sábado, 26 de janeiro de 2019




CARTAS DE COTOVELO (VERÃO DE 2018/2019)
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes (nº 12) 
            Em pronunciamento na solenidade do dia 18 na PROMOVEC, nosso presidente Esam Elali proclamou: “Cotovelo é a praia mais segura do Rio Grande do Norte”.
Realmente ele não está exagerando, haja vista que, apesar da vizinhança de Alcaçuz, mercê de um sistema de segurança privada levada a efeito por empresas de segurança local, com o apoio da nossa Associação, nos domicílios, na ronda motorizada e colocação de câmeras em muitas ruas, todos devidamente monitorados, adoção de postes pelos moradores e veranistas, recuperação das escadarias de acesso à praia, podemos ter a tranquilidade de registrar oficialmente que é a localidade que tem o menor índice de criminalidade e com acidentes quase “zero”, dentre todas as praias potiguares, com apoio às ações sociais, ecológicas, educacionais e esportivas, atendimento médico/odontológico e outras. Criação de uma rádio web para informação à Comunidade, mas que inusitadamente foi suspensa por questões burocráticas menores, causando transtorno a todos: “Estou preocupada com esta situação de interdição da Rádio. Antes de ser reconhecida e de se firmar como um veículo importante e útil para a vida das nossas comunidades, e para o bom conceito e fortalecimento político da PROMOVEC, acontece uma interdição que vem se prolongando BASTANTE. O QUE FAZER PARA VENCERMOS OU RESOLVERMOS ESTA DIFICULDADE? “(Alzirene).
 

Para comprovar o alegado, ofereço, com as fotografias aqui publicadas, dos jovens da minha casa jogando voleibol na rua Parnaíba, desde a tardinha ao adentrar da noite, graças aos refletores que pessoalmente tenho disponibilizado, porque a lâmpada do poste da minha casa não deve ter mais que uma vela e não posso adotar um poste porque a rede do mesmo não tem estrutura. Da mesma forma, tem sido possível colocar cadeiras na calçada e até um joguinho de dominó.
 
Assim, seria o caso de fazer um apelo à Prefeitura de Parnamirim que faça a sua parte mínima – iluminação pública, limpeza regular e a coleta de podas que existem em abundância, algumas completamente secas, oferecendo o risco de um incêndio, como aliás já aconteceu no ano que passou.
Vamos trabalhar em harmonia? É o que espera a comunidade de Pium e Cotovelo, o mais rápido possível, antes do carnaval, para garantir o restante de um veraneio tranquilo.
Alô Prefeito Taveira, contamos com sua atenção para todos esses assuntos.
 (Cotovelo/Natal, 26 de janeiro).



quinta-feira, 24 de janeiro de 2019





CARTAS DE COTOVELO (VERÃO DE 2018/2019)
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes (nº 11) 

            Já estava virada a primeira metade do dia nesta maravilhosa praia de Cotovelo, que hoje esteve nos seus maiores encantamentos.
O mar exuberante nesta lua minguante convidou os meninos da casa para um mergulho reconfortante em suas águas mansas, apesar de ser mês de janeiro.
Vencida a hora do almoço aconchego-me na rede próxima à varanda para a “madorna” da tarde. Tento antes terminar o livro “Dom Helder Camara, um modelo de esperança”, da autoria de Martinho Condini, mas as cortinas dos olhos estão quase fechadas, o que só foi possível fazê-lo após bons cochilos.
Da leitura retornei ao tempo da minha juventude e recordei os comentários na velha Faculdade de Direito da Ribeira sobre aquele Santo Padre, cuja parte de sua vida pude acompanhar pelos noticiários, haja vista a sua coragem, mesmo com a censura do período do governo instalado em 1964.
Lembrei-me de amigos engajados nos movimentos sociais da JAC (Juventude Agrária Católica), JEC (Juventude Estudantil), JIC (Juventude Independente), JOC (Juventude Operária) e JUC (Juventude universitária), da Igreja de Dom Eugênio, no Pontificado de Paulo VI.
Mas a minha mensagem de hoje tem outra direção, eis passava das 15 da tarde quando, inusitadamente, vislumbro um movimento diferente a metro e meio da minha rede – era um camaleão sobre o telhado. Chamei Thereza para fazer fotografias e apreciar aquela presença, ao mesmo tempo em que acompanhávamos sua trajetória, logo no oitão da casa, onde as pitangueiras estão abundantes. Ali deu-se o encontro com outro lagarto da mesma espécie, só que com dimensão assustadora.
Ficamos a contemplá-los e comentamos que estava concretizada a situação que antes já falara, argumentativamente, em outras cartas. Fizemos fotos, embora seja difícil encontrá-los entre as folhagens e frutos, porque a camuflagem é a arma característica desse réptil, pertencente à família Chamaeleonidae, oriunda da África do Sul.
Somente ficou um pensamento, como marca desse episódio – a real confraternização da natureza com seus habitantes.
Ficamos felizes.

