terça-feira, 21 de janeiro de 2020


Cartas de Cotovelo
 – (21/01/2020)
Décima Primeira Carta (com Alegria)

QUE LINDA MANHÃ


          Ainda estou em Cotovelo e aproveitei o título de uma canção que foi feita para mim por Luiz Assunção, quando cantei em Fortaleza nos idos de 1950, para registrar o momento atual da nossa praia.

          Voltou a calmaria, pois terminaram as badalações de Pirangi e agora resta o som dos automotores nos seus trajetos entre as duas pistas, a de ida menos barulhenta e as de volta para Natal, mais agressiva - nada que não se possa suportar, tendendo a diminuir, pois já se nota o começo do ensarilhamento dos petrechos de retorno com a proximidade das aulas da meninada.

          Nesse clima aproveitei a linda manhã de sol e desci à praia, com as dificuldades naturais de um oitentão, mas ainda aproveitando a firmeza da velha escadaria e corrimão, de cerca de 30 anos, que construí pelas mãos de João Batista e ao qual já autorizei fazer um reparo.

          Caminhei um pouco, acompanhado do meu filho Carlos Rosso e, lá às tantas, decidi tomar um banho de mar, convidativo que estava, com a maré em crescimento, mas ainda bem distante como vem acontecendo neste veraneio, com aquelas pocinhas d'água que THEREZA adorava em nossas caminhadas.

          Quando desci levava um tanto de preocupação pelo meu estado de saúde, com a perda quase total do paladar em decorrência da grande quantidade de remédios. Contudo, após alguns mergulhos tive a satisfação de sentir o gostinho das águas do mar de Cotovelo e disse comigo mesmo: "ainda tem jeito"! Vejam o que é a natureza.


          Retornei com alegria e bem refeito da fadiga e após um banho doce, cuja água é exuberante aqui nesta praia, sentei-me na minha varanda do primeiro andar e dela vislumbro que a Prefeitura está em ação - ontem colocou a minha lâmpada que estava queimada de longa data e hoje fazendo reparo no poste seguinte - coisa boa. Aplausos.

          Aguardo agora que sejam enviadas algumas caçambas de barro ou piçarro para acabar com os atolamentos da Rua Parnaíba, antes do carnaval chegar. Foi um bom começo de ano.

          Até breve... 




domingo, 19 de janeiro de 2020

Cartas de Cotovelo
 – (19/01/2020)
Décima Carta (com Alegria)

UM DOMINGO FELIZ


          Vivi neste domingo um dia feliz, na festa que a PROMOVEC promoveu para homenagear a minha pessoa e a de Nascimento, com o título de Sócio Benemérito, bem assim a realização de um Bingo com cinco prêmios e quatro sorteios, tudo organizado pelos membros da Diretoria Esam Elali, Presidente, Octávio Lamartine, Vice-Presidente, Alzirene, Secretária Geral, Justa, sua adjunta e Eugênio Rangel, Coordenador de Comunicação, com o apoio de  Roberta, nossa permanente colaboradora.
               Prestigiou o evento o ex-Presidente Carlos Dutra acompanhado de D. Nia.
               Senti a falta de muitos associados tradicionais. Contudo, o domingo não é o melhor dia para essas reuniões.

          Foi uma manhã agradável, contando com a apresentação do jovem cantor Marcelo Miranda e seu violão.
          Momentos marcantes registrados pelas lentes de Esam, Roberta e Eugênio: