sábado, 20 de agosto de 2011


MANCHETES DENUNCIAM NOSSOS GESTORES

Sem comentários, apresentamos a situação dos nossos gestores através das manchetes dos nossos jornais. Ficam as dúvidas: perdulários, despreparados, corruptos, sonhadores, indiferentes, aproveitadores, demagogos??????????????
___________________

Sistema carcerário: "SOLUÇÕES AINDA ESTÃO DISTANTES"
"DEFICIT É DE 2.600 VAGAS NO RN";

Turismo: "SEM ESTRUTURA, REDINHA AGONIZA" - falta tudo, menos problemas e promessas; "INTERVENÇÃO DA PREFEITURA AUMENTA O CAOS NO ENTORNO DA PARAÇA DAS FLORES";

Mobilidade urbana: "BURACOS ALTERAM LINHAS DE ÔNIBUS"; "VIATURA (DA POLÍCIA) CAPOTA AO TENTAR DESVIAR DE BURACO NA ZONA NORTE"; "NATAL E SUAS RUAS CARROÇÁVEIS:

Ensino: "ESCOLAS NÃO APRESENTAM CALENDÁRIO"; "ALUNOS ESPERAM A REPOSIÇÃO DAS AULAS NA REDE PÚBLICA";

Saúde: "HOSPITAL SUSPENDE NEUROCIRURGIAS" - por falta de recursos financeiros; "MP QUER SOLUÇÃO PARA LOTAÇÃO DO WALFREDO"; "GALPÃO INTERDITADO" (espaço reservado para destinamento de medicamentos vencidos é periciado pelo ITEP;

Urbanismo: "RECURSOS DE R$ 2,5 MI GARANTIDOS PARA CONSTRUÇÃO DOS ACESSOS DA PONTE DE TODOS NÃO SÃO MAIS SUFICIENTES";

Economia: "ETANOL NÃO ESTÁ VANTAJOSO NO RN"; "DECISÕES PRECISAM DE MAIS TRANSPARÊNCIA" (Cláudio Abramo);

Medicamentos: "FALTA CONTROLE EM TODAS AS UNIDADES";

Esporte: "JUIZ CONSIDERA MÁ IDEIA O PROJETO DE UM NOVO ESTÁDIO NA ÁREA DO BOPE";

Cultura: "SE NÃO ME DEREM CONDIÇÕES, EU SAIO" (Roberto Lima - Presidente da FUNCARTE) ... Fim de evento e até hoje artistas estão de bolsos vazios.

MAS AS DEMOLIÇÕES E O PROJETO DA 'ARENA DAS DUNAS' CONTINUAM CONSUMINDO NOSSO DINHEIRO!!!!!!!!!



*********

Exposição " As Cores do Folclore", de Gutemberg Costa, em Natal/RN-Brasil.



O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria Extraordinária da Cultura e a Fundação José Augusto

CONVIDAM

Para a abertura da exposição "As Cores do Folclore", de Gutemberg Costa, com a participação especial de João Natal.
Local: Galeria Newton Navarro
Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641 - Tirol - Natal/RN

Vernissage: 22 de agosto de 2011 às 21h
Visitação: 23/08 a 15/09, das 08 às 17h.

SOBRE GUTEMBERG COSTA
Ele é natalense, jornalista, folclorista, carnavalesco, funcionário público, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, da Academia Mossoroense de Letras e da Comissão Paulista de Folclore, do Instituto Memória do Canindé e do Instituto José Marrocos de Estudos Sócio-Culturais do Ceará.


