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sábado, 16 de novembro de 2013


“Veramente bellissima”

 

Elísio Augusto de Medeiros e Silva


Empresário, escritor e membro da AEILIJ

elisio@mercomix.com.br


A Ribeira viveu sua época de ouro em meados do século passado. Naqueles tempos, o bairro expressava a vida política, social e cultural de nossa Capital.

Ali se desenvolveu um dos períodos mais prósperos de nossa cidade. Durante a II Guerra Mundial foi palco de grandes eventos, retratados por nossos cronistas e historiadores. O local ainda guarda reminiscências desse período áureo com identidade própria e incontestável.

Ainda hoje, a Ribeira desenvolve intensa atividade cultural durante todo o ano – Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Capitania das Artes... Ali, tradição, arte, história e cultura encontraram o refúgio ideal.

Por outro lado, a natureza também foi generosa com o bairro, que tem o Rio Potengi a banhar-lhe em toda extensão.

Do alto das ladeiras que a circundam dá para ter uma vista maravilhosa – os casarões, as praças, o rio, a nova ponte. Não deixe de visitar a casa onde nasceu o filho mais ilustre do bairro, Câmara Cascudo.

A Ribeira Antiga forma belo contraste com os modernos arranha-céus que, aos poucos, estão chegando pela Avenida Cordeiro de Farias.

Suas ruas e becos sinuosos convergem em direção às suas avenidas principais – Tavares de Lira, Duque de Caxias... que regem a vida diária da Cidade Baixa.

O bairro é pequeno e acolhedor – foi concebido para se andar a pé. E cada paisagem singular é um convite para um “clique” na sua máquina fotográfica.

Alguns imóveis de interesse histórico foram restaurados, outros estão em processo de reconstrução. Infelizmente, vários locais se encontram abandonados, em ruínas.

Com a promessa de medidas de incentivo por parte da Prefeitura Municipal, talvez, isso se reverta em alguns investimentos que se fazem necessários.

Ver a Ribeira nas primeiras horas da manhã, presenciar o belo espetáculo que o sol dá ao nascer, perambular pelas ruas que margeiam o rio tem um gostinho diferente. O bairro também tem uma luz especial ao entardecer, não há lusco-fusco mais bonito em toda Natal.

Na Ribeira você descobre os encantos de uma região tão presente na cidade. O silêncio conduz a introspecção – e recordações!

O próprio formato dos logradouros nos dá diversos tons do passado, em ruelas perdidas aqui e ali. Cada uma com sua própria identidade singular. O local é propício para obter belas fotografias a qualquer hora do dia ou da noite.

De repente, você pode entrar numa ruazinha de paralelepípedos e descobrir que em uma das casas nasceu o poeta Ferreira Itajubá – em outro prédio funcionou o antigo Palácio do Governo, convertido no Wonder Bar durante o período da II Guerra Mundial.

Ali, em meio a prédios de épocas diferentes, a luz incendeia sobre os antigos trilhos do trem. Chegue até o largo de paralelepípedos e casinhas de fachadas coloridas e observe a construção de moderno terminal de passageiros marítimos, ao lado do cais do Porto. Com certeza, essa obra trará mais encanto ao lugar.

Com o propósito de queimar calorias, visite os antiquários da Rua Dr. Barata, dirija-se até a bela Igreja do Bom Jesus (Praça José da Penha), conheça o Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo) e o cais Tavares de Lira...

Garanto que você não esquecerá o passeio. Como escutei um turista italiano exclamar: “Veramente bellissima”.
Postado por MIRANDA GOMES às 06:48 Nenhum comentário:

O MOSTEIRO DE SANTANA DE EMAÚS

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

Na sociedade contemporânea, nem todos compreendem a opção daqueles que decidiram viver no recolhimento dos claustros. Muitos louvam as ordens e congregações religiosas, cuja finalidade é cuidar da educação, dos doentes e idosos ou a pregação do Evangelho para aqueles, que não vislumbraram ainda a luz da mensagem cristã. A Igreja, – responsável pelo anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo – vem, desde as suas origens, dedicando-se à missão de difundir o cristianismo. No entanto, poucos conhecem os mosteiros e conventos, onde religiosos consagram a maior parte do seu tempo e de suas existências à oração e à contemplação da grandeza do mistério e da beleza de Deus. São vocações especiais, irradiando uma paz interior, em virtude de sua comunhão com o Pai.

Em Emaús, Bairro de Parnamirim (RN), verifica-se a presença gratificante de monjas ou freiras contemplativas. Algumas vezes por semana, temos o privilégio de presidir a Eucaristia no Mosteiro de Santana, onde sentimos uma grande quietude, sinal da presença divina. O silêncio reinante penetra em nós, como se fosse um eco celestial. Alguns podem pensar que há na vida monacal um vazio incômodo, sem razão de ser. Ledo engano. A oblação a Cristo pela contemplação é uma entrega de amor total, em que a criatura respira a plenitude do Ser Supremo, num ambiente silencioso e pródigo de alegria interior.

Aqueles que vivem no tumulto do mundo de hoje, raramente, compreendem a fecundidade espiritual que o silêncio propicia. Com o rádio e a televisão ligados o dia inteiro, veiculando propagandas políticas, comerciais e notícias do momento, os celulares e aparelhos eletrônicos tocando, não há praticamente espaço para o silêncio que nos enche de paz, enriquece e conduz a um encontro com o Absoluto. Lembramos bem do que diz o Pequeno Príncipe: “No silêncio alguma coisa irradia”. Para quem deseja orar e sentir a voz de Deus, ele é extremamente importante, rico  e indispensável, transmitindo-nos serenidade e sabedoria.

Na trajetória da Igreja Católica, desde muitos séculos, sempre floresceu a vida contemplativa em conventos e mosteiros. É algo sublime, porque leva a alma à comunhão com a infinitude do Criador, sem que nada a perturbe e distraia desta união com Deus. Trata-se de uma atitude nobre da criatura humana. Aquele que contempla, apesar da contingência das coisas criadas, despoja-se de tudo para viver do mistério divino. A vida dos claustros é um eloquente testemunho de desprendimento do mundo e de busca do Transcendente, do Eterno e Invisível. Vale lembrar novamente Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos”.

Em meio à agitação e ao barulho que nos cercam, o Mosteiro de Santana, dádiva do saudoso arcebispo dom Nivaldo Monte, é um oásis, onde almas privilegiadas – como outrora Moisés no monte (cf. Ex 17, 8-16) – erguem os braços em súplicas intercessoras pelos que, na azáfama da vida, se esquecem de elevar os olhos para o Infinito. Bendito esse recanto, nesga silenciosa, onde nos encontramos com o Criador, verdadeira antecipação da eternidade. As irmãs religiosas lembram-nos um lado adormecido de nossa existência. Tornam-se sacramento de nossa história e fazem por nós aquilo que deveríamos realizar cotidianamente: volver o olhar para a beleza divina e colocar o coração nos braços amorosos e misericordiosos do Pai.

A HERANÇA ESPIRITUAL DE BENTO XVI

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

Bento XVI, um dos grandes teólogos de nosso século, em oito anos de pontificado legou aos cristãos e crentes de outras religiões, uma herança espiritual importante: o convite permanente de buscar Deus. Fez-se nosso companheiro na viagem ao encontro de Cristo, chefiando a Igreja chamada a uma profunda renovação, a fim de ser mais pura e fiel à própria missão, como sacramento temporal do Filho de Deus. Antes de renunciar, chegou a confessar com lucidez e humildade: “Faltaram-me a doçura e a ternura de Jesus. A razão é importante, mas não é tudo”. Cristo também demonstrou que não são apenas os argumentos lógicos que traduzem o Evangelho.

