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sábado, 4 de julho de 2015


  
Marcelo Alves

 

O legislador de Deus 

Líder do povo de Israel em seu Êxodo do Egito e na sua errância pelo “deserto”, quase sempre retratado como um velhinho de barba branca e cabelo grande, Moisés foi, pelo menos para a nossa tradição judaico-cristã, talvez o primeiro e com certeza o mais famoso dos antigos legisladores. Sua história está contada em quatro livros da Bíblia, do Êxodo ao Deuteronômio. Sem aqui discutir a veracidade do que ali está registrado, essa importantíssima parte do Antigo Testamento constitui-se numa verdadeira biografia de Moisés, do seu nascimento à sua morte, relatando muitos dos acontecimentos da vida desse “legislador de Deus”. 

Filho do casal levita (aqui me refiro à tribo israelense) Amram e Jocabed, Moisés nasceu no Egito, muito provavelmente no tempo do Faraó Ramsés II, que à época havia, segundo a tradição bíblica, determinado a morte das crianças hebreias do sexo masculino. Segundo conta a Bíblia, o pequeno Moisés foi por algum tempo escondido pela família para evitar a morte nas mãos dos egípcios e, depois, posto em uma cesta entre os juncos do Rio Nilo. Ele foi descoberto por uma filha do Faraó que se banhava no Nilo. Foi por ela poupado e criado como filho adotivo no palácio real. Moisés foi amamentado pela própria mãe que, com a identidade não revelada, foi empregada no palácio para cuidar da criança. Já adulto, Moisés matou um egípcio que viu batendo em um hebreu e teve de fugir do Egito para salvar sua própria vida. Refugiado, casou-se com Séfora. Teve dois filhos, Gérson e Eliezer. Certo dia, quando Moisés pastoreava o rebanho do sogro, Deus lhe ordenou que voltasse ao Egito e, com a ajuda de Aarão, retirasse os hebreus do “cativeiro” egípcio. E vem assim a famosa história/estória, que nos conta, resumidamente, o “Dicionário da Bíblia”, organizado por Brune M. Metzer e Michael D. Coogan e publicado no Brasil por Jorge Zahar Editor: “Moisés retornou ao Egito e, junto com Aarão, produziu sinais e nove pragas para convencer o faraó a permitir aos hebreus sair do Egito (...). Os sinais e pragas não convenceram o faraó, que repetidamente deu e retirou sua permissão para a partida. Com a décima praga, a mortandade dos primogênitos, o faraó e seu povo instaram os hebreus a partirem. Moisés e o povo partiram somente para serem perseguidos pelo faraó, cujo exército afogou-se nas águas do mar Vermelho, depois que elas se haviam aberto para deixar os israelistas as atravessarem”. 

Foi no “deserto” (onde passou com seu povo quarenta anos em busca da “terra prometida”), mais precisamente no Monte Sinai, que Moisés recebeu de Deus os famosos “Dez Mandamentos” (que, para o Judaísmo, é uma pequena parte das suas 613 leis), o que fez dele, nesse caso como mediador da lei de Deus aos homens, o mais famoso dos antigos legisladores da civilização ocidental. 

Distribuídos no Livro do Êxodo, no Capítulo 20, em 17 versículos (como também no Deuteronômio, Capítulo 5, versículos 6-21), os “Dez Mandamentos”, na tradição católica, são assim sistematizados: (i) Amar a Deus sobre todas as coisas; (ii) Não usar Seu santo nome em vão; (iii) Guardar domingos e festas de guarda; (iv) Honrar pai e mãe; (v) Não matar; (vi) Não pecar contra a castidade; (vii) Não roubar; (viii) Não levantar falso testemunho; (ix) Não desejar a mulher do próximo; e (x) Não cobiçar as coisas alheias. Posto dessa ou de outra forma, quase todas as prescrições dos “Dez Mandamentos”, tirando talvez “não pecar contra a castidade” e “não desejar a mulher do próximo” (graças a Deus ou ao diabo, não sei, mas aos dois desde já agradeço), estão consagradas em leis ou fazem parte dos códigos morais da civilização ocidental de hoje. 

Para o direito, entretanto, a importância dos “Dez Mandamentos” de Moisés (ou de Deus, como queiram) - que aprendemos em nossa infância, para esquecermos, boa parte deles, logo depois - vai muito além do seu conteúdo. 

Antes de mais nada, e isso já é de imensa relevância, os “Mandamentos” foram uma das primeiras leis escritas, no caso em tábuas de pedra, que a história universal registra. 

Em segundo lugar, por detrás da história dos “Dez Mandamentos”, na qual Moisés serve de intermediário ou de mediador de Deus, que dispõe seus comandos a partir de um plano superior, está a essência daquilo que hoje chamamos de direito natural, um direito que, fundado na razão ou no mais íntimo da natureza humana, na qualidade de ser individual ou coletivo, ou (como no caso) na nossa relação com Deus, preexiste ao direito produzido pelos homens ou pelo Estado e deve ser sempre respeitado. 

