quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021


 

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-14

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS DIFERENTE

Estamos vivendo, realmente, momentos estranhos daqueles tempos de poucos anos atrás, quando terminava a folia, fisicamente cansados e psicologicamente felizes com dias de tanta felicidade com a família e os amigos.

De repente, entramos num, já longo, período de resguardo em decorrência de uma pandemia do corona-vírus (covid19), que vem sofrendo mutações e criando dificuldades de combate pela ciência, a par de noticiários, nem todo verdadeiros, com o uso do desespero ou mesmo da desgraça como braço político, tendo a população usada tal qual bolinha de ping-pong.

Nosso confinamento tem oportunizado o recebimento de Whatsapp estranhos, com pronunciamentos surpreendentes de amigos, obrigando-nos a meditar com mais profundidade para entender o que está ocorrendo com as pessoas.

O resultado, confesso, não me agrada e por isso preferi estimular o silêncio e a fé como condutores do meu comportamento nos dias tormentosos que atualmente vivemos, na permanente saudade de THEREZA, razão maior da minha existência.

A minha idade não afetou a capacidade intelectiva, nem fez crescer a inatividade normal dos idosos. Procuro manter firme o corpo e acesa a chama da criatividade, morando temporariamente numa comunidade pequena, simples, onde não existe tempo para cultuar maldades. Sinto-me bem entre pessoas assim, trazendo-me os dias ditosos da minha infância e começo da adolescência nas cidades do interior.

Tomando emprestado os versos de Moacyr Franco, digo que “a nossa vida é um Carnaval. A gente brinca escondendo a dor. E a fantasia do meu ideal. É você, meu amor. Sopraram cinzas no meu coração. Tocou silêncio em todos os clarins. Caiu a máscara da ilusão. Dos Pierrots e Arlequins.”

De qualquer forma, acredito que este continuar de ano deveremos encontrar caminhos seguros para restabelecer a confiança no porvir, na recuperação financeira da população, no reiniciar o tempo da afetividade, das confrarias, das criações – nunca nos distanciando da fé, sustentáculo maior dos tempos de dificuldades.

A todos deixo o meu abraço e os convoco para o início da Quaresma, recebendo as cinzas, período que vem da palavra "quarenta", fazendo referência ao tempo em que Jesus esteve sozinho no deserto e o demônio fez-lhe várias provocações.

É um tempo reservado para reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (sacrifícios), homenageando a vida e sacrifício do nosso Redentor Jesus.

 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 

  

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-13

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

CARNAVAL NA PANDEMIA

        Por mais que persistam os casos da Covid19 e que o medo de contaminação exista, ninguém deve abdicar da alegria dos dias dedicados a Momo, com cautelas, em casa com a família.

       Por pura necessidade, as brincadeiras caseiras devem durar pouco tempo, sem bebidas para depois de tudo terminado permitir um bate-papo para lembrar os carnavais da vida e os momentos mais marcantes.

       Eu fui um folião de verdade, saindo na Escola de Samba Deliciosos na Folia, depois no limiar da entrada na Universidade criei o bloco dos Feras ou mesmo frequentava com os amigos os Bailes de Carnaval, com a minha lança-perfume. Isso durou até 1962. Depois noivei e daí em diante as brincadeiras eram restritas a festas no bairro, sempre com a minha THEREZA. É possível esquecer essas coisas?

       Nos Carnavais do tempo de Veraneio, brincávamos sempre com uma alegria sadia, apenas com os porres de serpentinas, confetes, mela-mela, enfeites e muita música na varanda da casa da Rua Parnaíba. Ontem não foi diferente – os netos fantasiados e a bagunça sob o comando de Daniela, com música regida por Ernesto e sua bateria de panelas. Me pegaram e pintaram o que mais prezo, o meu bigode. Em vingança dei um banho de mangueira em todos eles. Pelas 17h,30min. A farra terminou e todos se prepararam para o jantar, eu e Rosa para leitura do Evangelho e calmaria no restante da noite.

       Publicamos as fotos nas redes sociais, mas com um esclarecimento meu – não pensem que desprezamos as pessoas que se foram, pelo contrário, invocamos a alegria de cada uma, nem os acamados com o Covid19 (Teta e Carlos Victor), com a justificativa de que a alegria ajuda a manter a família unida. Os doentes estão bem assistidos e temos comunicação constante para qualquer necessidade imprevista.

       Hoje é o segundo dia de Carnaval – o programa é praia e sossego, sempre no aconchego de uma rede na disputada varanda.

       Nossa temporada aqui em Cotovelo vai demorar porque devo ser preservado de qualquer contaminação até que esteja imunizado pela vacina, que não chega, apesar dos meus 81 anos, cardiopata, diabético, obeso e outra coisinha a mais. A alimentação é sadia porque em Pium existem plantações de frutas e hortaliças, a água é farta e o clima ajuda aos pulmões.