Em seus inúmeros escritos e pronunciamentos, pregações e entrevistas, o Papa emérito sempre insistiu que Deus se faz conhecer a quem O procura. “Ele mostra o seu rosto e o seu coração de Pai, que não deseja saber quem somos nem de onde viemos, pois a única coisa que importa é a reciprocidade de um amor filial”. Parece que estamos ouvindo outro doutor da Igreja, Santo Agostinho, ao afirmar: “Deus é muito mais íntimo a mim de quanto eu possa ser a mim mesmo” (cf. Confissões III, 6, 11). E continua o bispo de Hipona: “Não vás fora de ti, reentra em ti mesmo. No interior do ser humano habita a Verdade”. O destino do homem é Deus. Esta foi a lembrança do Pontífice, válida para a humanidade e todas as religiões, pois daí provêm a ética, o direito, a liturgia, a vida social, a economia, a ciência e sobretudo a espiritualidade.

A iniciativa divina precede a qualquer iniciativa humana. Na caminhada para o Eterno é sempre Ele o primeiro que nos ilumina e orienta, em constante respeito a nossa liberdade. É Deus que nos faz entrar em sua intimidade, revelando-se e dando-nos a graça de poder acolher sua revelação pela fé. Jamais podemos esquecer a experiência de Santo Agostinho: “Não somos nós que possuímos a Verdade, após tê-la procurado, mas é a Verdade que nos procura e possui” (Sermão 240).

Bento XVI lembrou-nos que o homem carrega consigo uma sede de infinito, uma saudade da eternidade. Há nele uma busca de beleza, um desejo de amor e uma necessidade de luz, verdade e justiça, que o empurram na direção do Absoluto. Em suma, o homem carrega consigo o desejo de Deus e possui uma fome insaciável do Transcendente, pois é semelhança do Divino. A imagem do Criador está impressa em seu coração.

O pontificado do sucessor de João Paulo II foi espiritualizante e teologal. Muitos, mesmo da Igreja, talvez não tenham percebido as sendas filosóficas e místicas que apontava. Ao materialismo, mostrou a fé. Fez-nos refleti-la, com o seu documento “Porta Fidei”. Ao mundo do egoísmo e dos interesses, ensinou que Deus é Amor (“Deus Caritas est”). Aos desesperados e desanimados, com a encíclica “Spe Salvi”, disse que somos salvos pela esperança vinda de Cristo. Diante dos erros de sua Igreja, afirmou que devemos amar na verdade, tema de sua terceira carta encíclica “Caritas in Veritate”.

O Papa emérito convidou-nos a aprender e saborear as coisas essenciais, que são exatamente as de Deus. Sua aparente sisudez foi um alerta a nos dizer que Deus está tão próximo de nós e não O reconhecemos. Parece uma repetição do episódio dos discípulos de Emaús. Bento XVI deixou-nos ainda uma herança espiritual, materializada em sua coletânea Jesus de Nazaré, onde recorda que Cristo é o único Pão dos Homens. Hoje, ao Papa Francisco, no seu despojamento e humildade, é pedido e esperado que revele a alegria de estar com Deus, pois nada se compara a isto e por essa razão deverá abdicar e esquecer a pompa, o poder e a glória. “Só Deus nos basta”, afirmou Teresa d´Ávila.

“UMA ESMOLA, POR AMOR DE DEUS”

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

É comum em nossas ruas, alguém estender a mão e nos dizer: “Uma esmola, por amor de Deus”. (Alguns não falam mais, apenas gesticulam. Cansaram!). Talvez jamais imaginemos qual será a história daquele pedinte, esquálido e envelhecido precocemente. Como terá sido sua infância? Que sonhos teriam povoado sua juventude? Após tantas vicissitudes, o que pensa ainda da vida e espera da sociedade? Poucos se questionam a respeito do ser humano, imagem e semelhança de Deus, à sua frente. E diante de cada pedido, há olhares, palavras e sentimentos de piedade, indiferença ou desdém.

Ante a pobreza do mendigo, cada transeunte tem em mente perguntas ou respostas: umas políticas e ideológicas, poucas evangélicas. Alguns dizem: “Eu não dou esmola”. Outros afirmam: “Eis o resultado de uma sociedade estruturada sobre a injustiça”. Muitos se perguntam; “Onde está o dinheiro de nossos impostos?” ou “Por que o governo nada faz por tais pessoas?” Os mais solidários e sensíveis reconhecem: “Meu Deus, que rosto sofrido!” ou “O que posso ou devo fazer"?

Hoje lançamos naves espaciais; graças a Deus, obtemos progressos consideráveis nas pesquisas do câncer e desenvolvemos tipos de sementes adaptadas às condições climáticas de cada solo e região. No entanto, quantos Lázaros continuam, há anos, percorrendo nossas ruas, estendendo suas mãos para matar a fome com as migalhas de nossas mesas (cf. Lc 16,19-31).

O que fazemos por eles? Qual a postura da Igreja? No passado, havia grandes obras assistenciais, como as Casas de Caridade do Padre Ibiapina. Depois, nasceram iniciativas sociais visando à promoção humana.  Porém, constatamos já não ser isso o bastante. Mister se faz uma renovação das estruturas de nossa sociedade para que o processo de empobrecimento deixe de fazer novos miseráveis.

São incontáveis os necessitados ao nosso lado, não apenas o esmoler das calçadas. Há pobres no campo econômico: famintos, sem teto e sem saúde (em macas, nos corredores dos hospitais), desempregados, vivendo indignamente. Existem pobres no campo social: marginalizados por inúmeras razões, migrantes, analfabetos etc. Deparamo-nos com os pobres na consistência física ou moral: deficientes, alcoólatras, drogados, prostitutas, debilitados psiquicamente. Vemos ainda os pobres de amor: idosos desprezados, crianças sem lar, famílias desfeitas ou desagregadas. Enfim, os pobres de valores autênticos: escravos do prazer, do dinheiro, do poder, os sem Deus.

A mão estendida em nossa direção é um grito de alerta: alguém necessita não só de nossa ajuda material, mas também de nosso tempo, nossa dedicação e amor. Poderemos nos omitir, refugiando-nos em desculpas; ou, então, nos unir a todos os que se inquietam com os olhares e as palavras: “Uma esmola, por amor de Deus!” A Igreja latino-americana declarou sua opção preferencial pelos pobres. Mas, parece que eles não estão em nossos templos nem Ela perto deles!

Ao nosso redor, há crianças carentes; mães grávidas abandonadas; adolescentes que bem cedo são motivo de preocupação; idosos sem família e sem amor. Pensar nesses problemas e interessar-se por eles, poderá ser o primeiro passo para a descoberta de novas respostas para a miséria material e espiritual que nos desafia. Deste modo, talvez descubramos que somos ricos porque Alguém (Cristo), um dia, estendeu sua mão em nossa direção, levantou-nos e nos acolheu como irmãos, dando-nos dignidade e razões para viver. Não será um convite para fazermos o mesmo? Nós que transitamos em carros com ar condicionado, bem vestidos e alimentados, inclusive com direito a lazer, já pensamos que, sem a graça divina, talvez estivéssemos nas ruas, de mão estendida, pedindo “uma esmola, por amor de Deus”?

CAMINHAMOS PARA UM NOVO CONCÍLIO?

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

Francisco tem dito sempre que a Igreja deve reformar-se, ir em direção aos pobres, sofredores e excluídos, sair de sua acomodação e ser missionária. É preciso que se torne presença divina no mundo e ofereça luz para questões que nos afligem hoje, como a fome, a miséria, a injustiça, a crise ambiental, a paz e a dignidade humana.

