sexta-feira, 21 de julho de 2017

Dia 21 de julho de 2017



PÁGINA  PARA  MEDITAÇÃO  


As almas quando se amam
Nem a morte as intimida,
Regressam a berço novo
E encontram-se noutra vida.

(Antonio de Castro/Chico Xavier)

Obsessão de quem ama
Ninguém consegue entendê-la,
Parece vaso de lama
Encarcerando uma estrela.

(Auta de Souza/Chico Xavier)

Conservar dedicações?
Todos estamos no mundo...
O poço cede água limpa
A quem não lhe agite o fundo.

(Chiquito de Moraes/Chico Xavier)

***

PAZ!

INÁCIO MAGALHÃES DE SENA ESTÁ HOSPITALIZADO



NOTÍCIA QUE SURPREENDEU SEUS AMIGOS - INÁCIO, O NOSSO QUERIDO "BISCO DE TAIPU" FOI HOSPITALIZADO NO HOSPITAL DO CORAÇÃO COM COMPLICAÇÕES CARDÍACAS.
ESTIVEMOS COM INÁCIO NA SEGUNDA FEIRA PASSADA E FIZEMOS ALGUMAS CENAS DE FILMAGEM, COM ASSUNTOS COMPLETAMENTE ALEATÓRIOS. DOIS DIAS DEPOIS ELE SOFREU UM AVC QUANDO ESTAVA NO BANCO SANTANDER. LEVADO ÀS PRESSAS GRAÇAS À ATENÇÃO DOS AMIGOS, PARTICULARMENTE, DE VICENTE SEREJO  E ABIMAEL SILVA, FOI IMEDIATAMENTE INTERNADO E ESTÁ SENDO MEDICADO.
AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NÃO SÃO BOAS - ELE TEM COMPROMETIMENTO RENAL E ESTÁ COM INFECÇÃO URINÁRIA.
TODOS TORCEMOS PELA SUA RECUPERAÇÃO, POIS INÁCIO É UMA FIGURA RARA NA VIDA INTELECTUAL POTIGUAR.
HOMEM SIMPLES, SOLIDÁRIO E DE GRANDE CULTURA.
REZEMOS TODOS PELA SUA RECUPERAÇÃO.
RECENTEMENTE VEM SENDO PROJETADO PELA MÍDIA CINEMATOGRÁFICA E SUAS ENTREVISTAS ESTÃO SENDO DIVULGADAS PELO YOU TUBE.

GRANDE PERDA






21/07/17  PAULO BEZERRA (1933-2017)

É com imenso pesar que o IHGRN comunica o falecimento do sócio, o médico e escritor Paulo Bezerra, uma perda para a cultura do Rio Grande do Norte. Autor das “Cartas do sertão do Seridó”, o doutor Paulo, médico radiologista, fundador do Instituto de Radiologia de Natal, era parte integrante de uma geração de médicos e humanistas. Fazendeiro, proprietário da secular Fazenda Pinturas, da qual muito se orgulhava, guardava um vasto acervo museológico das coisas do seu sertão. Também conhecido por Paulo Balá e Paulo de Balá, como muitas vezes assinava, era um bravo cultuador e promotor das tradições sertanejas do Seridó. Natural de Acari, deixa-nos o exemplo honrado do valor que o homem deve conceder à sua terra e à sua gente. Seu exemplo é perene como as cercas de pedra do seu sertão.
Diretoria do IHGRN
Ass.Gustavo Sobral

