sábado, 8 de junho de 2013

25082010-25082010EF5943PAULO VANNUCHI – O DIPLOMATA DOS DIREITOS HUMANOS

Nosso Ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, acaba de vencer renhida disputa para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Uma Vitória incontestável da diplomacia brasileira e do Brasil que insiste em continuar a luta! Sua trajetória na luta pela redemocratização, seu espírito diplomático e seu olhar de águia no futuro da humanidade, o credenciam para tão especial tarefa.
Convivi com Vannuchi no Fórum de Gestores em Direitos Humanos, de 2006 a 2010, onde travamos inúmeros debates. Impressionava sempre a riqueza de suas intervenções, sempre acompanhada de uma leitura da evolução da política internacional clara, concisa, pedagogicamente falando sempre a “fala dos Direitos Humanos” para o conjunto das pessoas. Além de não se furtar ao debate, sempre nos brindava com exemplos da literatura, do cinema e das pessoas simples com quem conviveu nos “tempos de luta”, ou seja, por toda sua vida. Além da energia política, o ministro nunca perdia a piada e nem os amigos que granjeou no citado fórum.
Obstinado por nossa Memória e Verdade, desde que me conheceu, não se cansava de repetir de que precisávamos fazer uma homenagem à Luís Maranhão, e quando o informamos de que a placa comemorativa deveria ficar em determinado órgão, Vannuchi com seu olhar na história, docemente discordou e vaticinou de que a homenagem para ser insuperável deveria ficar afixada nas paredes da Assembleia Legislativa. No ato que constou da Caravana da Anistia no RN, ante um pequeno imbróglio entre cerimoniais e dada a delicadeza da presença de parlamentares que por vivenciarmos um momento eleitoral estavam vedados de participar de atos institucionais, o ministro me chamou num canto e me nomeou cerimonialista. Não fiquei surpreso, pois o mesmo num determinado evento em Brasília me chamou à mesa diretora dos trabalhos de um evento e me passou o microfone e a palavra para fazer a saudação à viúva de Mitterrand em visita ao Brasil.
cms-image-000315052Em retribuição “aquela molecagem”, o homenageamos no IV Congresso Brasileiro de Direitos Humanos, que o IPEJUC realizou em 2010.
Com a mesma coragem com que ajudou a luta pelos direitos humanos no Brasil a agendar a Comissão da Verdade, com que coordenou a construção do III Programa Nacional de Direitos Humanos, com a mesma ousadia com que sensibilizou importantes figuras do empresariado brasileiro para um olhar pelos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi chega à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, levando o sangue dos nossos mártires pela liberdade, as lágrimas dos seus parentes e amigos e como herdeiro dos seus sonhos, utopias e estradas.
Essa vitória da diplomacia brasileira nos enche de orgulho e aponta uma agenda continental pela construção de uma República Interamericana sob à égide dos Direitos Humanos , livre, soberana e generosa como sonharam e nos legaram Alexandre Vannuchi, Victor Jara, Luiz Inácio Maranhão Filho, Sílton Pinheiro, Paulo Fonteles, Eugênio Lyra, os Angel, Santana, os Petit, Sandino, os Canutos, Titos, Chico Mendes, Helenira Rezende, Dina, Rubens Paiva, Oswaldão e todos os que os que colocaram a liberdade e a luta como pressupostos para o içamento da felicidade interamericana. Por vezes a conjuntura nos quase põe em desespero, mas vitórias como esta nos mostra que “a história é um carro alegre / cheia de gente contente / Que atropela indiferente / Toda aquele que a negue”, como nos cantou Pablo Milanez e Chico Buarque. A chegada do brasileiro Paulo Vannuchi à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA sedimenta de que não queremos o passado como era e que o presente, com ousadia, precisa parir o futuro de maneira inadiável.
_________________________
Marcos Dionisio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

1. Caminhe de 10 a 30 minutos todos os dias e sorria enquanto caminha.

2. Ore na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos por dia, em segredo, se for necessário.

3. Escute boa música todos os dias. A música é um autêntico alimento para o espírito.

4. Ao se levantar de manhã, fale "Deus, meu Pai, Te agradeço por este novo dia".

5. Viva com os 3 "E": Energia, Entusiasmo e Empatia.

6. Participe de mais brincadeiras do que no ano passado.

7. Sorria mais vezes do que o ano passado.

8. Olhe para o céu pelo menos uma vez por dia e sinta a majestade do mundo que rodeia você.

9. Sonhe mais, estando acordado.

10. Coma mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas, e menos alimentos industrializados.

11. Coma nozes e frutas silvestres. Tome chá verde, muita água e um cálice de vinho ao dia. Cuide de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em sua vida e, se possível, faça em companhia de quem você ama.