O centro de suas preocupações pastorais é o ser humano, com suas necessidades, dúvidas, perplexidades, dores e potencialidades. Quando falou aos representantes do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), na JMJ/2013, no Rio de Janeiro, citou literalmente a Guadium et Spes: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e atribulados, são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos de Cristo”.

Outro aspecto de sua visão pastoral é a centralidade da misericórdia. Aqui também, Francisco aproxima-se de João XXIII, quando, no discurso de abertura do Vaticano II, afirmara: “A Igreja sempre se opôs a vários erros; muitas vezes até os condenou, com a maior severidade. Agora, porém, prefere usar mais o  remédio da  misericórdia do que o da severidade". Entre os sucessores de Roncalli, Bergoglio é o que mais se lhe assemelha, tanto na doçura quanto na firmeza, diz Padre Oscar Beozzo. Nitidamente, suas inspirações são aquelas do Poverello de Assis, seu amor aos pobres e, como João XXIII, a busca de uma Igreja renovada, humilde, ecumenicamente aberta, a serviço da paz e das carências da humanidade. Esta foi uma das tantas razões que o levou a convocar o Vaticano II, com seu tom pastoral e não dogmático. Francisco vai nessa direção pregando a abertura da Igreja, que deve ir para as ruas e dialogar com todos. É preciso ouvir o Povo de Deus de todos os continentes para mostrar o novo rosto eclesial, abandonando a cultura e a “psicologia de príncipes” de certos segmentos clericais.

Francisco encontra-se diante de uma situação análoga à de Cristo, cercado, à época, de três grupos de opositores: o poder de Roma; a hierarquia religiosa e os fariseus com os doutores da lei. O nosso Papa tem diante de si o peso da cúria romana, presente nas estruturas do Vaticano; parte do clero “um pouco atrasado”, não esquecendo ainda os novos defensores radicais do moralismo e do canonicismo, em detrimento do homem, imagem e semelhança de Deus. Para retirar o entulho autoritário da Igreja, como expressou Hans Küng, é preciso coesão e colegialidade. E isto só será possível com um concílio verdadeiramente ecumênico, em que todo o povo de Deus – não apenas os clérigos – manifesta o que pensa e deseja de seus pastores e da Igreja.

Na sua humildade, Francisco diz-se normal e pecador. Deste modo, dessacraliza o papado naquilo que deve ser dessacralizado, isto é, nas formas de poder, herdadas não de sua missão pastoral, mas pelo fato do bispo de Roma ter-se tornado príncipe e chefe de estado. Tem-se comprometido em buscar uma forma de exercício do primado, associando o colégio dos bispos à sua missão de inspirar e conduzir a Igreja. E isto é uma dimensão conciliar. Bergoglio insiste na sua condição de bispo de Roma e em falar “de bispo para bispos”, como entre irmãos. O papa Francisco vem retirando prerrogativas do papado e tem se mostrado muito humano. Assim, está tornando-se uma referência, que vai além de qualquer outra liderança de nossa sociedade. A Igreja é santa – não pelo fato de não ser pecadora – e sim porque, nos seus pecados e na sua simplicidade, deve transparecer o mistério e a bondade de Deus, que excedem à pretensão humana. É inegável que Ratzinger, com a renúncia, e Bergoglio, com sua simplicidade, levaram o papado a um reconhecimento pouco cogitado no passado. Oxalá o Papa atual consiga aquilo que foi o propósito do famoso Pacto das Catacumbas, realizado durante o Vaticano II, em que muitos bispos, sob a liderança de Helder Câmara, expressaram o desejo “de uma Igreja servidora e pobre”.

 

 

 

SANTUÁRIOS E LUGARES DE PEREGRINAÇÃO

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

Cristo legou à Igreja a missão de evangelizar a todos. E isto consiste em anunciar, com gestos e palavras, a doutrina, a vida e o mistério do Filho de Deus. E para poder realizá-la, necessita estar atenta a todos os momentos e oportunidades. Capelas, igrejas, basílicas, conventos e mosteiros antigos, estão repletos de imagens, quadros, afrescos, pinturas, estátuas, que são uma forma plástica e visual de catequese e evangelização. Quando a população não tinha acesso à leitura, a Igreja lançou mão desses recursos para transmitir sua mensagem. Os tempos mudaram, vieram os livros e suas ilustrações. Hoje, séculos depois, a mídia ostenta seu poder de expressão e convencimento.

No entanto, ainda nos emocionam certos locais, que recordam fatos, realidades e pessoas marcadas pela fé em Cristo num permanente convite para sentir a presença divina e a ação da graça. Há lugares que tocam e falam, mesmo em seu silêncio de pedra e argila; jardins, praças e naves, que são réstia do Divino e do Sagrado. Isso faz parte do turismo religioso, uma das oportunidades da Igreja para catequisar e evangelizar, bem como do estado e dos municípios para tornarem mais atuais suas tradições e história.

Ano após ano, milhares de pessoas dirigem-se a santuários, igrejas e locais sagrados, quer para uma experiência de fé, quer por mera curiosidade ou algum motivo cultural e científico. E, se a Igreja souber aproveitar tais momentos, poderá atingir pessoas que, de outra maneira, não conseguiria. Mas, muitos desses espaços carecem de estrutura adequada, acolhida organizada e algo que atraia e seja capaz de interessar aos visitantes. Necessitam, portanto, serem estudados, divulgados e conservados.

Toda e qualquer iniciativa para fomentar o turismo religioso é louvável. Sabe-se que essa atividade é relativamente nova no Brasil. Mas, em poucos anos, está dando passos importantes. Por exemplo, em Aparecida, toda a dinâmica implantada naquele santuário gira em torno da acolhida aos peregrinos, visitantes e turistas. E não podemos esquecer que acolher bem é evangelizar e Cristo recomendara: “Quem vos recebe a mim recebe”... (Mt 10, 40). Atualmente, naquela cidade paulista, estão sendo construídos hotéis, centros de convenções, áreas de lazer etc.

Entre nós, não podemos esquecer o empenho de Monsenhor Lucas Batista Neto, tentando difundir nossos lugares de turismo religioso. O ilustre sacerdote lança mão dessa atividade para uma ação catequética e missionária. Patu, Florânia, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Acari, Mossoró, Assú, Santa Cruz, Cunhaú, Uruaçu etc. têm sido visitados com certa frequência. Há em seus roteiros e viagens uma proposta de evangelização. Além da peregrinação, há a preocupação cultural e histórica. Mostrar nosso passado, explicar o simbolismo e a dinâmica espiritual de um povo constitui-se em lição sobre o trabalho da Igreja e a caminhada das comunidades. Entretanto, falta ainda uma política oficial, seja oriunda de nossas dioceses, seja por parte dos órgãos governamentais, no sentido de aproximar o povo de suas riquezas culturais e espirituais. Poucos conhecem nossos templos seculares, imagens, monumentos e objetos sacros. Quem já se deparou com a história religiosa de nosso povo?

O importante é que cada diocese e as instituições públicas comecem a ter iniciativas concretas e eficazes, pois possuímos vários locais adequados para o turismo religioso. Faltam ainda organização, investimentos mínimos – oficiais e privados – planos, metas e ações. E não se pode negar que esse tipo de atividade, além de ser teologicamente uma fonte de graças e bênçãos, o é também de divisas financeiras e difusão cultural e histórica. Onde está a pastoral do turismo e dos santuários? 