VIVA THEREZINHA


A conheci nos idos dos anos 50, era minha vizinha da Rua Meira e Sá.
Sob o pretexto de aprender alguma coisa de italiano com o velho Rocco Rosso, fui me aproximando e, em decorrência de abrupta mudança da família dela para Belém do Pará, fiquei meio que desesperado e tive o apoio dos meus pais para ir procurá-la. Preferi marcar logo o casamento, que ocorreu em 16 de março de 1963 na capela de Santo Antônio (Belém).
Por conseguinte, minha convivência com THEREZINHA ROSSO GOMES é de 67 anos, sendo 54 de casamento. 
Com ela construímos uma bela família composta de quatro filhos (Rosa Ligia, Thereza Raquel, Carlos Rosso e Rocco José) e agora 7 netos (Lucas Antônio, Carlos Victor, Raphael Flôr, Gabriela Flôr, Maria Clara, Carlos Neto e Guilherme). Morro de inveja do meu amigo Odúlio, que já é bi-bisavô.
Convivência harmoniosa com o genro (Ernesto) e noras Valéria Ferreira e Daniela Katiúscia.
Uma casa confortável, sem luxo, um belo jardim, uns 11 gatos, duas cadelas e um cachorro visitantes permanentes.
Ela - paciente e tolerante, suporta as minhas chatices e encharques, embora reclamando, pelo que agradeço a Deus.
Me botou no mal costume de depender dela para tudo - é minha fã, enfermeira, vigilante, conselheira e amante. 
O tempo mudou tudo para melhor. À medida que vai passado, afasta a chegada da velhice indesejável - aquela que nos priva de sair e comemorar a vida.
PARABÉNS MINHA QUERIDA E FIEL COMPANHEIRA PELO SEU ANIVERSÁRIO. MUITO OBRIGADO POR TUDO.

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Trata-se, sem dúvidas, da peça de tecido mais estudada do mundo. Durante séculos o Santo Sudário, ou Sudário de Turim – no qual, segundo a tradição cristã, Jesus foi envolto após ser crucificado – foi objeto de investigações, teorias e escrutínio.
Ver as imagens
Esquerda: detalhe do Santo Sudário. Direita: uma imagem fotográfica do tecido. Foto: IBT Times
A última investigação conhecida, cujos resultados foram publicados na revista científica norte-americana PlosOne, sustenta a teoria de que o tecido usado como mortalha funerária é verdadeiro.
Elvio Carlino, pesquisador do Instituto de Cristalografia de Bari, na Itália, disse que a peça de três metros de comprimento por um de largura, com uma imagem ligeiramente manchada de um homem que, para os cristãos, representa Jesus, contém minúsculas partículas que revelam um “grande sofrimento” de uma vítima “envolta na mortalha funerária”.
Estas partículas tinham uma “estrutura, tamanho e distribuição peculiares”, acrescentou Giulio Fanti, professor da Universidade de Pádua.

Ver as imagens - Sudário de Turim. Foto de AP 

Em um artigo intitulado “Nova evidência biológica dos estudos de resolução atômica no Sudário de Turim”, os pesquisadores afirmam que o sangue no tecido continha altos níveis de creatinina e ferritina, substâncias encontradas em pacientes que sofrem fortes traumas, como a tortura. 
“Estas descobertas só puderam ser reveladas pelos métodos desenvolvidos recentemente no campo da microscopia eletrônica,” esclareceu Elvio. 
Ele disse que a investigação marcou o primeiro estudo “das propriedades em nano-escala de uma fibra pura extraída do Manto de Turim”.
A análise foi realizada pelo Instituto Oficial de Materiais em Trieste e pelo Instituto de Cristalografia de Bari, ambos sob a liderança do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, bem como do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Pádua.
Investigações anteriores asseguravam que o tecido era mais recente – da época medieval – e que a imagem havia sido criada por falsificadores. O fato de que o mesmo está manchado de sangue já é considerado incontestável. 
Fanti, um dos estudiosos do sudário, acreditava que a imagem representada na mortalha poderia ter sido resultado de uma explosão de “energia radiante”, como luz ultravioleta, raios X ou correntes de partículas que emanam do próprio corpo humano.
O sudário está atualmente em exibição na Catedral de São João Batista em Turim, na Itália. Durante uma visita à cidade em 2015, o Papa Francisco fez uma pausa e uma oração silenciosa diante do Santo Sudário.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

MENSAGEM DE PAZ


PÁGINA  PARA  MEDITAÇÃO 


Erros de amor?  Silencia.
Resguarde-te o verbo mudo.
Porque, em matéria de amor,
Somente Deus sabe tudo.

(Antonio Martins/Chico Xavier)

Na fonte eterna do amor,
A força em que Deus nos cria,
Todos os vermes do charco
Hão de ser anjos um dia...

(Américo Falcão/Chico Xavier)

O amor,  -  essência dos Céus,  -
Tão só no amor se resume.
Pode surgir em  mil formas
Que é sempre o mesmo perfume.

(Oscar Batista/Chico Xavier)

***

PAZ!

domingo, 16 de julho de 2017