sábado, 5 de outubro de 2019

AS FLORES DO JARDIM DE MINHA THEREZA


Neste sábado primaveril estão chegando as flores. Jardim florido e a falta física de THEREZA, mas a presença espiritual da criatura que jamais esqueceremos.
A sua partida, inicialmente, deixou somente saudade e dor, mas agora está nos encantando com a sua paz através da lembrança de todos, com carinho e amor. Claro, também com saudade.
A cada dia que passa sentimos o valor daquela extraordinária criatura de Deus, esposa sem defeito e mãe inigualável.
No meu atelier continuo, prazerosamente, recuperando imagens de Santas e cada uma eu comparo com o retrato dela.
Nunca a nossa casa esteve tão cheia - filhos, noras, genro e netos sempre reunidos para desfrutarem o sentir da doce devota da Irmã Dulce.
Cada coisa, enfim, tudo nos traz sua lembrança e o sentimento se saudade se mistura com a paz da união familiar.
Ah! teria sido bom se isso tivesse acontecido sempre! Mas o mundo é misterioso, somente permitindo o alcance dos momentos ideais com a partida de alguém. Por que não com a presença!
Desculpem, nada a reclamar e tudo a agradecer.
Lamentamos a perda de dois moradores do jardim - Aleijadinha de Pombal e o velho "tarado", que já era chamado de castrado. Moram agora no nosso jardim.
Para compensar chegou Mikaela, que ocupa novo espaço na casa.
Os de rua estão sendo alimentados e os pombos continuam esperando por você.
O jasmineiro está cheiroso como nunca.
A piscina está funcionando todos os dias com Guilherme, que me obriga a acompanhá-lo.
Paro por aqui, pois o peito está doendo e as lágrimas atrevidamente estão chegando, como a flores vieram.
AMOR, O TEMPO, A VIUVEZ. OS CORPOS SE SEPARAM OUTRA VEZ,
A LEMBRANÇA, A TRISTEZA, A SAUDADE.
AMOR, REENCONTRO ETERNIDADE.
Beijos do seu "preto".


sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MEMÓRIA VIVA





NOTA SOBRE AS RAÍZES DA POESIA POTIGUAR

                                                           -  Horácio Paiva*  -    

                        O Rio Grande do Norte, apesar de ter seu território, sobretudo seu litoral, conhecido e mapeado pelos europeus (portugueses, espanhóis e franceses) desde o início do ciclo de suas grandes descobertas marítimas e da expansão de sua colonização, no século XVI, somente veio a intensificar-se como polo social e cultural autônomo a partir de meados do século XIX (quando deixou a dependência econômica e política de Pernambuco), não obstante bem antes ter sido demarcado como Capitania Hereditária (na colonização portuguesa) e, depois, Província. Com o advento da república (1889), tornou-se Estado. Antes disso, todo o Nordeste oriental brasileiro (Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Leste do Ceará) tinha, como centro político e civilizatório, Pernambuco. Aliás, Recife, capital de Pernambuco, fora a capital do Brasil holandês.

                        É inegável a grande influência da lírica portuguesa (diria mesmo galego-portuguesa) no surgimento e desenvolvimento da poesia no Brasil literário e, notadamente, no Nordeste, principal herdeiro dessa notável vertente, que também se expressou e ainda se reproduz na oralidade dos “cantadores de viola” (verdadeiros aedos que no passado saíam, de cidade em cidade, a cantar seus romances) e no cordel, cujos folhetos traduzem não apenas o lirismo da alma popular, mas todo um conhecimento que remonta à Idade Média e à Antiguidade. Aí temos romances de amor, cavalaria, heroísmo e mitologia. Cordéis belíssimos tais como “A história do pavão misterioso”, “A verdadeira história do herói João de Calais”, “Carlos Magno e os Doze Pares de França”, dentre muitos outros, são verdadeiras obras-primas desse acervo maravilhoso que formou a alma lírica do Nordeste.

                        Nesse contexto, podemos dizer que um dos primeiros destaques da poesia potiguar foi Fabião das Queimadas (Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha - 1848-1928), “um escravo que cantava acompanhando-se de uma rabequinha” (no dizer de um amigo meu, o escritor Tarcísio Gurgel) e autor do “Romance do boi de mão de pau”, com 48 estrofes. Mas nosso primeiro bardo de renome, contemporâneo de Nísia Floresta, também poeta, foi, sem dúvidas, o natalense e árcade romântico Lourival Açucena (Joaquim Eduvirges de Mello Açucena  -  1827-1907), cujos poemas foram reunidos após sua morte e publicados pelos amigos sob o título de homenagem “Polianteia”.  

                        Assim, estão muito presentes em nossas origens, tanto em forma como em conteúdo, a sensibilidade galego-portuguesa de suas cantigas e a doçura de sua poesia. Tal estilo, combinando simplicidade, leveza e sonoridade, elementos tão caros à nossa tradição poética, insere-se nessa grande vertente lírica galego-portuguesa, que já fizera desse idioma, na Idade Média, o idioma culto da Península Ibérica, no qual se expressavam seus trovadores, e que influenciou e produziu, em tempos próximos e atuais, poetas de alta qualidade.

                                               ...........................................

(*) Poeta, escritor, advogado, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN e presidente da Academia Macauense de Letras e Artes – AMLA.