 “DIAGNÓSTICO DE NOSSO TEMPO”

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO (pe.medeiros@hotmail.com)

Em 1943, Karl Mannheim (1893-1947), sociólogo húngaro, de origem judaica, escreveu um ensaio com o mesmo título, traduzido para a língua portuguesa e publicado no Brasil, em 1961, pela Zahar Editora. Ali, o ilustre escritor analisou os paradoxos do seu tempo, como posteriormente fizera o cronista e comediante americano George Carlin (1937-2008), quando endereçou uma carta a sua esposa. Na verdade, verificam-se situações contraditórias e controversas no comportamento humano e social.

Estamos chegando ao tempo do Advento, que nos prepara para o Natal. As casas e edifícios, lojas e shoppings, ruas e cidades engalanam-se em nome da grande festa do cristianismo. Mas, o personagem principal (Cristo) fica esquecido e relegado a um plano inferior. Fala-se de tudo, menos Dele. Urge que Deus e o Sagrado sejam presentes. No entanto, o Divino parece cada vez mais distante da terra. Em seu lugar, cultuam-se e cultivam-se o consumismo, o egoísmo, o hedonismo e outros tantos ismos. No passado, dava-se primazia à alma. Quando éramos jovens, costumavam perguntar: “Quantas almas tem sua paróquia?” Atualmente, o corpo tomou o seu lugar. Há uma sacralidade corporal. Não a que entende o apóstolo Paulo, quando adverte: “Acaso ignorais que vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que mora dentro de vós”? (1Cor 6, 19).

Temos a sensação de que o mundo perdeu o seu rumo, como um trem que se descarrilha. Hoje, Deus torna-se a autoimagem, a sede e fome da beleza exterior. A religião é o culto do corpo. A fé reside na estética. O ritual virou malhação, aludiu o músico paraibano Herbert Vianna (1961-). Leva-se mais tempo nas academias do que nas missas. Temos mais novelas do que novenas.

Vários consideram o amor ultrapassado. A sinceridade para muitos é insignificante. Para outros a honestidade é ridícula. É válido roubar, perverter, trapacear, seduzir, subornar, corromper etc. Mas, envelhecer e enrugar são motivos de vergonha. Não raro, ser desonesto é sinônimo de sucesso. A ética é sufocada por interesses políticos, socioeconômicos. Pouco importa o bem, o que vale é a “realização” pessoal. O outro não conta. Deus é realmente um substantivo abstrato, etéreo (nada de eterno) e desconhecido.

Dissera Carlin: “Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente.  Aprendemos a sobreviver, mas não a viver. Adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos”. Fomos à lua e voltamos, mas sentimos dificuldades em cumprimentar o vizinho no elevador. Lançamos foguetes, satélites, numa palavra, conquistamos o espaço, mas não o nosso. Chegamos a dominar o átomo, mas não os preconceitos. Aprendemos sim a nos apressar e não a esperar. Uma frase desse autor norte-americano resume bem: “Temos edifícios mais altos e pavios mais curtos; estradas mais largas e pontos de vista mais estreitos”.

Dirigimos automóveis cada vez mais velozes e sofisticados, porém somos lentos para compreender ou perdoar. Por vezes, ficamos acordados até tarde, mas a caridade não é a causa de nossa insônia. Lemos pouco, passamos horas vendo televisão, filmes, navegando na internet etc. e oramos raramente. Hoje, temos mais remédios e menos saúde. Há pílulas para tudo: obesidade, tristeza, impotência, insônia etc. Quando vão descobrir algo que nos desperte realmente para Deus ou nos sacie Dele?

Será que neste Natal vamos nos lembrar da frase de Cristo à samaritana, junto ao poço de Jacó: “Ah! Se tu conhecesses o dom de Deus”? (Jo 4, 10).
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sexta-feira, 15 de novembro de 2013

UMA VISÃO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL


Império Conservado
Onde a Monarquia é conservada e o Império encontra uma arma nas mãos jovens: a Retórica