(Cotovelo/Natal, 24 de janeiro).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CARTAS DE COTOVELO - O SILÊNCIO




CARTAS DE COTOVELO (VERÃO DE 2018/2019)
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes (nº 10) 

            Outra vez, na solidão da minha varanda da casa de Cotovelo encontro o silêncio, e nele o meu próprio eu, ouvindo o coração na introspecção de um momento único, infinito.
Com este sentimento comungo com o conceito de sabedoria, que segundo Herman Melville[1] é a “Única voz de Deus”.
Do silêncio reconhecemos, num só instante, nossos defeitos e a nossa beleza interior. Ele é sinônimo de quietude, placidez, inspiração, harmonia entre o ser e a natureza, é verdadeiramente o instante de transcendentalidade.
O escritor Paulo Coelho[2], em uma de suas manifestações espiritualistas afirma: “Deus está em nosso cotidiano, espera que notemos a sua presença”.
Assim, nos meus momentos de meditação, invoco os ensinamentos de Alan Kardec[3], quando comenta sobre valores do silêncio - utilidade, recolhimento e liberdade.
Por derradeiro, sem buscas de além mar, relembro a bela composição do nosso artista brasileiro Gilberto Gil[4] quando divaga como se deve fazer para falar com Deus, destacando a solidão e o silêncio.
Enfim, silêncio é saber ouvir e saber calar. Às vezes, até os ateus adotam interpretações involuntárias da Sua existência.
Concluo que o silêncio “não é a voz da dor, mas que, a faz gritar mais alto ... Ah! ... lá isso faz”.[5]

 (Cotovelo/Natal, 23 de janeiro)



[1] Herman Melville, nasceu em Nova York, no dia 1º de agosto de 1819, em uma família de origens inglesa e holandesa. Morreu em Nova York, sua cidade natal, em 28 de setembro de 1891, deixando alguns manuscritos incompletos, entre os quais Billy Budd, Sailor, descoberto apenas em 1920. Sua obra-prima foi o romance Moby Dick.

[2] É considerado o escritor brasileiro mais lido. Carioca nascido em 24 de agosto de 1947. Seu estilo é espiritualista.
[3] O Livro dos Espíritos, 772.
[4] Se eu quiser falar com Deus, Tenho que ficar a sós. Tenho que apagar a luz, Tenho que calar a voz. Tenho que encontrar a paz, Tenho que folgar os nós Dos sapatos, da gravata Dos desejos, dos receios Tenho que esquecer a data Tenho que perder a conta Tenho que ter mãos vazias Ter a alma e o corpo nus. Se eu quiser falar com Deus, Tenho que aceitar a dor. Tenho que comer o pão, Que o diabo amassou. Tenho que virar um cão, Tenho que lamber o chão Dos palácios, dos castelos Suntuosos do meu sonho. Tenho que me ver tristonho, Tenho que me achar medonho, E apesar de um mal tamanho, Alegrar meu coração. Se eu quiser falar com Deus, Tenho que me aventurar. Tenho que subir aos céus, Sem cordas pra segurar. Tenho que dizer adeus, Dar as costas, caminhar. Decidido, pela estrada, Que o findar vai dar em nada, Nada, nada, nada, nada, Nada, nada, nada, nada, Nada, nada, nada, nada, Do que eu pensava encontrar. (1980).

[5] Teresa Teixeira, poetisa lusitana.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019




  • ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS, MORADORES E VERANISTAS DA PRAIA DE COTOVELO
  • P R O M O V E C
  • (RESUMO) INFORMATIVO ANO IV Nº 38/2019 (EXTRA) – 21/janeiro/2019