       A comunicação atualmente é perfeita, podemos resolver tudo pelo celular e a televisão, também é plena. Estamos em Pasárgada.

 







 

 


tS
Romance de reeducação
Hermann Hesse (1877-1962) nasceu no sul da Alemanha. Era filho de protestantes. Assim foi rigidamente educado. Deveria ter sido pastor pietista. Rebelou-se. Viajou para longe. Foi morar na Suíça, onde se naturalizou. Foi livreiro. Sofreu dos “nervos”. Casou três vezes. Escreveu poesia, romances, ensaios e por aí vai. Era pacifista. Durante a 2ª Grande Guerra, acolheu refugiados do regime nazista. Sua obra, claro, foi interditada na Alemanha de então. Em um só ano, 1946, arrebatou tanto o Nobel de Literatura (muito por sua poesia) como o Prêmio Goethe. Foi a consagração. Faleceu, com 85 anos, acredito bem vividos.
De Hesse, li, encarrilhados, “Demian” (1919), “Sidarta” (1922) e “O lobo das estepes” (1927). O ano era 1995, segundo as anotações na edição que possuo de “Demian”, da Editora Civilização, de 1969. Não consegui ler “O jogo das contas de vidro” (1943), que é considerado, por muitos, a sua opus magnum. Abandonei-o. Talvez ainda não estivesse preparado para tanto.
“Sidarta”, “O lobo das estepes” e “O jogo das contas de vidro” são títulos fundamentais na obra de Hesse. Mas o seu livro de maior repercussão é “Demian”. Como registra Otto Maria Carpeaux (1900-1978), em “A história concisa da literatura alemã” (Faro Editorial, 2013), ele “foi durante anos o breviário da juventude alemã. Teve repercussão profunda”. Teve imensa repercussão em mim também.
Para entender “Demian” é necessário conhecer a vida do seu autor, marcada por rebeliões e fugas. E a primeira delas, ainda em casa, foi contra a educação protestante imposta pelos pais, que haviam sido até missionários na Índia. Em “Demian”, Hesse poetiza essa rebelião.
Emil Sinclair, o narrador da estória, é um menino criado em uma família de classe média, num ambiente de luz e ilusão. Sua existência é uma luta entre dois mundos, um ilusório (representado pela mãe) e o mundo real. A amizade com Demian, seu aliciante colega de classe, estimula-o a revoltar-se contra o mundo das aparências e a buscar, em si mesmo, perigosamente, a própria identidade. De fato, como explica o tradutor Ivo Barroso (1929-), na minha edição do romance, é fácil “perceber quanto as figuras de Sinclair, Demian e Pistórius [outro mentor de Sinclair] encerram do próprio Hesse, não passando de sínteses ou projeções de suas vivências”. “Demian”, aliás, é o primeiro romance de Hesse no caminho que o conduz a “O Lobo da Estepe”, da qual o Sidarta é uma etapa intermediária. E é possível dizer que o atormentado Harry Haller, “o lobo da estepe”, é o Emil Sinclair, de Demian, na sua maturidade. Cada uma de suas personagens é um Hesse diferente, aquele que ele foi ou aquele que ele gostaria de ter sido.
Hesse foi ainda um dos precursores do uso, na literatura, da psicanálise, das teorias de Freud (1856-1939) e de Jung (1875-1961), já emergentes à época, mas ainda não badaladas nos EUA e mundo afora. E o mais importante: acredito haver Hesse com isso influenciado – e posso mesmo dizer reeducado – muitos dos seus leitores. Como diz Ivo Barroso, “ainda mais que uma história ou romance de educação, [Damian] é o relato de um processo de deseducação, ou preferindo-se, de reeducação, de laborioso apagar das pegadas que o puritanismo educacional deixa impressas na alma adolescente: a timidez, a humildade, o alheamento – armas obsoletas contra a hostilidade do mundo real – e que conduzem, mais tarde, inapelavelmente à solidão e à inadaptabilidade, à surda revolta e ao amargo constrangimento”. Tirar o entulho e replantar.
De minha parte, o que reapreendi? Entre outras coisas, a procurar na introspecção, bem mais que na religião, as respostas às muitas perguntas que ainda hoje busco. Hesse, assim, foi professor de um individualismo em que se busca a própria personalidade. Acho que chamamos isso de autoconhecimento. Atentei para o valor da independência, claro. Mas enxerguei que ela poderia levar tanto ao bem como ao mal. Entendi também que as pessoas não são inteiramente boas ou inteiramente más. E, à semelhança do que ensina Rudyard Kipling (1865-1936), no seu poema “If”, aprendi “de amigos, quer bons, quer maus, me defender”.
Pelo menos assim acredito. E a Hesse e a Demian sou muito grato.
Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
1