 
O Golpe de 15 de Novembro


               Ao contrário do que muitos pensam no dia 15 de novembro não será celebrado o triunfo da vontade popular através da “proclamação” da República. Tampouco será comemorada a democracia ou a liberdade, mas sim o aniversário de um golpe de Estado, despido de qualquer participação popular e visto pelos brasileiros da época, se não com indignação, com grande indiferença. Na realidade, não era pra ter acontecido, não fossem maquinações e boatos de militares bastante espertos para saberem que não haveria república alguma sem um grande teatro por trás de um golpe que, diga-se de passagem, representou muito bem o “jeitinho brasileiro”.
Para começar, vamos conhecer um pouco mais do nosso herói republicano: Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, nascido em 1827, filho de militar conservador, tinha duas irmãs e sete irmãos, três dos quais morreram servindo a Pátria na Guerra do Paraguai. Deodoro entrou para o Exército em 1843, se formando em 1847 no curso de artilharia. No ano seguinte teve sua primeira participação numa ação militar na repressão da Revolta Praieira (insurreição de liberais e separatistas da província de Pernambuco). Nos anos que se seguiriam, Deodoro participaria da Guerra do Paraguai, e subiria rapidamente na hierarquia militar. Em 1887, após muitas comendas, já como brigadeiro do Exército, e depois de ter ocupado diversos cargos políticos (como o de vice-presidente da província do Rio Grande do Sul), Deodoro foi nomeado marechal-de-campo. Até aí tudo bem, tivemos um grande herói militar, que gozava de grande prestígio entre os colegas de farda, um cidadão prezado, conservador, amigo do Imperador e monarquista convicto. Opa, eu disse monarquista convicto? Isso mesmo: Deodoro era um monarquista convicto.
Ao contrário de outros militares da época, que se deixavam encantar pelas ideias republicanas, Manuel Deodoro insistia que a república seria “desgraça completa”, como vemos em carta enviada ao seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca, em 30 de setembro de 1888:
“República no Brasil é coisa impossível porque será verdadeira desgraça. Os brasileiros estão e estarão muito mal-educados para republicanos. O único sustentáculo do nosso Brasil é a monarquia; se mal com ela, pior sem ela”.
Logo a seguir voltava a insistir junto ao mesmo parente:
“Não te metas em questões republicanas, porquanto república no Brasil e desgraça completa é a mesma coisa”.
Pois bem, vimos que nosso herói não era lá bem um herói republicano. Ou seja, nosso “proclamador da República” era na verdade um “fiel e leal” súdito da Coroa, até o momento em que seu ego foi atingido. Como assim? Bom, antes de entender isso é necessário conhecer outro protagonista dessa história, um sujeito chamado Benjamin Constant Botelho de Magalhães. Esse, de herói, não tinha nada. Chegou a ir para a Guerra do Paraguai, como engenheiro civil e militar, mas depois de treze meses voltou alegando doença, e sua mulher, como boa esposa, foi lá busca-lo para lhe dedicar os devidos cuidados em casa. Então ele foi dar aula de matemática na Escola Militar. Mas não vamos deixar de ser justos e clarificar que, apesar de militar, o dito Benjamin não era um militarista. Acreditava na submissão do Exército ao poder civil, e não era um revolucionário qualquer; bem instruído e positivista de carteirinha, era um leitor de Comte e seu republicanismo se devia a isso. Mas onde ele entra na história da “proclamação”? Pois bem, para isso teremos de entender outra história, essa um pouco mais complicada.
Desde a formação do Brasil como Estado soberano e independente, que teve início de facto com a elevação da colônia ao status de reino (Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves), o Exército nunca exercera de fato participação nos destinos políticos do país. Na realidade, o Exército era uma instituição fraca e mal aparatada, bem inexpressiva diante de sua correspondente civil, a Guarda Nacional. Os militares de influência geralmente o eram por serem ao mesmo tempo grande nomes de um dos dois partidos políticos, o Conservador e o Liberal, não por serem militares unicamente. Mas as coisas mudariam com o advento da Guerra do Paraguai, que exigiu o melhoramento da instituição em questão, caso o Brasil quisesse ter sucesso na empreitada. Com o fim da guerra, e com um exército melhor aparatado e “politicamente alfabetizado”, o governo viu o nascimento de uma nova força política, não muito contente com o tratamento que vinha recebendo por parte do executivo imperial. Como se não bastasse esse descontentamento, o Gabinete inferiu algumas punições contra os militares, e iniciou uma política de restabelecimento da Guarda Nacional como maior força armada da Nação. É claro que os ‘novos’ militares não viram isso com bons olhos, e teve início uma peleja política conhecida como “Questão Militar”. De um lado, um poder executivo querendo podar qualquer possibilidade do exército aumentar ainda mais sua influência, e de outro, militares ansiosos por “um assento no banco de decisões” dos destinos do Império.
Voltemos ao nosso marechal. Após a morte do Duque de Caxias e do General Osorio, Deodoro se tornara o grande nome militar do Brasil, a admiração que seus subordinados nutriam por ele não era pouca. Era visto como um herói. Cioso do enorme prestígio do marechal em todo o Exército, Benjamin Constant, o professor de matemática, resolveu iniciar uma empreitada para converter Deodoro ao republicanismo. Mas, apesar de ser profundamente solidário à causa militar, e ter escrito mais de uma vez ao Imperador, implorando por uma intervenção nas ações do governo, Deodoro via o movimento republicano com péssimos olhos, como já foi mostrado. Mas as coisas se voltaram para um caminho tortuoso, e o próprio Deodoro viu que deveria ele mesmo agir contra o governo, e percebeu que não era uma boa ideia importunar o velho e doente Imperador com problemas que talvez ele mesmo pudesse resolver. Mas o monarca não estava tão alheio assim à questão, e respondeu a segunda carta de Deodoro com a demissão, no mesmo dia, do Ministro da Guerra, Alfredo Chaves. Nosso marechal então “deu-se por satisfeito”, para ele a questão tivera seu fim. “Petrus locuta, causa finita” (Pedro falou, o papo acabou). Contudo, o novo ministro não cancelou as punições, mas se pronunciou dizendo que os militares punidos deveriam requerer, junto ao governo, o cancelamento dessas punições. Então voltamos ao ponto de partida: governo versus Exército.
Sabendo da frágil situação física do soberano, que sofria de diabetes e havia adoecido muito nos anos que se seguiram ao término da guerra, os querelantes resolveram não recorrer ao juiz imparcial, para recorrer ao Senado. Rui Barbosa lançou um manifesto em defesa do Exército, no qual dizia:
“(...) Deploramos que a doença inquietadora de Sua Majestade não permita invocar diretamente o Chefe do Estado. Sabe o Exército que o Imperador nenhuma responsabilidade constitucional tem. É-lhe grato saber que, nos abusos de que se tratam, não lhe cabem nenhuma responsabilidade real. Mas, em toda a parte, ainda nos países onde exemplarmente se pratica a monarquia parlamentar, o soberano, se é, como entre nós, um elevado espírito, tem sempre em si, pela sua sabedoria, pela sua experiência acumulada, pela superioridade da sua intuição, pela alta imparcialidade do seu cargo, uma imensa reserva de autoridade moral, de influência persuasiva sobre o ânimo de seus ministros mais independentes, dos seus conselheiros mais austeros, e não lhe faltam ocasiões como esta de exercê-la, com benfazeja discrição, em proveito da justiça, da liberdade e da lei”.
E após discorrer sobre o estado de saúde de Dom Pedro, citando as recomendações médicas de repouso e também os anseios do povo por sua recuperação, termina:
“Não nos resta, pois, senão recorrer para opinião do país, que desde o princípio esposou a nossa causa, idêntica à dele, endereçar ao Parlamento este derradeiro apelo à legalidade, que é nosso dever, do qual nada nos arredará, enquanto o direito postergado não receber a sua satisfação plena”.
Como vemos, a Monarquia ainda gozava de lealdade e prestígio e, na verdade, era bastante popular. O grande vilão da história era o Gabinete de Ministros, órgão que representava o poder Executivo durante o Império. O Brasil era uma monarquia constitucional, ou seja, o Imperador reinava, mas não governava de facto. Essa função cabia o Conselho de Ministros encabeçado por um presidente, que era nomeado pelo Imperador. O Gabinete, por sua vez, convocava as eleições legislativas, e então se formava o Parlamento. O Poder Legislativo era composto por duas câmaras, o Senado e a Câmara dos Deputados que se reuniam uma vez por ano em sessão extraordinária chamada Assembleia Geral Legislativa, ocasião em que o Imperador, em trajes majestáticos e rituais solenes, pronunciava a Fala do Trono. Tínhamos o que os historiadores chamam de “parlamentarismo às avessas”, por ocorrer aqui exatamente o contrário de outras monarquias parlamentaristas, onde primeiro o Parlamento é eleito, então se propõe um governo ao monarca que nomeia então um primeiro-ministro.
Mas apesar das manifestações de diversos políticos no Senado e na Câmara dos Deputados a favor dos militares, o governo não cedeu. Nesse ínterim, Benjamin Constant se dirigia praticamente todos os dias à casa de Deodoro, em consecutivas tentativas de convertê-lo de uma vez por todas ao ideal republicano. Mas o marechal se mostrava intransigente, e dizia que sua amizade e lealdade pelo Imperador, de quem era protegido, eram maiores do que qualquer argumento de Benjamin. Contudo, a tensão entre o governo e o Exército foi aumentando, e no dia 14 de novembro de 1889, o Major Solon Ribeiro espalhou um boato pela capital de que o Gabinete mandara prender Deodoro e Benjamin, por conspiração. Começa aí a jornada do 15 de Novembro.
Na madrugada daquele dia, Deodoro e Benjamin, à frente de tropas militares, se dirigiram ao quartel onde se encontrava em vigília o ministério liberal do Visconde de Ouro Preto, Afonso Celso de Assis Figueiredo. O pobre visconde repetia insistentemente as ordens do ataque contra os sublevados, mas gritava aos ventos. O Ministro da Guerra, Marechal-de-Campo Visconde de Aracaju, confessou que não tinha meios para reagir, enquanto que Floriano Peixoto, ajudante-general do Exército, bradou que não lutaria contra compatriotas brasileiros. Ouro Preto logo viu que não estava entre aliados, e só então foi constatar as prévias atitudes dúbias de Peixoto, e os conselhos dos supostos aliados militares de não se importar com os rumores de conspiração, dos quais o gabinete havia sido alertado diversas vezes pelo chefe de polícia. O presidente então enviou um telegrama ao Imperador, que se encontrava em Petrópolis, comunicando-lhe de sua demissão, e informando que Deodoro entrara triunfalmente no quartel, aclamado pelas tropas. Proclamou-se então a república? Na verdade não. Deodoro havia marchado até ali para derrubar o ministério, e foi isso que ele fez. Após Ouro Preto se entregar, o marechal pronunciou um discurso que não incluía nenhuma república e que, após exaltar o Exército, concluía:
“Quanto ao Imperador, tem minha dedicação, sou seu amigo, devo-lhe favores. Seus direitos serão respeitados e garantidos”.
Assim terminava o dia 15 de novembro, e até então os republicanos viram seu sonho ir por água abaixo. O próprio Benjamin parecia ter-se convencido de que não se podia impor uma forma de governo ao povo. Mas por pouco tempo.
O Imperador já estava no Rio de Janeiro, e nomeou um novo gabinete assim que chegou, como fizera inúmeras vezes durante seus quarenta e nove anos de reinado. O novo ministério seria encabeçado pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, que recebeu a seguinte mensagem do palácio, enviada por Franklin Dória:
“Exmo. Amigo Sr. Conselheiro Saraiva – o Imperador e a princesa estimariam que V. Ex.ª viesse agora mesmo ao Paço da Cidade, no qual se espera compareça, daqui a pouco, General Deodoro, a fim de apresentar a S.M. a sua mensagem (...)”.
Tudo teria ocorrido normalmente, o Imperador voltaria a descansar e os detalhes da Questão Militar seriam acertados numa outra ocasião, se certo boato, dizendo que o Imperador nomeara como ministro Gaspar da Silveira Martins, um inimigo pessoal de Deodoro, não tivesse se espalhado pela cidade. Alguns acreditam que tal boato foi obra do espero Benjamin Constant. Deodoro também estava doente, e se encontrava de cama quando mandou chamar Benjamin e, bastante irritado, declarou: “Pois diga ao povo que a República está feita”. Logo, ao contrário do que muitos pensam, a república não se deu num quartel, com o povo gritando vivas ao novo regime, mas sim na cama de um marechal monarquista com o orgulho ferido por um mero boato.
Nas horas seguintes se reuniram homens que em breve seriam ministros, e começaram a pôr em prática o novo regime. Na tarde do dia seguinte, o mesmo boateiro Major Solon, em uniforme de gala e seguido por um piquete de cavalaria, foi ao Paço da Cidade entregar a D. Pedro II a mensagem do governo republicano provisório, que depunha e ordenava o exílio da dinastia (decidi por transcrever este documento em particular em sua grafia original):
“Senhor! — Os sentimentos democráticos da nação ha muito tempo preparados, mas despertados agora pela mais nobre reacção do caracter nacional contra o systema de violação, de corrupção, de subversão de todas as leis, exercido em um gráo incomparável pelo ministério 7 de Junho; a politica systematica de attentados do governo imperial n'estes últimos tempos, contra o exercito e a ar-mada, politica odiosa á nação^ e profundamente repellida por ella, o esbulho dos direitos d'essas duas classes que, em todas as épocas, têm sido entre nós a defesa da ordem, da constitução, da liberdade eda honra da pátria, a intenção manifes- tada nos actos dos vossos ministros e confessada na sua imprensa, de dissolvel-as e aniquilal-as, sub- stituindo-as por elementos de compressão official, que foram sempre entre nós objecto de horror para a democracia liberal, determinaram os acontecimentos de hontem, cujas circumstancias conheceis e cujo caracter decisivo certamente podereis avaliar. Em faced'esta situação, pesa-nos dizer-vol-o e não fazemos senão em cumprimento do mais custoso dos deveres, a presença da família imperial, no paiz, ante a nova situação que lhe creou a revo lução irrevogável do dia 15, seria absurda, impossível e provocadora de desgostos que a salvação publica nos impõe a necessidade de evitar. Obedecendo, pois, ás exigências do votonacional, com todo o respeito devido á dignidade das funcções publicas queacabaes de exercer, somos forçados á notificar-vos que o governo provisório espera do vosso patriotismo o sacrifício de deixardes o território brazileiro, com a vossa família, no mais breve termo possivel.
Para esse fim se vos estabelece o prazo máximo de 24 horas que contámos não tentareis exceder (...)”.
Assim, com um discurso leviano e claramente ressentido, Deodoro traía seu juramento, seu ideal, seu amigo. Assim findava sessenta e sete anos de monarquia constitucional, sem qualquer participação popular no levante, obrigando um monarca idoso e doente a abandonar o país de madrugada, e espalhando o boato de que a Família Imperial havia fugido e abandonado o país face ao perigo quando, na verdade, temia apoio do povo ao velho Dom Pedro, que era bastante popular. Um plebiscito foi prometido para os meses seguintes, mas só aconteceria realmente em 1993, dando à República cem anos para distorcer a história e, como sempre, enganar a população. Em 15 de novembro de 1889, através de um golpe mesquinho, nascia a República, que tirou estadistas e grandes políticos da vida pública, e deu seus lugares a homens inexperientes que, como o próprio Rui Barbosa diria, transformaram o que era uma escola de estadistas num mercado de corrupção. Tem início então era de maus políticos na história da Nação brasileira, que persiste até os dias de hoje.
 