12. Faça rir pelo menos 3 pessoas por dia.

13. Elimine a desordem de sua casa, seu carro e seu escritório. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.

14. Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.

15. Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.

16. Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.

17. Sorria mais.

18. Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama.

19. A vida é muito curta para você desperdiçar o tempo odiando alguém.

20. Não se leve tão a sério. Ninguém faz isto.

21. Não precisa ganhar cada discussão. Aceite a perda e aprenda com o outro.

22. Fique em paz com o seu passado para não estragar o seu presente.

23. Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.

24. Ninguém está tomando conta da sua felicidade a não ser você mesmo.

25. Lembre que você não tem o controle dos acontecimentos, mas sim do que você faz deles.
                       
26. Aprenda algo novo cada dia.

27. O que os outros pensam de você não é de sua conta.

28. Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã.

29. Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.

30. O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Seus amigos sim. Mantenha contato com seus amigos.

31. Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.

32. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.

33. O melhor está ainda por vir.

34. Não importa como você se sente: levante, vista e participe.

35. Ame sempre com todo o seu ser.

36. Telefone para seus parentes frequentemente e mande emails dizendo: Oi, estou com saudades de vocês!

37. Cada noite, antes de deitar, agradeça a Deus por mais um dia vivido.

38. Lembre que você está muito abençoado para estar estressado.
39. Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito.