Em terceiro lugar, ao mesmo tempo, em um viés positivista (sobretudo “legislatorialista”, se é que essa palavra existe), da história de Moisés e dos “seus” mandamentos também se extrai a lição de que o direito deve ser formalmente registrado e devidamente publicizado (nem que seja em duas tábuas de pedra, como se deu à época), algo que hoje é exigido pela famosa “rule of law” e em qualquer estado democrático de direito. 

Bom, posto tudo isso, o que vocês acham: Moisés foi ou não um legislador abençoado? 

Marcelo Alves Dias de Souza 
Procurador Regional da República 
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL 
Mestre em Direito pela PUC/SP

Postado por MIRANDA GOMES às 09:32 Nenhum comentário:

sexta-feira, 3 de julho de 2015


O KARDECISTA E O VIGÁRIO

Valério Mesquita*
Mesquita.valerio@gmail.com

01) Manoel Dantas de Medeiros é hoje oitentão, ex-vereador e funcionário federal aposentado. Chefiou por muito tempo em Macaíba o depósito do SAPS, órgão de abastecimento do Ministério da Agricultura. Vereador e orador talvez, essa última atividade tenha sido o traço dominante de sua vida, onde uma característica peculiar o revelou: médium espírita da doutrina kardecista. Essa carga espiritualista imprimia nos discursos de Manoel na câmara municipal verdadeiros transes mediúnicos que fizeram, certa vez, o seu colega vereador mestre Pedro (Pedro Luiz de Araújo) exclamar em plena sessão: “Pára, “Manuel”, eu já tô todo “arrupiado!!””. Os seus adversários políticos e da doutrina espírita alegavam que a prolixidade e a veemência das manifestações eram puro impressionismo pelo fato de o vereador ter assento cativo, como médium, nas reuniões semanais da casa do comerciante Emídio Pereira, presidente dos trabalhos e emérito cultor do kardecismo. Contam que em determinada reunião espírita, o saudoso Emídio mandou outro obreiro vidente “descrever o ambiente”, isto é, relatar as entidades do plano espiritual presentes. Observado o “quorum regimental”, alguns manifestaram que queriam passar uma mensagem do além, mas se recusavam transmiti-la através do irmão Manoel. Seu Emídio doutrinou os “visitantes” invisíveis e realçou as qualidades fidedignas da palavra do médium, seu grande amigo. Os espíritos baixados teimaram em não atuar através de Manoel. Passados alguns minutos, o presidente da sessão perdeu a paciência: “Pois se não for através do irmão Manoel Dantas de Medeiros, não fala ninguém essa noite”. E encerrou a reunião com a prece de Cáritas.
02)  Antônio de Melo Chacon, padre Chacon, foi vigário de Macaíba e adjacências. Do final dos anos quarenta até à década de cinquenta, pontificou o seu reinado, conciliando a fé e o pecado, a Igreja Católica e a grande ventura de humanamente viver. De família tradicional, padre Chacon conviveu no meio dos políticos sem se contaminar, pois detinha o carisma hipnótico da humildade e da esperteza de disfarçar equívocos. Foi lúdico, quebrou mandamentos, conviveu com Deus e o diabo; sofreu tentações e jamais as dúvidas e as dívidas deixaram de assaltá-lo. Foi sacerdote à sua maneira. Enfim, tomava vinho e cerveja. Gostava de festas. Orador sacro, as suas missas impressionavam pela dialética da persuasão, da conversão pela palavra fácil e dúctil que ocupavam todas as paredes da matriz. O padre Chacon faleceu velhinho com mais de oitenta anos. Os seus últimos anos veio vivê-los em Macaíba. Afastado da igreja por haver se casado, alugou uma casa em frente à igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Vi-o várias vezes à janela, já quase cego, contemplando a templo como se estivesse diante de uma visão celestial da Virgem Maria perdoando, a mando de Cristo, todos os seus pecados e contradições. Esse clichê de cinquenta anos passados ficou definitivo na minha memória. Não consigo apagá-lo. Chacon morreu pacificado porque teve em sua defesa, na hora derradeira, a clara estrela vespertina, lânguida anunciadora da noite dos homens e dos santos.

(*) Escritor.
Postado por MIRANDA GOMES às 07:06 Nenhum comentário:

quinta-feira, 2 de julho de 2015

IMPERDÍVEL


TARCÍSIO GURGEL CONVIDA PARA O DIA 03 PRÓXIMO (SEXTA-FEIRA) NA UFRN
Postado por MIRANDA GOMES às 07:29 Nenhum comentário:
 UM ELEVADOR PARA A VETUSTA ANRL

          Nas vésperas de completar os seus 80 anos de vida, a ACADEMINA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS  - ANRL trabalha para colocar um elevador ou plataforma elevatória para permitir o acesso de alguns dos seus Acadêmicos e ao público de maior idade ou portadores de deficiência motora.
 