OUTRA VERSÃO:
 

Proclamação da República


Deodoro da Fonseca: executor de uma mudança construída ao longo do tempo.

 
 
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O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agroexportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as consequências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
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quinta-feira, 14 de novembro de 2013


“NÃO TENHO TEMPO, SENHOR”

PADRE JOÃO MEDEIROS FILHO(pe.medeiros@hotmail.com)

Michel Quoist, sacerdote da diocese de Le Havre (França), autor de “Poemas para Rezar”, publicado em 1954 e traduzido para a língua portuguesa por Dom Lucas Moreira Neves, escreveu uma bela poesia que começa com esta frase: “Toda gente se queixa de não ter tempo bastante”.

Algum livro que aborde a realidade deste século, certamente, terá um capítulo especial sobre “a época dos homens sem tempo”. Afinal, esta justificativa é constante para tantas coisas e acontecimentos. Antes, durante e depois das refeições, os filhos não manifestam interesse em conversar com os pais (ou vice-versa), sob tal alegação. Esporadicamente se comparece a reuniões, festas de família etc. A resposta é sempre a mesma. Os deveres escolares e acadêmicos não são entregues no prazo, com idêntica argumentação. Participa-se pouco de batizados, enterros, missas e raramente visitam-se doentes e amigos. Alude-se à falta de tempo. Durante conferências, palestras, reuniões e homilias, só alguns se concentram para ouvir os palestrantes. A atenção volta-se para o tablet, o i-phone, smarthphone etc. A tecnologia deixa-nos cada vez mais apressados e até impacientes. E isso faz-nos lembrar Einstein: “Tenho medo do dia em que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de tolos”.

As pessoas conversam, discutem, escutam cada vez menos, e cultivam pouco as amizades. “Mas, como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos". Eis a irônica observação da raposa ao Pequeno Príncipe.

Chega-se à conclusão de que há algo de errado no ser humano. Tal evidência se acentua, quando se verifica que tantos se afastam de Deus, por um motivo irrelevante: não têm tempo! Não é raro ouvir: gostaria de rezar, ler o Evangelho, ajudar os outros, porém, apresentam-se as mesmas desculpas. Se o ser humano não dispõe sequer de alguns minutos para cultuar seu Pai e Criador, alguma coisa não deve estar certa. Quem é o culpado por essa situação deplorável?

Aquele que deu o tempo ao homem, algo tão importante, não pode ser esquecido. Muitos afirmam: há tanto que fazer, hoje em dia, que a vida passa rápido! Deus certamente dá oportunidade suficiente a todos para realizarem o que desejam. Ele é justo, clemente e compassivo, declara o autor do Livro do Êxodo (Ex 34, 6-7).

Tal problema tão antigo não terá como causa o próprio homem? É importante abrir o Evangelho e ler o que Cristo tem a dizer sobre isso: “Marta, Marta, tu te preocupas e perdes tempo com muitas coisas. E, contudo, uma só é necessária” (cf. Lc 10, 41). O que seria o essencial na vida, o único necessário? Deve, sim, tratar-se de uma realidade que não seja efêmera e continue a existir mesmo após a morte, pois esta é para cada um de nós o final do tempo terreno.

