de Belo Horizonte, ao ser convidado por Juscelino Kubicheck para benzer a Igreja da Pampulha, em forma de foice e martelo. O arcebispo recusou, dizendo que a obra modernista de Oscar Niemeyer ia de encontro ao aceitável pela Igreja.
        Deixando de lado a análise da impertinência do insólito presente de Evo Morales, consideremos apenas o significado de tal crucifixo em forma de foice e martelo.

        Na entrevista no avião, o Papa explicou que o Pe. Luis Espinal pertencia à linha da Teologia da Libertação que utilizava a análise marxista da realidade. Segundo o Papa, Espinal era um entusiasta dessa análise da realidade marxista e também da teologia usando o marxismo. O Papa lembrou que, nesse tempo, o Superior Geral da Companhia de Jesus mandou uma carta a toda a Companhia sobre a análise marxista da teologia, dizendo que isso não podia, não era justo, pois são coisas diferentes.         E o Papa Bergoglio lembra os documentos da Congregação para a Doutrina da Fé sobre o assunto (CDF Libertatis nuntius e Libertatis conscientia).
      Alguns tentaram justificar a amálgama entre marxismo e cristianismo, alegando que se poderia “batizar Marx” assim como Santo Tomás de Aquino “batizou” Aristóteles. Mas esses se esquecem de que Aristóteles era pagão, tinha uma filosofia natural, mas não era anticristão, ao passo que Marx, sua filosofia, sociologia, materialismo dialético, negação da propriedade, etc. são visceralmente antinaturais e anticristãos. Impossível ser batizado! Coisas irreconciliáveis!
        O documento citado pelo Papa Francisco relembra a advertência do Papa Paulo VI: “Seria ilusório e perigoso o esquecimento do íntimo vínculo que os une de forma radical, aceitar os elementos da análise marxista sem reconhecer suas relações com a ideologia, entrar na prática da luta de classes e de sua interpretação marxista deixando de perceber o tipo de sociedade totalitária que conduz esse processo” (Octogesima adveniens, 34).
        “Essa concepção totalizante (de Marx) impõe sua lógica e leva ‘as teologias da libertação’ a aceitar um conjunto de posições incompatíveis com a visão cristã do homem... A nova hermenêutica, inserida nas ‘teologias da libertação’ conduz a uma releitura essencialmente política da Escritura... A luta de classes como caminho para uma sociedade sem classes é um mito que impede as reformas e agrava a miséria e as injustiças. Aqueles que se deixam fascinar por este mito deveriam refletir sobre as experiências históricas amargas às quais ele conduziu...” (Libertatis nuntius).
*Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney
http://domfernandorifan.blogspot.com.br/