40. Envie esta mensagem a quem você gosta.
_____________________
COLABORAÇÃO DO LEITOR E AMIGO LUIZ GONZAGA CORTEZ

sexta-feira, 7 de junho de 2013

HÁ 86 ANOS
Em 07 de junho de 1927, pelas mãos de Mãe Quininha e Doutor Mariano Coelho, na cidade de Caicó, vinha ao mundo MOACYR GOMES DA COSTA, filho do Dr. José Gomes da Costa e D. Maria Ligia de Miranda Gomes, que veio a ser o arquiteto que criou o "Poema de Concreto Armado", Estádio de futebol que recebeu o nome de "Machadão" demolido pela insensatez de Governantes mal orientados.
________________________________________________________________
O menino Moacyr teve uma infância normal, mas sem fartura, cercado do carinho e do desvelo dos muitos familiares do lado dos Miranda e dos Gomes da Costa.
Por circunstâncias profissionais, seus pais vieram para Natal e aqui se desenhou a sua mocidade, entre as dunas das cercanias de Natal e o rio Potengi, enriquecida pelos amigos e pelos devaneios e sonhos bem sonhados, de criar asas e buscar o seu lugar ao sol.
No ano de 1934, com sete anos de idade, morou na Avenida Deodoro, em uma das casas de propriedade dos “Palatinic”, no quarteirão entre a Ulisses Caldas e a João Pessoa. A avenida tinha apenas pequeno trecho calçado e no centro passavam os trilhos do bonde elétrico que chegava até o alto da ladeira do sol.
Natal deveria ter em torno de 30 mil habitantes.   
Já datava desse tempo o pendor pelo esporte, pois papai o levava aos jogos no “Stadium” Juvenal Lamartine inaugurado em 1928, a maior novidade em matéria de lazer da cidade. Esse proceder ele repetiu com todos os filhos homens, sempre incentivando a torcer pelo América Futebol Clube, o que somente não logrou êxito com o caçula José Gomes, que se tornou inexplicavelmente “abecedista”. Mas a democracia sempre prevaleceu em nossa família.
Outra coisa prazerosa que papai adotava em sua vida era de aproveitar os períodos de veraneio, que ocorreram em variados locais. No tempo de Moacyr, Fernando e Leda, em Areia Preta, em casa vizinha  ou próxima à da família do General Rolindino Maciel. Foi época  em que a infância tinha um sabor diferente, pela convivência mais aconchegante dos pais, irmãos e amigos. Em outro tempo, já Moacyr ausente, veraneamos em Barra do Cunhaú (Penha) e na Redinha, nesta por muitos anos, até ocorrer a morte trágica do nosso cunhado José de Morais Gondim, quando a vida familiar tomou novos rumos.
Em 1935, fixamos residência no bairro da Ribeira, esquina da Av. Duque de Caxias com a Nísia Floresta.  
Da Ribeira a família foi residir em uma casinha acanhada no baldo, última casa da 13 de Maio, nº 890 (hoje Princesa Izabel), por curto período, pois a casa não cabia todos os seus integrantes.  
De lá houve a mudança para a Av. Rio Branco, 710, onde nasceu o autor deste blog, quase vizinho ao prédio onde hoje funciona o Banco Santander. O bom é que era quase vizinho, também, do Cinema Rex e da casa dos médicos Carlos Passos e Demétrio Viveiros.
Nesse período Moacyr estudava no Colégio Pedro II, do saudoso Professor Severino Bezerra, na Ribeira, ao lado do Teatro, depois para o curso ginasial do Atheneu da Avenida Junqueira Aires, em 1939.
Em seguida passamos a morar na Rua Felipe Camarão, onde nasceu Socorrinho, em 1942, vizinho à família Gosson.
]Nova mudança, desta vez para a Rua Princesa Izabel, vizinho a Paié e Vozinha (Aline), defronte do Colégio 7 de Setembro, do Professor Antônio Fagundes e a casa da conhecida e estimada parteira Dona Adelaide, que trouxe ao mundo parte dos irmãos.
O Brasil entra na guerra e Natal tornou-se famosa, conhecida como “Trampolim da Vitória”, na defesa do continente na 2ª Guerra Mundial.
A guerra recrudescia no mundo inteiro e cada vez mais ameaçadora. A cidade vivia constantemente em estado de alerta, com as noites em “black-out”, obrigando as pessoas a fazerem abrigos antiaéreos, com o céu rasgado por holofotes rastreando possíveis inimigos e os nossos aviões fazendo patrulhamento nas costas, voando pela cidade, deixando a população em permanente estado de tensão. A esse tempo papai exerceu o cargo de Delegado de Ordem Social e Cascudinho o de Secretário de Segurança, tendo acesso às informações oficiais, nos deixando ainda mais amedrontados.
Nesse ínterim Moacyr arranjou um emprego de escritório na Base Aérea americana, pois era bom datilógrafo e falava um pouco de inglês, enquanto papai, já melhorando da doença, foi incentivado pelos amigos a prestar exame para a Magistratura, ainda no leito, sendo conduzido nos braços, logrando aprovação e nomeação para Juiz de Direito da Comarca de Santana do Matos, distribuindo os filhos mais velhos entre os parentes, em razão da fase de estudos. Isso durou muito tempo, pois papai era Juiz de morar realmente nas Comarcas e foi sucessivamente sendo promovido para Angicos, Penha (Canguaretama), Macaíba até chegar em Natal.
À esse tempo, papai conseguiu comprar uma casinha na Rua Otávio Lamartine, onde nasceu Zezinho – o último dos filhos, mas teve de vendê-la para pagar dívidas de um irmão (Pedro Gomes), que assumira a titularidade da firma Gomes & Cia. Ltda., mas não transferiu os papéis. Isso foi uma grande perda, principalmente porque até então o magistrado era pessimamente remunerado.
Voltando no tempo, em 1945 termina a guerra – papai Juiz de Penha (Canguaretama) e Moacyr desempregado face à desativação da base americana. Surge a ideia de ir para o Rio de Janeiro estudar, recomendado pelo tio Luiz, então engenheiro bem sucedido, que recebeu nosso irmão mais velho, deu-lhe emprego em sua empresa e a orientação necessária para o aprendizado profissional e da vida – foi na verdade o alicerce em que edificou os objetivos maiores daquele jovem sonhador, sem onerar o já combalido orçamento da família.
Com tudo isso, nunca descurou dos estudos no velho Atheneu, ampliando seus conhecimentos e habilidades no desenho, concluindo o ciclo básico para tentar a Universidade.
Na escola regular, se sobressaiu pelo seu traço nos desenhos ilustrados dos seus cadernos, o que atraiu a atenção da família, inclusive do Tio Luiz Gomes da Costa, já então consagrado engenheiro na Capital Federal.
Desde então, já despontava como promessa de um futuro arquiteto, com a ajuda desse tio vencedor no Rio de Janeiro.
_________________________________
Pequenos trechos de um livro que estou escrevendo em homenagem a esse homem extraordinário, que terá por título "O menino do poema de concreto".
PARABÉNS MOACYR.