    DIRETORIA EXECUTIVA:
    Diretor Presidente: ESAM GIRIES ELALI; Diretor Vice-Presidente: OCTÁVIO LAMARTINE DE AZEVEDO; Diretor Financeiro: FLORIANO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE NETO; Diretor Financeiro Adjunto: JOSÉ NICODEMOS DA SILVA M. SOBRINHO; Diretora Secretária-Geral: ALZIRENE NUNES DE CARVALHO Diretora Secretária Adjunto: JUSTA MARIA DA MOTA.
    CONSELHO DELIBERATIVO (TITULARES): 01. Esam Giries Elali; 02. Octávio Lamartine de Azevedoi; 03. Floriano Cavalcanti de Albuquerque Neto;04. José Nicodemos da Silva M. Sobrinho; 05. Alzirene Nunes de Carvalho; 06. Justa Maria da Mota; 07. José Narcélio Marques de Souza; 08. Augusto Coêlho Leal; 09 Lawrence Silvério Santiago; 10. Carlos Alberto Salustino Dutra; 11. Maria das Neves Pereira Pinto. (SUPLENTES): 01. José Guimarães Nogueira; 02. Heriberto de Souza Gomes; 03. Bernardo José Pierantoni; 04. Maurício Gomes Neves; 05. Roberta de Oliveira Xavier; 06. Eugênio Batista Rangel; 07. Rui Câmara de Souza; 08. José Nascimento de Araújo; 09. Valmir Andrade da Silva; 10. Vicente Mesquita Neto; 11. Paulo Roberto Salustino Dutra.
    CONSELHO FISCAL: (TITULARES): Carlos Roberto de Miranda Gomes, Carlos Crescêncio Freire Filho, Helianto dos Santos Lucena, Rui Pires Bezerra e Clécio de Oliveira Godeiro.  (SUPLENTES): João Batista Coutinho e Sátyro Gil de Souza Filho.
    COMISSÕES: COMUNICAÇÃO: Eugênio Batista Rangel (Coordenador); Carlos Roberto de Miranda Gomes (Redator)
    LIMPEZA E URBANIZAÇÃO: Nazaré Góes (Coordenadora)
    RECUPERAÇÃO DA SEDE DA PROMOVEC: José Nascimento de Araújo (Coordenador)
    PLEITOS À PREFEITURA DE PARNAMIRIM: Esam Elali (Coordenador), Octávio Lamartine e Maurício Neves
    SEGURANÇA: Octávio Lamartine (Coordenador); Floriano Cavalcanti de Albuquerque Neto e Maurício Neves
    REGISTRO E RECADASTRAMENTO DE SÓCIOS: Augusto Leal (Coordenador), Andrea Leal, Roberta e Rildeci. EVENTOS: Octávio Lamartine (Coordenador);
    MEIO AMBIENTE: Alzirene (coordenadora), Nascimento Araújo, Eugênio Rangel, Nazaré Góes, Simone Martinelli e Izabel Pinheiro (do In Mare), Leslhie (Cras Litoral) e Roberta Oliveira. SERVIÇO SOCIAL: Justa Mota (Coordenadora), Carlos Dutra, Nazaré e Humberto Maia
    RELAÇÕES PÚBLICAS: Alzirene, Luiz Gonzaga Lira, Fernando (In Mare). PATRIMONIAL: Nazaré, Janice Aranha e Nascimento.

    E D I T O R I A L
    A Promove iniciou suas atividades neste veraneio com ações de conscientização em favor do meio ambiente, reivindicações para a regularidade da limpeza pública e restauração da iluminação pública. No dia 18 promoveu o lançamento do livro do associado Carlos Roberto de Miranda Gomes, contando a história da Entidade, que tem como título “PROMOVEC – uma bela história”, onde relata a história de Parnamirim e seus distritos litorâneos Pirangí, Pium, Barreira do Inferno e Cotovelo, dando conta das suas características e lugares mais relevantes e particularmente a origem de Cotovelo, seu ordenamento urbano, a criação da PROMOVEC, seus fundadores, objetivos e ações fundamentais para as melhorias conseguidas para a comunidade. Na festa, foram homenageados os associados escritores Augusto Coêlho Leal e Eugênio Rangel, que receberam placas alusivas, seguindo-se o lançamento propriamente dito, recepção e música a cargo de Tita dos Canaviais, num ambiente de harmonia e confraternização muito prestigiado.
    Do acontecimento oferecemos nesta edição “Extra”, algumas das fotografias do evento, que por si só comprovam o sucesso do evento> 
  • ESCLARECIMENTO (ERRATA)
    Numa leitura para cuidadosa do livro, constatei um lapso na página 90: na relação de ex-presidentes não constam: Carlos Rosalvo de Oliveira Serrano (período fevereiro de 1998 a fevereiro de 1999 e Rui Câmara de Souza (período fevereiro de 1999 a fevereiro de 2000), sendo sucedido por Paulo Roberto Salustino Dutra, cujo patronímico foi escrito equivocadamente como “Outra” ao invés de “Dutra. O erro também foi cometido com o nome de Carlos Alberto Salustino Dutra.
    Contudo, os ex-presidentes omitidos da relação têm suas gestões registradas devidamente nas páginas 94 e 97. Desculpas: Carlos Gomes (autor do livro).