Convém lembrar ainda outra passagem do Novo Testamento, em que um doutor da lei perguntou a Jesus o que era mais importante (cf. Mt 22, 34ss e Mc 12, 28-32). A resposta do Mestre foi simples: o amor ao Pai e aos irmãos. O resto, isto é, o que cada um vai fazer, pensar ou dizer,  será uma consequência de seu amor. E este exige doação, consagração, abertura, diálogo, comunhão, perdão e tempo – grande dom de Deus aos homens, gesto inefável de sua bondade e ternura. No entanto, mister se faz não esquecer que esse é um “presente perecível, que não se conserva” – como afirma Quoist, quase no final de seu poema; ou como definiu de forma filosófica e teológica Nicolau de Cusa –  “delicado como um cristal. Ele não volta, é o aceno de Deus, fugaz e irreversível”.

 

 
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HOJE É O DIA MUNDIAL DO DIABETES

Artigo atualizado em 09/11/2013.

O QUE É DIABETES?

114 Comentários
Diabetes mellitus é o nome dado a um grupo de distúrbios metabólicos que resultam em níveis elevados de glicose no sangue (conhecido popularmente com açúcar alto no sangue). Existem vários tipos de diabetes e várias causas para os mesmos.





O diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo e sua incidência tem aumentado ao longo dos anos, devido principalmente à má alimentação e à obesidade.
Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre diabetes:


MD.Saúde
Site sobre saúde e doenças
 
  • O que é glicose.
  • O que é glicemia.
  • Como se dá o controle da glicose no sangue.
  • O que é diabetes.
  • Tipos de diabetes.
  • O que é pré-diabetes.

    O que é a glicose?

    A glicose, também chamada de dextrose, é uma molécula simples de carboidrato (monossacarídeo), cuja principal função é fornecer energia para as células funcionarem. Praticamente todo alimento da classe dos carboidratos possui glicose na sua composição.
    A maioria dos carboidratos da nossa dieta é composta por três monossacarídeos: glicose, frutose e galactose. Para ficar mais fácil de entender, pense nessas três moléculas como pequenos tijolos. O modo como esses tijolos se agrupam dá origem aos diferentes tipos de carboidratos que comemos, desde as frutas, até cereais, mel, massas, pão, vegetais, etc. Exemplos: o famoso açúcar de mesa, chamado de sacarose, é a junção de apenas dois monossacarídeos, a glicose e a frutose. Já o carboidrato presente no leite, chamado de lactose, é a junção de glicose com galactose.
    O nosso corpo precisa de glicose para funcionar, ela é o nosso combustível. Na verdade, desde bactérias até o ser humano precisam da glicose para sobreviver. A glicose é a única molécula de carboidrato que pode nos fornecer energia. Tanto a frutose quanto a galactose precisam antes serem transformadas em glicose pelo fígado para poderem ser aproveitadas pelas células.
    Controle da glicose no sangue – Papel da insulina
    Após uma refeição, os carboidratos que foram ingeridos passarão pelo processo da digestão. Digerir um carboidrato significa quebrá-lo em vários micro pedaços até que se libertem todos os “tijolos” de glicose, frutose e galactose. No intestino delgado, estas moléculas serão absorvidas, chegando à circulação sanguínea.
    Diabetes
    Após uma refeição, uma grande quantidade de glicose, frutose e galactose chegam à corrente sanguínea, aumentando a glicemia  [glicemia = concentração de glicose no sangue]. Sempre que há uma elevação na glicemia, o pâncreas libera um hormônio chamado insulina, que faz com que a glicose circulante no sangue entre nas células do nosso corpo. A insulina também estimula o armazenamento de glicose no fígado, para que, em períodos de necessidade, o corpo tenha uma fonte de glicose que não dependa da alimentação. Estas duas ações da insulina promovem uma rápida queda na glicemia, fazendo com que os níveis de glicose se normalizem rapidamente.

    O que é diabetes?

    Diabetes mellitus é o nome dado ao grupo de doenças que cursam com uma dificuldade do organismo em controlar os níveis de glicose do sangue, mantendo-os sempre acima do normal. Dizemos que o diabetes é um grupo de doenças porque existe mais de um tipo de diabetes, apresentando causas diferentes e mecanismos distintos para a desregulação da glicemia.
    Habitualmente o diabetes surge por falta de produção insulina ou por uma incapacidade das células reconhecerem a presença da mesma, ou seja, existe insulina, mas ela não consegue colocar a glicose para dentro das células. Há casos ainda em que o paciente apresenta os dois problemas, além de produz pouca insulina, ela ainda funciona mal.
    O resultado final desta redução da produção de insulina, ou do seu mal funcionamento, é o acúmulo de glicose no sangue. O paciente se alimenta, recebe uma carga de glicose no sangue, mas as células não conseguem captá-lo, mantendo a glicemia elevada constantemente. Esta glicemia elevada, chamada de hiperglicemia, provoca dois grandes problemas. O primeiro, a curto prazo, é a falta de glicose nas células, que precisam da mesma para funcionar adequadamente. O segundo, que ocorre após anos de doença, é a lesão dos vasos sanguíneos. O excesso de glicose é tóxico para as células dos vasos, fazendo com que as artérias sofram progressivas lesões, levando às complicações típicas do diabetes, como problemas renais, cegueira, doenças cardiovasculares, lesões neurológicas, gangrena dos membros, etc.
    Tipos de diabetes mellitus
    Existem vários tipos de diabetes, mas três respondem pela imensa maioria dos casos, são eles:
    • Diabetes tipo 1
    • Diabetes tipo 2
    • Diabetes gestacional
    Vamos explicá-los.

    DIABETES TIPO 1

    O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, isto é, ocorre devido a produção equivocada de anticorpos contra as nossas próprias células, neste caso específico, contra as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina (leia: DOENÇA AUTOIMUNE).
    Não sabemos exatamente o que desencadeia esta produção equivocada de auto anticorpos, mas sabe-se que há um fator genético importante. Todavia, só a genética não explica tudo, já que existem irmãos gêmeos idênticos em que apenas um deles apresenta diabetes tipo 1. Imagina-se que algum fator ambiental seja necessário para o início da doença. Entre os possíveis culpados podem estar infecções virais, contato com substâncias tóxicas, carência de vitamina D (leia: VITAMINA D | Deficiência e suplementos) e até exposição ao leite de vaca ou glúten nos primeiros meses de vida. O fato é que em alguns indivíduos, o sistema imunológico de uma hora para outra começa a atacar o pâncreas, destruindo-o progressivamente.
    Conforme as células beta do pâncreas vão sendo destruídas, a capacidade de produção de insulina vai se reduzindo progressivamente. Quando mais de 80% destas células encontram-se destruídas, a quantidade de insulina presente já não é mais capaz de controlar a glicemia, surgindo, assim, o diabetes mellitus tipo 1.
    O diabetes tipo 1 é responsável por apenas 10% dos caso de diabetes e ocorre geralmente na juventude, entre os 4 e 15 anos, mas pode acometer até pessoas de 30 a 40 anos.
    Como o diabetes tipo 1 é uma doença que habitualmente surge nos primeiros anos de vida, costuma provocar complicações ainda na juventude. Um paciente com apenas 25 anos pode ter diabetes há mais de 20 anos, sofrendo, assim, as consequências da doença ainda jovem, principalmente se o controle do diabetes não tiver sido bem feito nestes anos todos.
    Como o diabetes tipo 1 é provocado pela falta de insulina, o seu tratamento consiste basicamente na administração regular de insulina para controlar a glicemia.