_____________________________________________

NOTÍCIAS

Carlos Gomes representa OAB/RN na posse de novos membros da Academia de Letras Jurídicas

por Anne Medeiros

Imagem Interna
A Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte –
ALEJURN realiza hoje(07), às 19h30, sessão solene de 
posse dos novos acadêmicos: desembargadores federais 
Luis Alberto Gurgel de Faria e Edilson Pereira Nobre 
Júnior, além do juiz Artur Cortez Bonifácio. 
Na oportunidade, 
a OAB/RN estará representada pelo membro honorário
 vitalício Carlos Gomes.



A REUNIÃO DA UBE/RN, REALIZADA NESTE 06-06, SEGUINDO A PAUTA, ELEGEU, POR UNANIMIDADE, MEMBRO EFETIVO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES, MARIA EULÁLIA BARROS. PARABÉNS.

DR. EDUARDO ANTÔNIO GOSSON-
PRESIDENTE
EDUARDO GOSSON E LÚCIA HELENA
APÓS A ELEIÇÃO E APROVAÇÃO POR
 UNANIMIDADE, DO NOME DA ESCRITORA
MARIA EULÁLIA BARROS COMO MEMBRO
EFETIVO DA UBE/RN.
LÚCIA HELENA, SUZANA GALVÃO E JANIA
SOUZA, RECÉM CHEGADA DE GENEBRA,
ONDE FOI CONVIDADA A AUTOGRAFAR
 SEUS LIVROS.
CLAUDIONOR BARBALHO, MANUEL
MARQUES FILHO, EDUARDO GOSSON
E LÚCIA HELENA
JANIA SOUZA - TESOUREIRA DA UBE/RN
DR. CARLOS GOMES E CLAUDIONOR
BARBALHO
SEVERINO VICENTE, DR. CARLOS GOMES
E MANUEL MARQUES
CARLOS GOMES, CLAUDIONOR
BARBALHO, MANUEL MARQUES, EDUARDO
GOSSON, LUCIA HELENA, SUZANA GALVÃO E JANILSON OLIVEIRA.
 
SEVERINO VICENTE, CARLOS GOMES E MANUEL MARQUES.
LÚCIA HELENA E SUZANA GALVÃO
 
JANILSON. LÚCIA HELENA E JANIA
APENAS REGISTREI AS FOTOS, A
ATA FOI ELABORADA PELO SECRETÁRIO
MANUEL MARQUES FILHO A SER
DIVULGADA NA PRÓXIMA REUNIÃO.
_____________________
CRÉDITO: BLOG DE LÚCIA HELENA
H O J E

quinta-feira, 6 de junho de 2013

H O J E

H O J E



UNIÃO BRASILEIIRA DE ESCRITORES -

COMUNICADO DE REUNIÃO Nº 03/ 2013,

SOB A PRESIDÊNCIA DE EDUARDO GOSSON.


EDUARDO ANTÔNIO GOSSON

“Ninguém faz nada sozinho.” 

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RN -
 UBE/RN

 Comunicado de reunião nº 03/2013 

Através do presente Comunicado ficam todos
os membros da Diretoria e associados em
pleno gozo de seus direitos, convocados para
Reunião
com a seguinte ordem Ordem do Dia: 

1. Novos sócios 
2. revisão no planejamento das atividades
do ano de 2013 

Data: 06.06.2013 (quinta-feira) 
Hora: 17h Local : ANL

Eduardo Gosson - Presidente

terça-feira, 4 de junho de 2013

EMOÇÃO PURA

Obras da nova sede da OAB/RN serão iniciadas em quatro meses

por Maiara Cruz
Imagem Interna
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, recebeu na manhã desta quarta-feira (29), juntamente com o ex-presidente da Seccional Potiguar, Paulo Teixeira, e do presidente da Comissão de Obras e Patrimônio da OAB/RN, Kaleb Freire, o alvará de licenciamento para a construção da nova sede da Secional Potiguar. O documento foi entregue pelo secretário municipal de meio ambiente e urbanismo, Marcelo Toscano, na sede da Semurb.

