sábado, 30 de junho de 2018

30 DE JUNHO DE 2018

COPA DO MUNDO - RÚSSIA - OITAVAS DE FINAL



DIA 30 DE JUNHO





URUGUAI   2  X  1   PORTUGAL


 




FRANÇA  4  X  3  ARGENTINA

sexta-feira, 29 de junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA - OITAVAS DE FINAL

DIA 30 DE JUNHO





URUGUAI     X     PORTUGAL


 


FRANÇA    X    ARGENTINA

DIA 01 DE JULHO

 



ESPANHA    X    RÚSSIA

  



CROÁCIA    X    DINAMARCA


DIA 02 DE JULHO

 


BRASIL    X    MÉXICO


 


BÉLGICA    X    JAPÃO


DIA 03 DE JULHO



SUÉCIA    X    SUIÇA


  


COLÔMBIA  X   INGLATERRA


quarta-feira, 27 de junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA, DIA 28 DE JUNHO



Copa do Mundo de futebol - 2018

GRUPO "G"  

 


PANAMÁ  2   X   1  TUNÍSIA

GRUPO "G"   

 


INGLATERRA  0  X  1  BÉLGICA


GRUPO "H"

  


SENEGAL 0   X  1  COLÔMBIA



GRUPO "H"

  
 


JAPÃO  0  X  1  POLÔNIA

COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA - 27 DE JUNHO


Copa do Mundo de futebol - 2018

GRUPO "E"  



SUIÇA  2   X  2  COSTA RICA

GRUPO "E"   

 

SÉRVIA  0   X 2  BRASIL


GRUPO "F"



MÉXICO  0  X  3  SUÉCIA



GRUPO "F"

  


CORÉIA DO SUL  2  X  0  ALEMANHA

CRISE?



PRECIPITAÇÃO DAS DENÚNCIAS OU FALÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO

Com alguma preocupação pelo que possa resultar destas minhas meditações matinais, em especial no que vou abordar agora, sinto-me impulsionado pelo ideal de Justiça que cultivei em minha trajetória de vida, quase octogenária.
As recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, modificando a sua tradição jurisprudencial, tendo por consequência a soltura de pessoas condenadas ou anulando/ tornando improcedentes processos contra pessoas do mais alto escalão, trazem insegurança para o caminhar dos estudiosos do Direito e incerteza sobre os destinos deste País.
Sem pretensão de fazer juízo de valor sobre as teses ali defendidas – já agora com alguma veemência, vejo apenas inaugurada a “Era da Incerteza” para os rumos do Poder Judiciário.
Acredito que, de duas uma, ou tem ocorrido precipitação no oferecimento de denúncias contra os “medalhões” ou o Poder Judiciário está em fase falimentar.
Passados os momentos da “Copa”, certamente teremos o desfecho desse imbróglio que vem atingindo a nossa mais alta Corte de Justiça e o ponto fundamental será a decisão de soltura ou não do ex-Presidente Lula, que possivelmente entraria na batalha pela eleição presidencial deste ano.
Ademais disso, contabiliza-se como fundamental a mudança, no próximo mês de setembro, da presidência do STF, onde o Ministro Toffoli pretenda alterar o rumo de entendimento da Ministra Carmen Lúcia.
A imprensa destaca a possibilidade de “pé de guerra” entre Ministros, notadamente entre a corrente liderada pelo Ministro Edson Fachin e a outra liderada por Dias Toffoli/Gilmar Mendes.
Espera-se que a atual Presidente do Supremo tome alguma atitude em sentido da preservação da harmonia da nossa Corte Excelsa e que os Ministros mais vetustos daquela Casa, igualmente, tomem uma posição que venha a restaurar a confiabilidade do povo em sua Instância Maior.
Acaso isso não seja conseguido e com a proximidade do aceleramento da campanha eleitoral e, igualmente, com o começo da queda da máscara que manipula os dados econômicos do Brasil, temo por uma crise sem precedentes na nossa vida Republicana.
Para amenizar a gravidade do assunto, arrisco um pouco de água fria – esperando que a vitória do Brasil na Copa de 2018 e o recesso do meio do ano do Judiciário, com muito de chá de camomila, meditações, prudência e patriotismo, surja uma alternativa viável para a continuidade democrática deste País maravilhoso, de um povo ordeiro, sofrido e movido pela eterna esperança de dias melhores -  que virão de ;
A propósito do tema “Direito”, vejam os meus leitores como se encontra a nossa tradicional Casa do Direito da Ribeira:


Será esse o destino do resto das coisas?




terça-feira, 26 de junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA - 26 DE JUNHO


Copa do Mundo de futebol - 2018

GRUPO "C"   



 



AUSTRÁLIA   0  X  2   PERÚ

GRUPO "C"   


 

DINAMARCA  0   X  0  FRANÇA


GRUPO "D"



ISLÂNDIA  1  X  2  CROÁCIA




GRUPO "D"

  


NIGÉRIA  1  X  2 ARGENTINA

segunda-feira, 25 de junho de 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - 60 ANOS DE EXISTÊNCIA










 Hoje o nosso Estado comemorou uma data histórica da maior importância, quando são registrados os feitos dos grandes construtores do progresso, que viabilizaram a nossa UFRN.