    DIABETES TIPO 2

    O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença que também apresenta algum grau de diminuição na produção de insulina, mas o principal problema é uma resistência do organismo à insulina produzida, fazendo com que as células não consigam captar a glicose circulante no sangue.
    O diabetes tipo 2 ocorre em adultos, geralmente obesos, sedentários e com histórico familiar de diabetes. O excesso de peso é o principal fator de risco para o diabetes tipo 2. A associação entre obesidade e diabetes tipo 2 é tão forte, que muitos pacientes podem até deixar de serem diabéticos se conseguirem emagrecer. O modo como o corpo armazena gordura também é relevante. Pessoas com acúmulo de gordura predominantemente na região abdominal apresentam maior risco de desenvolver diabetes.
    O diabetes tipo 2 vem muitas vezes acompanhado por outras condições, incluindo hipertensão arterial e colesterol alto. Esta constelação de condições clínicas (hiperglicemia, obesidade, hipertensão e colesterol alto) é referida como síndrome metabólica, sendo um grande fator de risco para doenças cardiovasculares.
    Para ler especificamente sobre cada uma delas:
    - OBESIDADE | Definições e consequências
    - COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS
    - HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento
    Além da obesidade e do sedentarismo, há outros fatores de risco para o diabetes tipo 2:
    • Idade acima de 45 anos.
    • História familiar de diabetes.
    • Hipertensão arterial.
    • História prévia de diabetes gestacional.
    • Glicemia de jejum maior que 100 mg/dl (pré-diabetes).
    • Ovário policístico.
    • Colesterol elevado.
    • Uso prolongado de medicamentos, como corticoides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICOIDES ), tacrolimo, ciclosporina ou ácido nicotínico.
    • Tabagismo (leia: COMO PARAR DE FUMAR CIGARRO).
    • Dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos e pobre em vegetais e frutas.
    Inicialmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicações por via oral. Geralmente são drogas que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas ou aumentam a sensibilidade das células à insulina presente.
    Com o tempo, a própria hiperglicemia causa lesão das células beta do pâncreas, fazendo com que haja uma redução progressiva da produção de insulina. Por este motivo, é comum que pacientes com diabetes tipo 2, depois de muito anos de doença, passem a precisar de insulina para controlar sua glicemia.

    DIABETES GESTACIONAL

    O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que surge durante a gravidez e habitualmente desaparece após o parto. Este tipo de diabetes ocorre por uma resistência à ação da insulina.
    Durante a gravidez a placenta produz uma série de hormônios, sendo que alguns deles inibem a ação da insulina circulante, fazendo com que a glicemia da mãe se eleve. Imagina-se que parte deste efeito seja para assegurar uma boa quantidade de glicose para o feto em desenvolvimento. É bom lembar que a mulher grávida precisa de glicose para ela e para o feto. Se não existisse essa ação anti-insulina, haveria mais riscos de hipoglicemia durante períodos de jejum, como, por exemplo, durante o sono noturno.
    Na maioria das mulheres esta resistência à insulina não causa maiores problemas, já que o pâncreas é capaz de controlar a glicemia aumentando a sua produção de insulina. As mulheres grávidas produzem em média 50% mais insulina que as mulheres não grávidas.
    O problema surge nas gestantes que já apresentam algum grau prévio de resistência insulínica ou cujo pâncreas não consegue aumentar sua produção de insulina além do basal. Os principais fatores de risco para o diabetes gestacional são o excesso de peso, gravidez tardia e o pré-diabetes (explico mais à frente, no tópico pré-diabetes).
    O diabetes gestacional costuma surgir somente após a 20ª semana de gestação, época em que os hormônios anti-insulina começam a ser produzidos em grande quantidade.
    O diabetes gestacional está associado a diversos problemas para o feto, incluindo parto prematuro, problemas respiratório, hipoglicemia após o parto, bebês de tamanho acima do normal e maior risco de diabetes tipo 2 para a mãe e para o filho.
    Para saber mais sobre o diabetes gestacional, leia: DIABETES GESTACIONAL

    PRÉ-DIABETES

    O pré-diabetes é a situação na qual o organismo não consegue manter a glicemia em níveis normais, mas ela ainda não encontra-se elevada o suficiente para o diagnóstico do diabetes.
    Em pessoas com funcionamento normal da insulina, a glicemia de jejum (pelo menos 8 horas de jejum) encontra-se sempre abaixo dos 100 mg/dl. Para o diagnóstico de diabetes é preciso uma glicemia de jejum persistentemente acima de 126 mg/dl. Portanto, todos aqueles com glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dl são considerados pré-diabético
    Habitualmente, o que ocorre nos pacientes com glicemia de jejum alterada é uma falta de resposta do organismo à insulina produzida. O pâncreas pode funcionar bem, mas as células não respondem como deveriam à insulina presente no sangue, fazendo com que a passagem da glicose para os tecidos fique prejudicada. A principal causa desta resistência à insulina é o excesso de peso e o acúmulo de gordura na região abdominal. As células de gordura têm mais dificuldades em utilizar a insulina do que as células dos músculos. Além disso, o excesso de gordura produz vários mediadores químicos que diminuem o efeito da insulina no corpo. Como podemos ver, os fatores de risco e os mecanismos do pré-diabetes são semelhantes aos do diabetes tipo 2.
    Pacientes com pré-diabetes apresentam elevado risco de evoluírem para o diabetes tipo 2 em curto/médio prazo. Na verdade, a cada 100 pacientes diagnosticados com pré-diabetes, 11 desenvolvem diabetes no prazo de apenas um ano. Em 10 anos, mais de 50% dos pacientes terão evoluído para diabetes.


    Leia o texto original no site MD.Saúde: http://www.mdsaude.com/2008/10/diabetes.html#ixzz2kbvgNoLV
    AVISO: Para reproduzir esse texto no seu site é preciso manter o link acima para o artigo original. Plagiadores que não seguirem essas instruções serão denunciados ao Google e processados criminalmente por violação de direitos autorais.
    Postado por MIRANDA GOMES às 06:39 Nenhum comentário:

    terça-feira, 12 de novembro de 2013

    Arysson Soares da Silva

    Organizando os preparativos para sediarmos o V Encontro Potiguar de Genealogia em Caicó/RN com data a ser anunciada oficialmente para o final deste mês em curso. A Genealogia Nordestina reunida sempre a cada ano no Seridó.
    — com Edna Araújo, Maria De Fàtima Santos, Maria Leonice Freitas, Kleber Teixeira, João Madson, João Simões Lopes Filho, Anderson Tavares de Lyra, Sergio Medeiros, Olimpio Maciel, Joaquim Medeiros, Oliveira Wanderley, Conceiçao Morais, Nelter Queiroz, Nelder Medeiros, Adriana Aline Costa, Rômulo Targino Dos Santos, Joao Bosco Fernandes, Fernando Soares, João Maia, Ismael Medeiros, Edilson Silva, Vera Lúcia, João Pereira, Thaisa Galvão, Sérgio Banhos Teixeira, João Felipe da Trindade, Maria Do Céo Costa Costa, Adriano Campelo, Joaquim José De Medeiros Filho, Wanderley Filho, Renato Medeiros, Heitor Gregório, Ilmo Medeiros Gomes, Cledinalda Araújo, Robson Pires, Raimundo Costa, João Medeiros, Joana Pires, Juscelino Rodrigues, Paloma Damasceno, Isinha Batista, Valéria Medeiros, José Ari Bezerra Dantas, Carlos D Miranda Gomes, Bosco Junior, Isadora Bolcont, Gregorio Francisco Gregorio de Azevêdo, Sérgio Enilton Silva, Marcelo Leal e Marcos Dantas em Scriptorium Arysson Soares-Timbaúba dos Batistas/RN.
    Postado por MIRANDA GOMES às 07:21 Um comentário:
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