"Você não sabe o tamanho da nossa felicidade. Digo isso principalmente por Paulo Eduardo, que vem lutando pela construção da nova sede desde o início da sua gestão. O cálculo do ganho, só quem faz a OAB, sabe". Disse o presidente da OAB/RN ao secretário da Semurb.

Segundo Kaleb Freire, a previsão é de que as obras comecem em quatro meses. “Após o início das obras, a expectativa é de que a nova sede esteja pronta em, no máximo, 24 meses”.

O novo prédio da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte será construído em Candelária (vizinho ao SINE), com 3.600m2 em região privilegiada, perto da chamada “cidade judiciária”. A nova sede terá auditório para 500 pessoas, salas modernas para as comissões temáticas, Tribunal de Ética e Disciplina - TED, Escola Superior de Advocacia - ESA, Caixa de Assistência dos Advogados – CAARN e Assistência Jurídica, obedecendo aos critérios da estrutura administrativa com acessibilidade. Quanto ao prédio atual, diante de sua importância Histórica, será destinado à instalação do Museu da OAB/RN e do Memorial dos Advogados.
OAB/RN prepara Ato Público contra violência
OAB/RN convoca Advocacia para ato de protesto na próxima sexta (07) contra violência
O Conselho da OAB/RN realizará ato público no Fórum Miguel Seabra Fagundes no dia 07 de junho, às 11h, com o objetivo de chamar atenção das autoridades contra violência a advogados.  Conforme o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, a ideia é reunir a advocacia para cobrar justiça dos assassinatos de advogados que não foram solucionados.
A Seccional Potiguar tem acompanhado de perto as investigações dos três crimes brutais contra advogados que ocorreram neste ano: Antônio Carlos de Souza Oliveira, morto a tiros em 9 de maio; Marcelo Roverlando Jorge de Moura, assassinado a tiros na cidade de Apodi em 9 de janeiro, e o caso da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros que foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro dentro de um motel na cidade de Santo Antônio. Outro crime envolvendo advogado em Natal foi o assassinato a tiros de Anderson Miguel da Silva em junho de 2011, dentro do seu próprio escritório, no bairro de Lagoa Nova.
ATO DE PROTESTO CONTRA VIOLÊNCIA A ADVOGADOS
Data: 07de junho de 2013
Horário: 11h (concentração às 10h30 no estacionamento da OAB/RN - Rua Dr. Lauro Pinto, próximo ao Fórum)
Local: Fórum Miguel Seabra Fagundes (Rua Dr. Lauro Pinto, 315 – Lagoa Nova, Natal-RN)
Informações: 84.4008 9400