          O Presidente Diógenes da Cunha Lima resolveu encetar campanha para, ainda este ano, a vetusta Casa de Cultura do Rio Grande do Norte, afinal, garanta esse benefício aos seus membros e aos frequentadores, à qual nos filiamos com total empenho.
 
          Na posse do saudoso jornalista Agnelo Alves a solenidade foi realizada no salão de festas, quebrando uma tradição de solenidade no seu auditório, porquanto aquele imortal acadêmico era usuário de cadeira de rodas.
 
          Em minha posse no dia 12 de junho último, muitos dos meus amigos não puderam assistir o evento à falta desse equipamento e alguns ficaram no salão de festas aguardando o término da sessão solene.
 
          Os empresários natalenses investem tanto em certos eventos de menor importância para a vida cultural do Estado, patrocinam esporte, espetáculos isolados e eventuais, mas pouco se sensibilizam para uma providência permanente e essencial para o bom funcionamento do Templo Maior das Letras Potiguares.
 
          Aproveito o ensejo para conclamar os nossos conterrâneos e amigos que aqui residem, empresários, rede bancária, parlamentares, supermercados a assinarem o "livro de ouro" que Diógenes irá disponibilizar, para que Dezembro próximo seja o momento da superação desse obstáculo.
Postado por MIRANDA GOMES às 07:03 Nenhum comentário:
COLEÇÃO ELO DE AMOR
Homenagem ao artista plástico, ítalo-brasileiro, SARRO, 2.005


O amor é o fruto da beleza,
Que se aglutina no pomo da alma,
E se traveste de profunda calma,
Quando de fato, é pura realeza.

Amor, é manifestação divina,
Vivendo em tudo, eclode nas flores,
E nos induz a creditar louvores,
Na luz da arte, que sempre nos fascina.

Eu canto hosanas às manifestações,
Das artes puras, cheias de amor,
Que têm essência!  Dou-lhe meu louvor!
Indo de quebra minhas emoções.

O elo de amor é muito forte,
Percorre a relva e sobe até montanhas,
E nos envolve em sensações tamanhas,
Que agradeço a DEUS tamanha sorte!

Assim espero, permaneça o ELO,
Ligando às artes a pura emoção,
Tonificando cada coração,
Criando, assim, um mundo paralelo.
Jansen Leiros*
Da Academia Macaibense de Letras;
Da Academia Norte Rio-grandense de Trovas;
Da União Brasileira de Escritores.
Do Instituto Histórico e Geográfico do RN.



Postado por MIRANDA GOMES às 06:47 Nenhum comentário:

quarta-feira, 1 de julho de 2015

UMA OPINIÃO

Maioridade penal: ao nascer
Armando Negreiros, médico – armandoanegreiros@digi.com.br
                É sabido que o maior estímulo à criminalidade é a falta de punição. Agora imaginem se a própria lei proíbe o judiciário de punir. O marginal, quando completa 18 anos, começa a contratar os que estão abaixo dessa idade para executarem os seus crimes, como testas de ferro. Qual a diferença de um marmanjo com 15, 16 ou 17 anos, para um com 18? A lista dos que são contra essa diminuição da maioridade penal é enorme. Acusam os que são a favor de “genocidas infantis” e outras baboseiras típicas dos cavilosos, capciosos e manhosos.
                A personalidade civil do homem começa a partir do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos do nascituro (aquele que há de nascer, ou seja, é o nome que se dá ao ser humano já concebido e que se encontra, ainda, no ventre materno). A mesma regra deveria vigorar, também, para a responsabilidade criminal. Qual o crime que poderia cometer uma criança de tenra idade? Nenhum! Portanto, a partir do momento em que o crime for cometido, o infrator é responsabilizado e punido.
                Num levantamento do que ocorre no mundo, encontramos as maiores disparidades e verdadeiros absurdos. Nos Estados Unidos, onde cada estado tem a sua própria legislação, o início da maioridade penal varia desde os 6 até os 18 anos, entretanto a maioria dos estados adota 7 anos. Na Escócia, 8 anos; Inglaterra e País de Gales, 10 anos. Nesses países a legislação adota, para estabelecer a maioridade penal, a capacidade psíquica. O Brasil adota o sistema biológico, que é a idade. México, 6 a 12 anos.
                Com 7 anos, temos: Bangladesh, Índia, Myanmar, Nigéria, Paquistão, África do Sul, Sudão, Tanzânia, Tailândia; com 8, Escócia, Indonésia e Quênia; com 9, Etiópia, Irã e Filipinas; com 10, Nepal, Ucrânia, Inglaterra e País de Gales;  com 11, Turquia; com 12, Coréia, Marrocos e Uganda; com 13, Algeria, França, Polonia, Uzbequistão; com 14, China, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Vietnã; com 15 Egito, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia; com 16, Argentina e Chile; com 18, Brasil, Colômbia e Peru.
                O maior absurdo ocorre no Irã, como não poderia deixar de ser pela misoginia (ginecofobia, ginofobia, desprezo ou aversão às mulheres) característica dos muçulmanos: 9 anos para o sexo feminino e 15 para o masculino! Na Suécia, em 1997, havia apenas 15 jovens entre 14 e 18 anos cumprindo pena em alguma prisão. Na China, embora haja regimes especiais educacionais para adolescentes na faixa dos 14 anos, eles podem pegar prisão perpétua se cometem crimes bárbaros, chamados no Brasil de hediondos.
                No Brasil, em 2005 (Unicef, IPEA) havia cerca de 40.000 menores entre 12 e 18 anos cumprindo algum tipo de medida socioeducativa (0,2 da população - um terço em instituições como a FEBEM), a metade em São Paulo. Cerca de 42% por roubo e 15% por homicídio.