Com grande alegria e orgulho, participei de sua existência, ainda na primeira década de sua instalação e nela vivi os momentos mais lúdicos da minha vida estudantil e profissional.

Para prestigiar o evento e matar as saudades, compareci à Assembleia Universitária desta manhã, organizada com carinho e austeridade, tudo sob o comando da Magnífica Reitora ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ e do Vice-Reitor JOSÉ DANIEL DINIZ DE MELO.

Iniciando os trabalhos no pátio da Reitoria, a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante executou músicas do cancioneiro popular brasileiros dando um ar agradável à bela manhã de sol que brindou o acontecimento. Na sequência foi iniciada a sessão, ainda no pátio, com o descerramento de placa alusiva à efeméride, destacando-se os nomes do Governador DINARTE MARIZ e dos Professores ONOFRE LOPES e OTTO DE BRITO GUERRA, continuando-se a solenidade com a execução do Hino Nacional, pela Orquestra Sinfônica da UFRN, que também foi responsável pela magistral execução de "O Guarani", obra imortal de CARLOS GOMES.

Passando para o interior do Auditório OTTO DE BRITO GUERRA, com a entrada triunfal de um grupo artístico, ao mesmo tempo em que era exibido um filme sobre a história da criação do mundo Peça "sapiens - A Ciranda do Infinito", de Danilo Guanais e outro filme sobre a UFRN deste a sua criação em 1958. 
A Assembleia teve sequência a apresentação da cantora ARIADNE MENDES e o conjunto CAFÉ QUARTETO, seguindo-se com a homenagem aos ex-Reitores e Vices-Reitores, Centros, Departamentos e outras Entidades agregadas à Instituição, a docentes e discentes, com a entrega de brindes e troféus comemorativos dos 60 anos. Houve, apenas, dois discursos amenos e adequados para a solenidade, da Professora Selma Jerônimo, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) e do ex-Reitor Geraldo Queiroz, falando e agradecendo a UFRN em nome dos homenageados.
A sessão magna foi encerrada com as palavras da Magnífica Reitora, com distribuição das obras "Antologia  de Pedro Velho", "Discurso de Câmara Cascudo" e "Carta aos Escritores", este último organizado pelo Professor Humberto Hermenegildo.
No pátio externo foi cantado os "Parabéns para a UFRN", cortado um enorme bolo e servidos salgados e refrigerantes. 

Senti duas ausências: a primeira a falta de representantes do Curso de Direito, um dos primeiros da Universidade e, nos discursos, o esquecimento de se fazer alguma referência ao grande empreendedor da educação e da cultura potiguar, do que faço, por minha conta, o reparo com uma minúscula biografia.




Professor LUIZ CORREIA SOARES DE ARAÚJO, homem simples, austero e múltiplo, precursor de grandes empreendimentos do Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo na área do ensino. Foi a maior referência do escotismo na terra potiguar, recebendo a maior honraria do escotismo mundial - comenda do Tapir de Prata, do General Baden-Powell, criador do Escotismo.
Ele nasceu em 1888 na cidade de Açu, onde fez o curso primário, deslocando-se depois para Recife, para complementar seus estudos  secundário e o pedagógico.
Convocado pelo Estado do Rio Grande do Norte, interrompeu seu ingresso na  Faculdade de Medicina, renunciando à continuação do seu caminho profissional, eis que passou a empreender estudos e programas que marcaram o futuro do Estado, todos praticamente no campo da educação, na construção de grupos escolares no interior e na Capital, inovando métodos de ensino. De sua iniciativa são: a fundação da Associação dos Escoteiros do Alecrim, em 1919; Escola Profissional do Alecrim, em 1922; Grupo Escolar Frei Miguelinho (Instituto Padre Miguelinho), tendo para isso doado terrenos para abrigar tais empreendimentos, como também a Policlínica do Alecrim. Foi um dos responsáveis pela fundação da Associação de Professores e seu presidente por muitos anos. No campo da educação no ensino superior foi o precursor das faculdades de Direito, Farmácia e Odontologia. Foi Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Natal, Academia Potiguar de Letras e do Conselho Estadual de Educação e Cultura do RN. No segmento esportivo, em 1907 fundou a Liga de Esportes Terrestres do Estado, hoje Federação Norte-riograndense de Esportes, motivando o seu parente Juvenal Lamartine, em 1929 a construir nosso primeiro estádio de futebol, que recebeu o nome daquela Governador.
Faleceu no dia 13 de agosto de 1967 e seu sepultamento no cemitério do Alecrim foi motivo da consternação geral do povo e das Instituições.


_________________
 Fotos do evento:















PARABÉNS MINHA QUERIDA UFRN.