FONTE: blog VALE VERDE

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS - o grande xerife se aposenta

A sociedade potiguar recebe, com saudade, a notícia da aposentadoria de Maurílio Pinto de Medeiros, o filho do Coronel Bento, que igualmente prestou serviços relevantes à segurança do nosso Estado.
Foi quase meio século de atividade desgastante, convivendo com o perigo e com o risco da própria vida, exercida com altivez, coragem e resignação, porquanto atropelado, algumas vezes, com acusações injustas, que geraram ações administrativas e judiciais.
O seu nome tem o sinônimo de efetividade, respeitado pelos homens de bem e temido pela bandidagem.
Apesar de aposentado, ainda participou da recente "Operação Xerife", que levou à cadeia cerca de 90 pessoas, ação esta realizada em sua homenagem, mas contando com a sua orientação.
É difícil esquecer, por qualquer pessoa, independentemente de categora social, que não tenha recebido a atenção do nosso Xerife para a solução de algum caso mais intrincado ocorrido com um membro de suas família.
Hoje, pelas 17 horas, será homenageado pela ADEPOL em sua sede da praia de Areia Preta. Mas é pouco, aguarda-se o reconhecimento dos órgãos oficiais, dos Podere constituídos, dos órgãos de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil e outros.
Maurílio é meu contemporâneo e acompanhei a sua trajetória vitoriosa. Sobre o seu trabalho fiz registros no meu livro Traços e Perfis da OAB/RN. Por tal razão, neste modesto espaço, rendo as minhas homenagens ao Xerife-Amigo, a quem reconheço o valor de jamais ter recuado diante dos perigos e do risco da sua própria vida. Parabéns e que Deus o recompense com a mansidão de um restante de vida com a família e convivência com os verdadeiros amigos.
Um grande abraço do seu admirador Carlos de Miranda Gomes

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Jornal Virtual de Roberto Guedes- Edição N° 229 - Natal, quarta-feira, 17 de agosto de 2.011, noticia:
Manoel (D), ao lado de Walter Alves: cidadão potiguar.
Conterrâneo
Conforme anunciado, foi na manhã desta quarta-feira, hoje, no plenário Clóvis Motta, que a Assembléia Legislativa realizou a cerimônia de entrega do título de cidadão honorário do Rio Grande do Norte ao empresário Manoel Lopes da Silva, 73, português de Póvoa do Varzin que há anos lidera iniciativas filantrópicas de grande repercussão social nesta unidade federativa. O emblema deste trabalho é o “Armazém da Caridade”, que ele montou em parceria com maçons.
=========== Últimas
América
O advogado, professor universitário e desportista Jussier Santos é quem vai falar em nome da diretoria do América Futebol Clube durante a homenagem que a Assembléia Legislativa prestará à entidade, nesta quinta-feira, 18, amanhã, numa iniciativa do deputado estadual Hermano Morais (PMDB). Hermano não falará em nome do clube exatamente porque o fará em nome da população potiguar.
=============
P A R A B É N S


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

JORNAIS - veículos de planejamento e execução

Nas minhas leituras diárias dos jornais da província, constatei que eles, pela forma como são editados, funcionam como verdadeiro veículo de planejamento e execução da administração pública.
Um governande inteligente bem que poderia fazer a leitura diária dos jornais, pois assim teriam a excelente oportunidade de corrigir equívocos, evitar transtornos e ofertar à comunidade uma gestão de boa qualidade.
As críticas dos leitores, os artigos e reportagens abordando toda a espécie de assunto têm sido indiscutivelmente um ponto forte para manter bem informado o cidadão e, por tabela, os governantes.
Precisamente, pela falta dessa leitura diária, os dirigentes, incluindo os seus secretários, deixam de realizar uma boa gestão pela não solução aos reclamos apontados, dando perfeita impressão da incompetência e descaso com que exercem os seus mandatos.
Eu mesmo, venho escrevendo neste blog e algumas vezes publicando nos jornais, indicativos de problemas e fazendo sugestões. A propósito, num dos meus artigos chamei a atenção para "buracos" na via pública e agora, já passados quase quatro anos, eles continuam e até foram ampliados, sem qualquer atenção dos mandatários da edilidade.
Ademais disso, os jornais, incluindo nessa expressão, também, os periódicos, são fontes permanentes de pesquisa, custeada pelo próprio leitor, sem os perigos da manipulação política ou de interesse pessoal.
Sugiro que, por apenas um mês, os responsáveis pelas administrações estadual  e municipal façam esse exercício de cidadania e dêem atenção ao quanto apontado ou ponderado nos jornais das nossas cidades e avaliem o resultado. Certamente vão passar a merecer maior respeito dos cidadãos.
Dêem mais valor aos nossos jornais - a voz autêntica do povo!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aos Aposentados e Pensionistas do INSS