                Portanto, diante da gravidade crescente da criminalidade e considerando a situação no resto do mundo, urge – é emergencial – abreviar a maioridade penal. Aliás, a minha proposta é que esta se inicie com o nascimento, já que os direitos civis se iniciam intrauterinamente, com a concepção.
_____________________

A Câmara Federal rejeitou a redução da maioridade penal, por não alcançar o "quorum".

Postado por MIRANDA GOMES às 07:33 Nenhum comentário:

A UTOPIA E A MENTIRA
Tomislav R. Femenick - Economista e Auditor Independente


Todos os esforços empregados pelos historiadores, jornalistas e outros pesquisadores têm como objeto a busca da verdade. Aqui nos deparamos com um problema: o que é verdade? Para se estudar a verdade, tem-se que enveredar pelos caminhos de outra disciplina; tem-se que se debruçar sobre os “conceitos filosóficos de verdade”, que são múltiplos e às vezes contradissestes e contestadores entre si. O problema torna-se mais complicado quando se sabe que cada um desses conceitos exige um tratamento diferente da verdade.

Essa adjetivação da verdade cria um procedimento coadjuvante para a sua investigação. Se os conceitos sobre a verdade têm origem em definições filosóficas, tem-se que concluir que a verdade como coisa única, eterna e irrefutável não existe. Essa concepção sincrética ou eterna (philosophia perenis) da filosofia morreu por volta do século XVII, quando da ruptura entre a filosofia e a ciência.

