terça-feira, 18 de abril de 2023

 Faculdade Católica do RN – mérito reconhecido


Padre João Medeiros Filho


O poeta Virgílio em uma de suas Éclogas proclama: “Paula, maiora canamus” (cantemos as coisas grandiosas). É o que se pretende. Em tom jocoso, mas realista, costuma-se denominar: “O país de Mossoró”. Na verdade, a capital do oeste potiguar é diferenciada. Sempre teve sede de liberdade, lutando pela arte, cultura e educação. Ali funciona o primeiro colégio confessional do estado, criado em 1901 por Dom Adauto Miranda Henriques. O Santa Luzia é um marco na história educacional norte-rio-grandense. Desde 2009 é também o endereço de outra instituição de ensino: a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, nos primórdios intitulada Faculdade Diocesana de Mossoró. Ela vem se destacando nos meios acadêmicos em âmbito nacional, desde o seu credenciamento pela Portaria do Ministério da Educação 839/09. Atualmente, são ministrados oito cursos presenciais de graduação, reconhecidos pelo sistema federal de ensino. Oferece dezenas de cursos de pós-graduação “lato sensu”, MBA (“Master of Business Management”) e extensão. Conta com um corpo docente de excelência, detentor de larga experiência magisterial e títulos de mestre e doutor.

Os fatos falam por eles mesmos. “Pelos frutos conhecereis a árvore” (Mt 7, 20), afirmou Jesus Cristo. A Católica do RN acaba de obter a segunda maior nota de avaliação, concedida pelo MEC às instituições de ensino superior mantidas por setores ligados à Igreja do Brasil. Ao lado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, com sede em Belo Horizonte, lidera o “ranking” das entidades de ensino superior ligadas ao catolicismo. Ambas são escolas relativamente novas e de pequeno porte, se comparadas aos centros universitários e universidades, em sua maioria, datando das décadas de 1940-1970. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC registra 177 filiadas, que oferecem educação superior. A avaliação ministerial demonstra a seriedade com que se ministra o ensino, a possibilidade de a Igreja ser sacramento da verdade, justiça e paz.

É um legado relevante de Dom Mariano Manzana ao Povo de Deus, na construção da história eclesiástica e educacional potiguar. É prova de que se pode educar com qualidade e dar testemunho de Cristo no mundo universitário, por natureza questionador, crítico e científico. Constitui-se em lição para as entidades religiosas, ensinando como gerir e vencer em meio a tanta concorrência, usando dos trunfos da verdade, honestidade e ciência. No momento, trata-se da única instituição norte-rio-grandense de ensino superior, vinculada ao catolicismo. Nos últimos dez anos, cinco faculdades – três pertencentes à Congregação das Filhas do Amor Divino e duas tendo como mantenedores departamentos das dioceses de Caicó e Natal – declinaram de sua missão, sendo vendidas ou fechadas. 

A Católica do RN começou apenas com um curso de nível superior. A tarefa de educar exige dedicação, diálogo e paixão pelo ensino. E isso não faltou a Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, alma inspiradora da Católica do RN. Esta é dirigida hoje, de forma brilhante, por Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas, detentor de dois diplomas de graduação, dois de mestrado e um de doutorado com importante tese defendida na PUC Campinas. É dever de justiça prestar homenagem à diocese de Mossoró, aos abnegados docentes e servidores, bem como aos discentes de sua faculdade.

Last, but not least” (por último, mas não menos importante), deve-se informar que a instituição mossoroense se destaca pela sua biblioteca, uma das melhores do país. Seus centros de estudos, clínicas e espaços de prática profissional complementam as aulas teóricas. O ensino foi considerado de ótimo a excelente, não apenas pelo nível de seus professores e infraestrutura, mas também pela visão regional, diferencial para uma formação comprometida com a nossa gente. Começou com o curso teológico, mostrando que não existe humanismo sem Cristo. Usando uma expressão muito cara aos eclesiásticos, ela é uma das belas realizações da Igreja “Ad gentes” (missionária e aberta ao mundo). Seu corpo diretivo empenha-se para solicitar, dentro de poucos anos, o credenciamento como Universidade Católica, a primeira em terras potiguares, concretizando um sonho do bispo, dos padres Sátiro, Américo, Charles, Flávio e tantos outros. Lembremo-nos das palavras do apóstolo Paulo, plenas de visão teológica e pastoral: “Fiz-me tudo para todos, para ganhar alguns” (1Cor 9, 20).

Enviado do Yahoo Mail no Android