M A S S A C R E / EXTERMÍNIO / ROUBO

Para mostrar rigor fiscal e impedir pressão por aumento de gasto, a Presidenta Dilma Rousself vetou ontem uma emenda da LDO para o ano 2012, que possibilitaria conceder reajustes acima da inflação para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício acima do valor do salário mínimo.

Portanto, o aumento dessa classe será medida pelo INPC que é inferior ao INPC-3ª idade. A conseqüência disso é a perda do poder aquisitivo ( = a empobrecimento). Dentro de mais alguns anos todo aposentado do INSS estará recebendo apenas hum salário mínimo. Enquanto isso, vejam abaixo os aumentos das classes privilegiadas.

O aumento dado este ano aos políticos foi de até 60%;
O aumento reivindicado pelo Poder Judiciário federal é de até 55%;
O aumento reivindicado pelos auditores fiscais do estado do RGN é de 15%;
O aumento concedido este ano para o aposentado do INSS foi de 6,47%.

AUMENTOS PREVISTOS PARA 2012

Aposentado e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo, previsão de aumento é de 5%;
O aumento do salário mínimo previsto é de mais ou menos 13% .
O aumento previsto para os funcionários das universidades federais é de 0%.; existe um projeto para congelar dez anos os salários dos funcionários do executivo federal.

O Brasil é o país das desigualdades e das injustiças, vocês não acham? .

Zeca Gomes
_____________
Desenho - fonte: Fábrica de Sonhos
DEÍFILO GURGEL - memória viva da cultura potiguar

Mais uma vez brilhou a estrela do escritor DEÍFILO GURGEL ao conceder entrevista ao jornal O POTI, no caderno "Muito", onde responde ao repórter SÉRGIO VILAR sobre algumas passagens da sua vida e do seu trabalho em prol das pesquisas sobre folclore.                                                
O título da entrevista já diz muito da grandeza desse intelectujal, quando afirma
"Dei muito mais entrevista do que mereço", levando ao jornalista a inspiração para escrever o texto:                
"A brisa areiabranquense moldou a personalidade infantil de Deífilo Gurgel. Mas brotou dos serrotes verdejantes de Caraúbas o alumbramento poético adolescente. A sensação de vislumbre diante daquelas elevações e depressões distintas da paisagem plana de Areia Branca permanece mesmo aos 85 anos."
Na medida das indagações, vai revelando as suas descobertas e redescobertas, como as de Fabião das Queimadas, com quem gravou em vídeo um documentário, Chico Antônio, Maria José (D. Militina) e outros tantos, formando o seu Romanceiro Potiguar - fruto de pesqauisa de mais de 10 anos, a ser brevemente lançado em livro.
Sóbrio, mas sincero, não joga confetes em quem não merece, mas não atira pedra aos insensíveis e enaltece apenas aqueles que fizeram alguma coisa pelo folclore no nosso Estado e dá contas de suas frustrações e sonhos para o futuro, como o de tentar perenizar a memória de Chico Daniel  - o maior mamulengueiro, atavés de um filho deste
ainda recalcitrante em assumir o ministério, como também acontece com os descendentes de Severino Guedes.
Não quero tirar o sabor de uma leitura completa da reportagem publicada neste domingo 14 - dia dos pais. Procure o jornal e guarde essa relíquia do jovem escritor de 85 anos.
Um única pergunda que não quer calar: "POR QUE DEÍFILO AINDA NÃO É IMORTAL DA NOSSA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS?" - De qualquer forma, sem dúvida alguma, ele já está imortalizado no conceito da sociedade potiguar e, especialmente, nas cercanias do folclore da nossa terra e o reconhecimento em todo o nosso País.
Parabéns Sérgio Vilar, por mais esta magnífica entrevista.