segunda-feira, 3 de junho de 2013

PROMOÇÃO INTELIGENTE



O PODER COMO PONTE PARA
O BEM ESTAR COLETIVO
Por Flávio Rezende*
Gosto muito de ler entrevistas mais elaboradas, que, se bem conduzidas, revelam o pensamento de pessoas importantes, que tem o poder de decidir o destino e o bem estar de milhões e até bilhões de seres em passagem material por nosso planeta Terra.
Depois de ler uma dessas numa revista, mudei a mídia para a TV e assisti uma matéria no Globo News, sobre uns brasileiros que desenvolveram um software que foi usado na posse de Obama e de um casamento real britânico. A informação levou minha mente a pensar sobre a quantidade de coisas que rolam em torno das pessoas poderosas, tornando cada passo, cada fala, cada gesto, trabalhado para ser exposto, seja de maneira oficial, seja à margem de seus comandos.
O que quero dizer é que em consequência deste aparato todo focado nestes seres famosos, suas vontades, desejos, planos e ações, decidem vidas, criam e destroem fortunas, elevam ou abatem países, tudo dependendo da maneira como eles direcionam suas energias pessoais.
Se forem seres desprovidos de humanidade no sentido fraterno, vão agir de maneira egoísta, fazendo tudo em função de ganhos particulares para ele e seu grupo, não importando que isso gerasse tristezas, mortes ou amarguras.
Já os seres que verdadeiramente pensam no bem dos demais, convergem seus atos para atitudes altruístas, não colocando suas conveniências próprias e nem familiares em primeiro plano, muitos até sacrificando biografias e vidas pessoais, em prol de uma causa humanitária e do bem.
Meu pensamento então ficou navegando nas águas turbulentas dos exemplos negativos, procurando entender como alguém não percebe a oportunidade de entrar para a história pelo lado bom, àquele onde a reverência tem mais sabor e onde a glória é mais apreciada, passando a eternidade em ruas, prédios, datas e citações em veículos diversos.
O gozo material dos sentidos, para os que direcionam suas ações no rumo da obtenção de frotas de veículos caros e raros, do usufruto de mulheres novas e esteticamente ditas ok e da acumulação crescente de cédulas com valor no mercado, é sempre temporário e, quando os castelos prazerosos da temporalidade caem, a areia disforme que sobrevive, não consegue passar para a posteridade, mais que o lixo que foi esta vida, que o estrume que foram as ações destes seres e o odor que estes corpos já inertes revelam, perdendo a oportunidade de ficar eternos com o doce frescor das essências do bem, que poderiam perfumar nosso planeta e tornar sempre exemplar estas existências que se perderam em equívocos e bestialidades.
As pessoas que tem poder, que obtém muita atenção ao falar, andar, agir e determinar, deviam ser gratas por estarem nestas condições, tendo a valiosa oportunidade de direcionar suas vidas para melhorar e tornar mais feliz a de tantos outros, não perdendo nada da materialidade por seguir os caminhos do bem, muito pelo contrário, o homem pode ser rico material e espiritualmente, não existe problema no usufruto das riquezas, o que não se admite é que ela seja usurpada da coletividade que, por herança divina, compartilha a convivência terráquea e, merece também, as devidas condições para acessar o ouro, o incenso e a mirra.
Cabem as pessoas de bem, que influenciam bilhões de outros, com o suporte das mídias atuais, conduzir suas vidas no sentido da justiça social, da democracia, do respeito às liberdades individuais, tudo com responsabilidade, com o emprego das ferramentas que se revelam corretas, direcionando ações pessoais e governamentais para o bem estar de todos e, quando estiverem em contato com os microfones, jornalistas, entrevistas, aproveitem a oportunidade para contribuir de maneira maravilhosa, para a formação da cultura da paz e do amor entre todos nós.

LIVRO & IMAGENS DO BEM ORGANIZADO PELO ESCRITOR, JORNALISTA FLÁVIO REZENDE SERÁ LANÇADO NO DIA: 07/06/2013 NA LIVRARIA SARAIVA ÀS 19H, A RENDA SERÁ REVERTIDA PARA A CASA DO BEM. PARABÉNS A FLÁVIO REZENDE, AOS AUTORES, FOTÓGRAFOS E PATROCINADORES QUE POSSIBILITARAM A REALIZAÇÃO DESSA OBRA DO BEM.

Boletim do Bem - CONVIDANDO PARA LANÇAMENTO
DO NOSSO LIVRO DO BEM

Quem não puder ir, pode pedir o livro por aqui, deixando endereço que posto no correio, o depósito na conta 26847-X - agência 1668-3 Banco do Brasil deve ser no valor de R$ 35,00 para cobrir o livro e a despesa postal.
Antes de escrever mais sobre o livro, deixo informações recentes da Casa do Bem, que está colocando piso novo no quintal, aumentando assim as atividades culturais e esportivas, colocamos um toldo para proteger da chuva e agradecemos doações recentes de Getúlio Soares, com uma produção geral de cabelo em Liliane Tavares, registrar Dia das Mães da Mystery Companhia de Dança de Heberth Gleydson, que fez movimentado evento cultural e sorteou brindes, além de alimentação, Gleydson que é coordenador geral da Casa do Bem, registramos ainda atividades da Escolinha de Futebol com muitos jogos pela frente, ressaltando mais uma vez grande doação de bijuterias de Neide e de Eduardo Paschoal, com nosso Bazar do Bem cheio de coisas legais e cursos de montagem para rolar. Temos ainda a registrar inúmeras doações que chegam, a verba da Prefeitura da Cidade do Natal que proporcionou pagamento das despesas básicas e compra de mais equipamentos, como para a Tv do Bem, tivemos a despedida do voluntário polonês JJ e, vamos participar de um evento da OAB em prol do meio ambiente, com nossos jovens indo para a Via Costeira.