Segundo o filósofo norte-americano Donald Davidson a “verdade é uma locução que só depende de duas coisas: do que as palavras significam e de como o mundo está ordenado. Não há nada mais relativo do que isso”. Sendo assim, a verdade não poderia ser encontrada e muito menos enquadrada em uma fórmula. A verdade verdadeira, a “verdade real” seria, pois, uma “noção primitiva”. Em determinadas circunstâncias, poderiam perfeitamente ser aceitas noções múltiplas de verdade.
Outro conceito filosófico sobre o tema é aquele que busca fazer a “adequação da coisa e da ideia” (adequatio res et intellectu), encontrado no pensamento de Aristóteles e de São Tomás de Aquino. Embora seja das mais antigas, essa visão da verdade é uma das mais falhas e sua falha maior está em apresentar uma adequação perfeita entre o fato e o elemento de sua comprovação. É a “certeza” não cientifica da verdade, que acaba por induzir certos estudiosos a fazer a adequação dos acontecimentos à “sua certeza da verdade”, muitas vezes nascidas de perspectivas nada científicas, tais como a fé e a ideologia. Ai, então, cria-se mitos e não relatos verdadeiros.
E por que todo esse falar sobre a verdade; perdão, sobre as verdades? É que certo cronista publicou, em uma dessas revistas mantidas por verbas públicas, um alentado estudo pseudocientífico falando sobre “os novos tempos da vigorosa economia brasileira, sob a bandeira do pensamento e do governo petista”. Seria risível se não fosse tolo, irresponsavelmente, propagandístico. Suas teses são como as folhas de outono: voam, mas não nem se sustentam no ar. Vejamos alguns pontos levantados pelo “eminente” sábio petista. A primeira delas é pretensiosa demais da conta, como dizem meus alunos: a inflação somente teria ido embora (e foi?) por causa da atuação firme de três pilares da política econômica dos governos Lula e Dilma, Antonio Palocci, Henrique Meirelles e Guido Mantega. Outra: a primeira política social do governo brasileiro foi a campanha “Fome Zero”, implantada logo no início da gestão lulista. Mais uma: foi nos governos do operário-presidente e da gerentona que a Polícia Federal começou a prender bandidos de colarinho branco e não só os “três pés”; pobre, preto e puta.
            Grande cronista... Grande petista... Grande bajulador...
            Vejamos o quando tem de verdade nessa versão de bajulice explicita. Não há como não concordar que a política econômica dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva foi a coisa mais certa dos seus dois mandatos. Todavia, ela foi uma “herança bendita” do governo de Fernando Henrique Cardoso, simplesmente continuada por Palocci e Henrique Meirelles; depois Mantega bagunçou tudo. Aliás, Meirelles quando foi convidado para assumir o Banco Central era deputado eleito pelo PSDB, partido do governo anterior. Ora, todo mundo sabe que o tiro mortal contra a inflação teve arma e autor identificados; o plano real (ao qual o PT foi contra) e FHC, na época ministro de Itamar Franco. Como também todo mundo sabe, a política econômica do primeiro mandato de Dilma Rousseff foi um desastre completo.
            Quanto a “Fome Zero”, as torcidas do Flamengo e do Corinthians sabem que ela é irmã gêmea da Viúva Porcina, a que foi sem nunca ter sido. Sem sombra de dúvida, a grande atuação social do governo Lula foi a Bolsa Família; que teve origem na Bolsa Escola, no Vale Gás e outras do governo anterior. Mas, justiça se faça, sua amplitude a transformou numa das melhores, não fossem as maracutaias nela embutidas.
            Dizer que a Polícia Federal somente começou a trabalhar agora é o mesmo que dizer que seus delegados e agentes nunca trabalharam; é uma inverdade e até uma ofensa. Eles sempre trabalharam, acontece que só agora há tantos desmandos com o dinheiro público: petrolão, mansalão, dólares na cueca, sanguessugas e muito mais. E ainda estão por vir o eletrolão, o os financiamentos acertados do BNDES “aos amigos do rei e da rainha” e, por certo, muitos outros mais. Numa coisa Lula tem razão, a utopia do PT acabou.

            O espaço é curto para falar no desemprego, nos juros altos, no aumento dos impostos, na conta de luz, nos déficits na balança comercial, no preço do dólar et cetera e et cetera e tal; tudo com digital petista. 
Postado por MIRANDA GOMES às 07:18 Nenhum comentário:

terça-feira, 30 de junho de 2015

A República desencontrada

  • Francisco de Sales Matos 
Advogado, membro da ALEJURN

Senhoras e senhores, distinto público. Neste momento, honrado com o espaço que me confere este conceituado Jornal, gostaria de me referir ao progresso, ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social do nosso País. Mas, como todos estão vendo, e muito mais, sentindo, estamos vivendo uma crise, cujo fenômeno que a enseja tem bases muito mais forjadas no atacado, produzido pelo artificialismo da ação política, de interesses duvidosos, do que no varejo exsurgido das relações sociais, resultante das manifestações protagonizadas pelo inconsciente coletivo. Considerando que não há nada nas relações sociais que não proceda de uma matriz política, pode-se deduzir que se essa matriz for mal produzida ou praticada nefastos serão os efeitos desfavoráveis aos interesses maiores da coletividade.

Lamentavelmente, temos assistido nos últimos tempos, sobretudo neste pós eleição presidencial, a uma animosidade política que transcende à racionalidade, ao ponto de determinados segmentos clamarem irrefletidamente pelo encarceramento das liberdades democráticas.  Mas, voltemos ao eixo da questão. O que estamos nos propondo aqui é retratar os desencontros da República. E aí vão. No plano municipal todo dia se ouve falar de parlamentares encalacrando prefeitos para que seus pleitos (nem sempre legítimos) sejam atendidos com prioridade e até justificando corrupção. No plano estadual notícias veiculadas nacionalmente dão conta de parlamentares com até duzentos assessores, sem se falar que utilizam do poder para viabilizar negócios privados. No plano federal, muitos parlamentares flagrados em desvios estão sendo processados nos tribunais superiores. Essas condutas reprováveis chamam à atuação o Ministério Público e o Poder Judiciário causando ruídos e ranger de dentes, em que pese a postura genuflexa, regra geral, do Poder Legislativo diante desses dois últimos. No plano do custeio o Poder legislativo majorou a sua despesa, em regra, nesses últimos doze anos em praticamente trezentos por cento.

No plano do Poder Judiciário a coisa se passa um pouco diferente, a exceção da despesa que também vem sendo aumentada à galope. Em primeiro lugar, seus membros não são eleitos e a sociedade para protegê-los, bem como a independência da Justiça, lhes propicia garantias institucionais tais com vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos, estes denominados subsídios. O problema é que este Poder, associando forças internas, exógenas e contando com autonomia administrativa e financeira, vem enxertando esses subsídios com penduricalhos tais como auxílio moradia (para que tem casa), auxílio alimentação, auxílio saúde, e dizem que outros tantos estão sendo cogitados, o que tem causado à boca miúda críticas ácidas. 

