terça-feira, 5 de abril de 2022

 

OS JUDEUS SÃO O POVO ELEITO?

 

Diogenes da Cunha Lima

 

         Sim, certamente, tanto que foi o povo escolhido para dar à luz ao Filho de Deus.

         Em contraste, tem-se o mitológico Sansão, o primeiro atacante suicida, precursor do homem-bomba, que sacrificou a vida para matar centenas de seus inimigos filisteus, os antigos palestinos. Os judeus são um grupo étnico indissociado de sua religião, o primeiro na história a adotar o monoteísmo.

         As suas conquistas, para sua própria gente e para a humanidade, são inimagináveis. Vejamos: calcula-se que vivem, apenas, 14 milhões de judeus, ou seja, 0,2% dessa população em todo o planeta. Dentre suas conquistas estão 194 Prêmios Nobel.

         Apesar disso, nenhuma nação foi tão perseguida e discriminada. Foram escravizados pela Babilônia, no Egito, e oprimidos na dominação romana. Os nazistas, Hitler, determinou o assassínio de 6 milhões. Sofrem o preconceito em quase todo o planeta.

         Os judeus identificam-se pela Torá (Livro Sagrado), que para eles funciona como verdadeiro algoritmo. Orientadora de múltiplas vivências.

         Quando leem os “Provérbios” fazem a interpretação para a condução da vida. Por exemplo a recomendação de habilidade necessária, em qualquer atividade, buscam o nível de excelência. Entendendo o “provérbio”, segundo o qual mais vale o bom nome e a estima do que as muitas riquezas, eles praticam estas virtudes também para alcançar o ouro e a prata. Na mão dos judeus, o dinheiro é fértil, cria riquezas. Eles não desprezam a fortuna, mas com ela praticam a generosidade. Sempre escolhem conselheiros, mentores a quem possam seguir os passos vitoriosos.

         Com estes e outros princípios judaicos, esse povo tem êxito na ciência, artes, economia. Quem pode esquecer os benefícios que a humanidade usufrui pelas descobertas e invenções de judeus? O homem melhorou com a utilização da Teoria de Einstein, com os estudos psicanalíticos de Freud, as mudanças sociais descritas por Karl Marx, o inspirador do comunismo.  Sabin foi responsável pela salvação de crianças através da vacinação.  

         A poesia nos deu Heinrich Heine; a música, Gustav Mahler; a pintura, Marc Chagall e Modigliani; e a filosofia, Spinoza.

         Mais da metade dos seres humanos usam calça jeans. Pouca gente sabe que é uma invenção do americano Levi Strauss. Hollywood é uma invenção dos judeus. Criaram e dominaram pelo menos seis das grandes companhias cinematográficas. No cinema, brilham diretores e atores como Spielberg e Wood Allen.

         Charles Chaplin talvez não tenha sido judeu, mas, mesmo assim, foi incluído como tal na lista negra de Hitler. Vingou-se da ameaça levando o nazista na maior gozação, com o filme “O Ditador”. 

         O Brasil é beneficiário das perseguições aos judeus. A maior escritora brasileira é nascida na Ucrânia, Clarice Lispector, o pai perseguido a quem tornou-a nordestina. O natalense Abraham Palatinik é o criador da arte cinética. Louvemos.