domingo, 14 de agosto de 2011

RETALHOS DE SAUDADES

Nesta manhã de domingo, em que se comemora O DIA DOS PAIS, desde muito cedo, após o café matinal com Thereza, começa a romaria dos filhos e dos netos trazendo-me mensagens de amor e carinho, paralelamente às emoções de um tempo passado.
Após as primeiras lágrimas, vou conferir as mensagens em meu computador e logo deparo-me com novas moções de extremo carinho dos meus amigos.
Estou feliz, mas escolhi o domingo para registrar neste blog as manifestações culturais, embora estas não descartem a saudade, a tristeza e, mais que tudo, a vida.
Reproduzo, assim, uma bela mensagem da minha inesquecível vizinha Lourdinha Nogueira, que completaria 90 anos e que me foi enviada pela sua filha Ana Amélia. Obrigado, com um grande e saudoso beijo.
Em seguida, a eterna musa da terra dos canaviais, Lúcia Helena, com sua verve e, agora também como uma intérprete musical, que deixou surpresos e gratificados todos aqueles que foram à seresta promovida por Jojó na casa de Pedro Simões/Jailza.
Termino com Deth Haak, Poetisa dos Ventos, autêntica representante da SPVA.

 Em seguida, reproduzo mensagens recebidas.


* * *

(DO QUE EU GOSTAVA E DO QUE EU TINHA MEDO)
Maria de Lourdes Cavalcanti Nogueira (*)