Livro do Bem - CONVITE para todos
Os participantes desta edição são: Jocian Pinheiro, José Carlos Brito, Lourdinha Melo Galvão, Francisco Evangelista, Paulo Neris, Luana Camila, Claudete Roseno de Castro, Juarez Chagas, Sulla Mino, Maria Penha Barrozo, Denise Wingerter, Taciana Chiquetti , Manoel Lopes, Vicente Vitoriano, João da Mata Costa, Marcos Antônio de Andrade Medeiros, Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Lolô Fonseca), Carlos Gomes, Nazareth Tunholi, Livio Oliveira, Diana Fátima, Raí Lopes, Letícia Pinheiro, Lourdinha Galvão, Isabela Maroto, Flávio Rezende, Jomar Morais e Jânia Souza. Mais de vinte colaboradores cederam textos e fotos para a edição final do livro Letras & Imagens do Bem - Vol. 6, que a Casa do Bem vai lançar no próximo dia 7 de junho, uma sexta, a partir das 19h na livraria Saraiva do shopping Midway Mall. O livro contém ainda um resumo das ações humanitárias da entidade e, tem ilustração de fotos do artista plástico e professor Vicente Vitoriano. Editado pela Plena Comunicação e impresso na Offset Gráfica, o livro vai ser vendido pelo preço de R$ 30,00 e a renda é toda revertida para as ações humanitárias desenvolvidas na ONG.

Esta edição do livro tem o apoio dos mandatos de Júlio Protásio, Fernando Mineiro, Hugo Manso, ainda do Sebrae-RN, escritórios de advocacia de André Elali, Carlos Roberto de Miranda Gomes, Rocco José Rosso Gomes, Valéria Lucena Rosso Gomes, UNI-RN, CEPE-RN e da Imobiliária Caio Fernandes.

TODOS CONVIDADOS

domingo, 2 de junho de 2013

FRAGMENTOS DO COTIDIANO


FEIRA DO ALECRIM
Ivam Pinheiro

Não é em dias escritos de feira
De primeira não é numa segunda
Terça, Quarta, quinta ou na sexta
Feira no sábado – tem no alecrim 
É festança popular no uso do grito.

De manhã ou de tarde tem agito
Aqui grita mais e pechincha sim
Armazenada em sacos ou cestas
A cultura popular aqui é fecunda
Cordel, raízes, tipos e bebedeiras.

Comida popular tem nas barracas 
Em qualquer dia – até nos feriados.
Mocotó de boi – caldo da sustança
Fumo de rolo, cachaça e forró no ar
Saco de farinha, açúcar, arroz e feijão.

Carne de sol e rapadura vai pra saca
Alegria de notícias de chuva no roçado
Galinha, guisado e picado tá na pança
Morena tô de olho e compro até cajá
O som do povo anima o meu coração.

OBS.: A nossa autência alma potiguar brasileira, vivência da labuta e no grito que pede passagem para resistir e sobreviver nesses tempos modernos, na magia da deslumbrante cultura popular - é dia de feira, feira do alecrim!

A Feira do Alecrim - Natal/RN. Foto: Tarcio Fontenele. 
Imagem disponível na página pessoal do autor na rede social facebook."



 
POUCO LEVADO
COISAS DE MENINO

 
Marcos Calaça

Quando menino fui levado
Dando pouco trabalho no sertão.
Cheguei a apanhar de sandália,
E de fivela com cinturão.

Levei pouca pisa,
Não escapei de cipó
Ao tomar banho de poço,
Apanhei de fazer dó.

Eu era frouxo na rua 
E em casa também,
Mas fazia o que queria
Feliz como ninguém.

Inventei de caçar 
Com Inácio e Chiquinho de Maroca,
Apanhei de mamãe
Ao ver a espingarda de soca.

Na vida eu estudei, 
Passei por muitos caminhos,
Para colher frutos
Existem muitos espinhos.

Marcos Calaça, jornalista (UFRN)


ABSURDO

sei que não consegues enxergar o absurdo
(a palavra esplêndida entendes
pois te chega como um susto)

eu te pergunto então pelo dia de ontem
e já não o vês

pelo de amanhã
e deste nada sabes

pelo minuto que passou
e já não o tens

pelo momento que supões viver
e não o reténs

aí já não consegues parar
e não há certezas
e nada podes definir
suspenso

como o equilibrista limitado a concentrar-se
na linha imaginária do tempo
colocada entre o mistério e sua inquietude
 
                                               (Horácio Paiva)
                                                               Fazenda Lagoa Nova, Taipu, 2/11/2012