No plano nacional, ultimamente, o desencontro na República ficou por conta do ajuste fiscal que a Presidente da República tenta firmar para fazer frente a uma crise que se instala no País. Esse ajuste para surtir efetivo efeito deveria contar com o apoio incondicional dos Poderes. Mas aí o Presidente do Supremo Tribunal Federal diz que o apoia, mas não admite que tal ajuste imponha sacrifícios em seus quadros. O Presidente da Câmara, a seu turno, põe em votação projetos (engavetados) que aumentam despesas substancialmente, como foi caso da emenda constitucional que estendeu os reajustes do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas, o que majora a despesa pública em torno de nove bilhões de reais. Aliás, pessoalmente quero registrar que a proposta evidenciada é mais do que justa. Apenas que a gravidade do momento impõe o seu diferimento.

Por fim, fica o questionamento: por que um País que gera um PIB de mais de cinco trilhões de reais (2014) não poder fazer um esforço para cortar 2% (dois por cento) desse montante, para assegurar e prevenir os efeitos de uma crise que não se sabe a dimensão de suas consequências, sem ditas providências. Os poderes precisam se encontrar, mesmo porque têm muito a corrigir além de suas muralhas, até para que a sociedade não lhes perca a confiança.
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segunda-feira, 29 de junho de 2015

São Pedro

29 DE JUNHO — DIA DE SÃO PEDRO

O Dia de São Pedro é comemorado no dia 29 de junho desde os primeiros séculos da formação da Europa Cristã. Essa celebração é mais antiga que o próprio Natal.
Nos países predominantemente católicos, em todo dia 29 de junhocomemora-se o dia de São Pedro, ou, como é formalmente conhecido: a Festa de São Pedro e São Paulo. A memória dos dois santos apóstolos, Pedro e Paulo, é relembrada e festejada nesse dia – apesar de, na tradição católica popular de alguns países, como o Brasil, o dia 29 de junho ser dedicado eminentemente a São Pedro. Mas quais são as razões que levaram à escolha desse dia para a celebração da memória desses santos?
Duas são as hipóteses principais para a origem da celebração do Dia de São Pedro:
1. Algumas investigações de historiadores e arqueólogos apontam para o fato de que Pedro teria sido morto em 29 de junho de 64 d.C. A tradição católica, de sua parte, aponta para o fato de que São Paulo pode ter sido morto, senão nesse mesmo dia, ao menos na mesma época, haja vista que trata-se do período em que Nero governava o Império Romano e a perseguição aos cristãos era implacável. Nero foi o responsável pelo incêndio de Roma, que foi levado a cabo em 18 de junho de 64 d.C.
A culpa pelo incêndio foi atribuída aos cristãos e, nos anos que se seguiram, a perseguição e as mortes que atingiriam esse povo tornaram-se onipresentes nos domínios romanos. Pedro foi morto crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado. Muitos outros mártires cristãos, nessa mesma época, foram jogados no Coliseu para serem devorados por leões famintos.
2. Além de o dia 29 de junho ser identificado com a morte de Pedro, era nesse dia também que se praticava o culto pagão aos irmãos Rômulo e Remo, considerados os míticos fundadores da cidade latina. Com o avançar do cristianismo no Ocidente, o dia de culto aos irmãos gêmeos foi cristianizado e paulatinamente substituído pela celebração aos dois principais apóstolos da cristandade, os já mencionados Pedro e Paulo.
O fato é que essa celebração é mais antiga que a data do Natal e ocorre também na Igreja Ortodoxa, só que no dia 12 de junho, pois os ortodoxos não seguem o calendário gregoriano, como os católicos, e sim o calendário juliano, anterior à reforma do Papa Gregório XIII.
O dia de São Pedro também é oportuno para recordar a trajetória desse apóstolo, que, ainda na primeira metade do século I a.C., cruzou a Palestina e chegou a estabelecer-se na cidade de Antioquia, na atual Turquia. Logo depois seguiu para Roma e começou a promover a ordenação de bispos e sacerdotes. A força espiritual e institucional de Pedro exerceu uma importância tremenda na formação da Cristandade.
Nas tradições do catolicismo popular, principalmente o brasileiro, o dia de São Pedro é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, quadrilha e os demais componentes das festas juninas.

