quarta-feira, 17 de novembro de 2021


                                                                 NOITE INOLVIDÁVEL

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes - cadeira 33 da ANRL

 

    Vim da minha Pasárgada de Cotovelo para participar das comemorações dos 85 anos da Academia Norte-riograndense de Letras.

    Foi uma noite memorável, comandada pela felicidade e emoção do anfitrião, Presidente Diogenes da Cunha Lima e eficiência da Secretária Leide Câmara, com discursos, na medida, de Iaperi Araújo e Armando Negreiros (ambos nota 10).


    Na mesa autoridades representativas dos Poderes Legislativo do Estado (Dep. Hermano Morais) e do Município de Natal, da Fundação José Augusto (Crispiniano Neto), do IHGRN (Acadêmico Armando Holanda), da Academia Potiguar de História e Cultura Militar (Cel. Ângelo Mário) e de representantes das famílias dos homenageados Tonheca Dantas, Veríssimo de Melo e Aluízio Alves. 

     

Presença representativa dos Acadêmicos

    Mas o ponto alto da solenidade foi a presença da Filarmônica Onze de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas - terra de Tonheca Dantas, sob a batuta competente do Maestro Márcio Dantas, que comandou uma plêiade de jovens músicos na execução de dobrados em homenagem a Diogenes, Manoel Neto, Hermano e Dr. Pedro Cavalcanti, uma polca e canções de Tonheca, todos compostas pelos valores da terra potiguar, gerando um momento de encantamento que ainda ressoam em meus ouvidos.


    Ao final, sob o delírio dos presentes, a execução da famosa ROYAL CINEMA. do extraordinário Tonheca Dantas, com distribuição de CDs.

 

    Registraram o evento inúmeros fotógrafos profissionais e amadores, o blog de Cassimiro Júnior, a Rádio Mar e Campo de Cotuvelo, minha convidada, com a presença do seu proprietário Octávio Lamartine e corpo técnico - Eugênio Rangel e Matheus Augusto, que fez a transmissão ao vivo pelo canal do  You Tube, imortalizando a sessão solene para todo o Brasil e para o mundo.

    Recepção no salão de festas aos presentes e aos animadores da festa - os meninos e meninas da Filarmônica e seu Maestro, que retornaram no fim da noite à sua terra natal.

    Dormi o sono de criança (como dizia Dolores Duran) e acordei disposto, degustando o lauto café preparado pela minha secretária Margarete, à moda sertaneja, com tapioca, inhame, canjica, pão assado, deixando-me preparado para a jornada do dia.

    O único lampejo de saudade - ao não ver entre as meninas irmãs de Leide e da minha filha Rosa Ligia, a minha THEREZINHA, que certamente teria vibrado de emoção. Coisas do destino.

    Obrigado DEUS por esses momentos de alegria, que há muito não vivenciava.


 

terça-feira, 16 de novembro de 2021

HONRAR, SEMPRE, A REPÚBLICA EM QUALQUER TEMPO.

 

DE COMPOSITORES INESQUECÍVEIS – Berilo de Castro



DE COMPOSITORES INESQUECÍVEIS 

Diante do alívio com o declínio da pandemia viral, passo agora a curtir um período pós operatório de uma cirurgia ortopédica (joelho).

Quem sabe se não é, ainda, resultado de algum “trabalho” encomendado por atacantes adversários, que não conseguiam vencê-lo nos embates futebolísticos no velho Estádio Juvenal Lamartine (JL), na década de 1960? Não descarto, nem relevo!

Sempre fui e ainda sou bem disciplinado. No momento, tenho fugido com a minha disciplina diante da paciência. É aquela pressa toda em querer ficar logo bom, no entanto, lá vem de novo a palavra “protocolo” — tem que obedecer rigorosamente o protocolo pós-cirúrgico. E tem mesmo!

O tempo parece conspirar contra aqueles que têm pressa. Os segundos se transformam em minutos, os minutos viram horas, os dias passam a ter duração de semanas e por aí segue esse infindável trajeto temporal. Perece até que os ponteiros do relógio entram em compasso de tartaruga.
Tudo tem seu tempo certo, não adianta pisar fundo no acelerador. É aceitar e unir-se à paciência e tê-los como bons amigos.

Tenho aproveitado, quando bem posso (sem dor), para organizar e finalizar o meu próximo livro: COMPOSITORES INESQUECÍVEIS- vida & música, que pretendo lançar no final do mês de novembro ou início de dezembro deste ano. Trata-se de uma obra literária de pesquisa sobre alguns compositores que pessoalmente reconheço como “inesquecíveis”. Tudo transcorre numa viagem musical, em um oceano melódico de recordações de trinta e quatro artífices, resgatando, de cada um, momentos marcantes da sua existência artística musical.

Aguardo com aflição, procurando a cada dia mais me alinhar com a obediência da paciência, e que tudo volte ao normal. E, mais ainda, o prazer, a alegria de presentear o leitor com um trabalho que irá com certeza enriquecer o seu conhecimento sobre esses inesquecíveis e imortais compositores.
Muito me honrou e me fez feliz o prefácio do insigne jornalista e maiúsculo cronista, Vicente Serejo.