Por Me. Cláudio Fernandes
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ABC Futebol Clube
 

O ABC Futebol Clube surgiu em 29 de junho de 1915 (Dia de São Pedro) através do anseio de um grupo de jovens atletas, ávidos para criar um clima desportivo capaz de alavancar novos tempos para uma província ainda em dificuldades econômicas decorrente do período de guerra no continente europeu, mas com reflexos na América do Sul.
O local foi a residência do Coronel Avelino Alves Freire, respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN, no bairro da Ribeira, logo no início do horário vespertino, pelas 3 horas, na avenida Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes, hoje Alberto Maranhão. 
Concretizado o sonho, ficou igualmente aprovado o nome do novo clube: ABC FUTEBOL CLUBE, em homenagem ao Tratado Argentina, Brasil e Chile, aprovando sugestão do sócio-fundador José Potiguar Pinheiro e por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento. Com o passar do tempo conquistou o apelido de O mais querido.
 
O historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo criou uma frase antológica sobre o time: "Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABS."
O Clube tem a data de 29 de junho declarada como "Dia do ABC Futebol Clube", através de lei municipal sancionada no dia 21 de julho de 2008.
Torcedores abcedistas, recebam os PARABÉNS deste blogueiro americano


CARLOS GOMES
 
  
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domingo, 28 de junho de 2015

JUSTA HOMENAGEM

 
Acla Pedro Simões Neto

LÚCIA HELENA PEREIRA, que é conhecida como a “POETA DAS FLORES”, tal o seu amor a essas criações da natureza, tal a tessitura dos seus poemas, cheios de beleza e dos achegos dos bogaris, dos jasmins e das açucenas.
É uma poética dos sentimentos e dos sentidos. No primeiro caso, porque a poetisa vive – suspira, ama, sofre – e se transporta para cada um dos seus escritos. No segundo, porque os senti
dos dos leitores são capazes de perceber a mensagem transmitida como manifestação de uma energia condensada exposta em cores e aromas, como nas flores. [...]
Acostou-se timidamente aos astros e estrelas, meio sem jeito, porque não se achava iluminada para brilhar com luz própria. Mas tentou, ousada que é, e perseverou. [...]
Mantém o lirismo plangente, a delicadeza dos temas, o intimismo, a celebração da natureza, mas expurgou a métrica e a rima, num gesto de rebeldia e espírito libertário.
Pois é criatura que precisa de muito espaço – alguma coisa que se assemelhe ao vale verde da infância – e de expressão desabrida, espontânea, franca, características que não podem ser contidas pela rigidez da metrificação, nem pela submissão às rimas.
Nem por isso, perde a sua poesia em essência e em encanto. Acaso a perdeu Adélia do Prado, Marise de Castro, Diva Cunha?
Por que só falei de mulheres? Se sou machista ou segregador? Nada disso. Tanto que usei a expressão “poeta” ao invés do discriminador “poetisa”. É que apesar dos maravilhosos poetas masculinos, reconheço na poética feminina um calor e um afago sem precedente dentre os homens.
Elas têm um útero e são o centro do universo. O coração feminino só é comparável às suas próprias lágrimas, mais santificadas no sentimento da concepção e do abandono. A tristeza é fêmea, a lágrima também, a dor, a fidelidade. Já observaram que a maioria dos sentimentos flexiona-se no feminino?
Lúcia é espaçosa – a sua generosidade, o seu espírito dadivoso e solidário a expandem. Não a fazem maior do que já é, mas ampliam o seu espírito e a duplicam numa só. De fato há duas Lúcias Helenas. Uma, que é espécie vegetal, floral. Outra que é colibri, libélula, que paira sobre as fundações planetárias, fixando-se em pleno ar, para melhor vê-las.
Nesse instante de vôo, vê-se flor temporã intimorata, observa a sua criação, e a obra divina. E sua humana constituição se restitui. Ai descontrói-se, desmonta-se, pedaço por pedaço, chora a própria descontrução e depois ri-se do desperdício das lágrimas porque se sabe capaz de reconstruir-se sempre.
Eis porque a sua poesia é feita de peças de demolição, um grande quebra-cabeças, um jogo de montar em que o brincante, à moda dos repentistas, tem de decifrar os seus motes, para concluir a glosa.

Texto do Patrono da ACLA, Pedro Simões Neto.

POEMAS DE LÚCIA HELENA PEREIRA
A poeta é ocupante da Cadeira número 4 da ACLA

QUERO ESTRELAS BRANCAS EM MEU VÉU AZUL

Quero estrelas brancas em meu véu azul,
Para entrar no céu, como anjo iluminado
Que se embeleza nas nuvens!
Quero estrelas douradas em meu véu de luz,
Como noiva num deserto, coberta de sol e imensidão,
Buscando oásis, palmeiras e um lindo corcel negro.
Quero estrelas banhadas em meus rios luminosos,
Rios da infância distante,
Como o rio d´água azul do meu vale de infância!
Quero estrelas de esmeraldas em meu véu-canavial,
Para enfeitar o vale onde nasci,
Entre engenhos, riachos e olheiros!
Quero estrelas feitas só de sonhos, para este poema.
Que elas brilhem sobre as pequeninas palavras
E possam salvar a parte do universo triste e infeliz!
Quero estrelas! Lindas! Brilhantes! Fulgurantes,
Apenas estrelas, solitárias ou em cortejos de luz,
Engrinaldando a coroa de LUZ dos meus olhos!

CEARÁ-MIRIM, DE VERDE E LUZ

O vale verde, sereno
Vestiu-se de poesia,
Com palavras de Adele, Juvenal e Etelvina,
Dizendo coisas de amor
Naquele chão canavial,
Na hora linda de vespertina luz!

Uma cidade histórica
De imensos casarões
Que o tempo não desfaz
E onde as sinhás passeiam
E os engenhos resistem
com bueiros apitando
As sinfonias do tempo

Ceará-Mirim das Sinhás
Das mucamas e das praças
Com suas moças bonitas,
Coronéis, almofadinhas,
Todos tão inocentes,
Sonhando beijos e beijando sonhos.

O vale verde tem sua luz diáfana
Iluminando tudo ao redor,
Desde os rios cativantes,
Aos degraus da Matriz
com sua imponência e sedução.

Ceará-Mirim da Academia Cearamirinense de Letras e Artes
" Pedro Simões Neto", cujos patronos
Representam nosso orgulho:
Edgar Barbosa, Nilo Pereira, Meira e Sá,
Madalena Antunes, Pedro Simões Neto,
Juvenal Antunes de Oliveira e tantos outros,
Abrilhantando a alegoria do cenário de luz
Da inteligência de um povo!

 
 
Postado por MIRANDA GOMES às 06:41 Nenhum comentário:

Acla Pedro Simões Neto
 
Hoje, véspera de São Pedro, ainda em homenagem aos festejos juninos, a ACLA leva até vocês um trecho do livro “Memórias do Timbó, à Sombra da Timbaúba”, da Acadêmica Maria da Conceição Cruz Spinelli (ocupante da Cadeira número 19) onde a autora evoca uma festa junina, passada na fazenda dos seus avós, a “Ilha Grande”, quando ela ainda era criança.
Na foto, os avós e o genitor da autora, figuras centrais deste capítulo do livro.
O SÃO JOÃO NA ILHA GRANDE
Dos festejos comemorados ao longo do ano, o São João era e ainda é o mais esperado, o mais animado para mim. Acredito que foi pelo empenho e valor que Papai João dava a essa data, ao festejar o santo do seu nome.
Na véspera, meu avô ia para Ceará-Mirim, ele e um morador da fazenda, levava um burro com caçuás que vinham abarrotados de fogos, uma ou duas dúzias de foguetões, que no outro dia ele soltava logo cedo, pelas cinco horas da manhã, embaixo do coqueiro em frente à sua casa. Dizia-nos que era para acordar São João, que dormia o ano inteiro. Eu acreditava na estória de Papai João, que o santo só acordava com o barulho dos foguetões que meu avô soltava.
Além dos foguetões, ele nos presenteava com estrelinhas, peido de velha, pistolas, bombas bujões (soltadas em companhia de uma pessoa adulta), lágrimas de prata, chuveiros; era um show pirotécnico sem igual. Eu me contentava com as estrelinhas, e pensava enquanto as soltava por trás da porta, no escuro: elas estão caindo do céu pelas minhas mãos!
Na mesa, muita comida de milho, canjica, pamonha salgada (minha preferida), pamonha doce, milho verde cozinhado, milho assado na fogueira, grude, tapioca molhada ao coco, cocada de rapadura, meu Deus! Era um banquete!
A noite se esticava mais que as outras. Eu tinha sono, ficava cansada, cheirava a pólvora dos fogos e a fumaça da fogueira que a cada ano aumentava de tamanho, mas resistia até o fim da festa.
Adultos e crianças, amigas e filhos dos amigos, moradores e seus filhos também realizavam o culto do batismo, do parentesco (primos) e até casamentos na fogueira. Quando ela deixava de soltar labaredas, ficava só em brasas, meu pai Paulo da Cruz ficava descalço e caminhava sobre elas. Não se queimava, ele se preparava para a façanha como um destinado no culto ao santo, no final dos festejos (vi durante muitos anos papai repetir esse feito).
Eu ia dormir pensando que papai era um herói. No outro dia ia verificar se a sola dos pés dele estava queimada, tudo normal. Na frente da casa, as cinzas da fogueira, papéis de fogos espalhados pelo alpendre e terreiro, sabugos de milho, e já a saudade dos festejos de São João na Ilha Grande.
 
Foto de Acla Pedro Simões Neto.
 
 
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