Minha gente,

Não estou na lista de intelectuais nem de jornalistas, também não tenho bagagem para isto. Porém, peço permissão para escrever alguma coisa que eu vi meus pais falarem e muitas e muitas que eu tomei conhecimento.
Todas as crônicas que leio no jornal me emocionam muito porque encontro gente minha, envolvida. Aqui, eu vou fazer um colchinha de retalhos de saudades.
Eu tinha medo quando Cambraia gritava os jornais. Ele percorria as ruas gritando com voz estridente pelo próprio apelido: Caambraaaaia!....... Isto existiu mesmo. Não sei o porque desse nome - talvez porque ele era preto e a cambraia tecido, só tinha bem branca
O Barrão 70: uma pessoa afogada na ilusão da vida; vivia perambulando sem lar e sem nada. Muito sujo, pois não trocava de roupa. Andava com um grande saco de estopa nas costas. Não pedia nada, nem agredia ninguém. Porém, toda a roupa que se dava para ele trocar, ele vestia por cima da outra ( acho que os pais faziam terror para as crianças se aquietarem).
Também tinha medo do Papa-figo. Este, nunca vi, nem sei dizer nada sobre ele.
Tinha medo de dois rapazes da alta sociedade que eram bem baixinhos (eu, bem pequena, era maior que eles) Eles se vestiam muito bem com ternos, gravatas, chapéu e sapatos bem envernizados. Eram intelectuais e um deles tocava piano.
Gostava de ver Bernadete, uma professora que ficou doente da cabeça. Antes da doença, ela passeava muito e gostava do carnaval de Pernambuco. Por isso, quando enlouqueceu, vestia suas saias bem godê, sapato tênis e com uma sobrinha aberta, cantava e dançava os frevos na rua. Tinha uma voz linda demais. Os senhores que a conheciam lhe davam algum dinheiro, com muito respeito. Ela procurava-os sempre no Cova da Onça, no Natal Clube e nos Cinemas Politeama e Royal. Todas as pessoas que ela conhecia, chamava pelo nome. Meu irmão, José Aguinaldo, achava que dava sorte se encontrar com ela.
Outras coisas que eu gostava: cavaco chinês, que por sinal, no tempo, não mudou em nada; sorvete feito na hora, numa caixa de madeira com uma manivela rodando - eu sei que o sorveteiro contornava a caixa por dentro com gelo picado e muito sal, para conservar. Mas, já tinha as caixinhas para servir!
De comida de rua era oferecido alfenim doce, puxa-puxa, cocada, cavaco chinês, doce seco ( era uma tapioca bem dura com recheio bem ardoso) e geléia de coco que ainda existe (cortavam os pedaços no tabuleiro); caldo-de-cana moída na hora e aluá de abacaxi.
Ainda lembro coisas que me davam muito medo.
Tinha medo de ver passar enterro dos indigentes - eram levados numa rede num pau bem forte ( um caibro de casa ) onde se pendurava um punho num lado e no outro - tudo coberto. Escolhiam para carregar a rede com o morto, os doentes mais calmos do Asilo que era dirigido por um senhor de muita formação e competência, Cândido Medeiros, que deixou uma família muito grande, pessoas importantíssimas que hoje, os últimos rebentos estão vivos e podem endossar o que eu estou dizendo. Só em conversa podemos podemos pesquisar mais sobre estas criaturas. Umas se foram bem novas e outras ainda estão vivas e inteligentes, honrando o nosso Rio Grande do Norte que está muito sofrido .
Voltando a falar dos enterros dos indigentes - os quatro homens tomavam um pouquinho de cachaça, saíam de dupla para se revezarem. Por vezes, andavam bem depressa, certamente por causa do peso e para chegarem logo. Eram vigiados por dois enfermeiros bem fortes e levavam para o cemitério do Alecrim. Neste tempo, era o único, por que Natal terminava por este bairro e ia até onde as lavadeiras lavavam as roupas - no rio das Quintas. Elas levavam uma grande trouxa de roupa amarrada nas quatro pontas da toalha. Levavam também uma bacia de alumínio emborcada em cima. A lavadeira da minha casa, só almoçava de tarde quando trazia aquela roupa tão cheirosa. Eu costumava jantar com ela. Mamãe fazia o prato e deixava no forno do fogão - um tal fogão inglês à lenha. Até tapioca se fazia na chapa. A comida era bem quentinha.
Então, a lavadeira com as palmas das mãos bem brancas e engelhadas do frio da água do rio, fazia macaquinho de feijão com toucinho, para mim. Quando mamãe via, ai de mim !...era um castigo certo!..
Para não apavorar muito os leitores vou descrever os enterros dos ricos. Tinha um bonde preto com cortinas pretas e flores, certamente alecrim cheiroso. O cortejo era a pé - por vezes, aparecia algum carro tipo Ford W8.
Conheci bem de perto um senhor muito importante de nome João Leandro que morava na rua da Estrela, onde morávamos. Tinha a sua oficina mortuária em casa, ao lado. Trabalhava muito a noite, quando era caixão de rico. Meu pai, era muito gaiato e dizia assim: “hoje é noite do dinheiro e do martelo”!... As cores dos caixões eram preta, roxa ou branca (esta só para moça donzela). Os pequenininhos eram azuis, muito enfeitados de dourado ou prateado. Não existiam urnas de madeira.
Nesse tempo, com tudo tão calmo e com segurança as crianças brincavam nas calçadas. Então, numa noitinha, eu e outras crianças vizinhas, estávamos brincando de “tica”. Um menino grande gritou: “olha o papa-figo!.... A gente saiu numa carreira tão desenfreada que entramos na primeiro porta aberta - era o portão da tal oficina. Foi então que nos deparamos com os caixões enfileirados de um lado e do outro. Os gritos uuuuiiii, aaaaiii, foram de arrepiar!.. O senhor João Leandro apareceu e expulsando todas, disse: “vão na frente que eu vou atrás para dizer a seus pais que, se ele não der educação a vocês eu vou dar!” A turma ficou chamando-o de “professor caminho do céu”. Isto tudo, muito escondido, pois não tínhamos maldade nem coragem.

(*) Dona de casa, viúva. Começou a escrever depois
dos 78 anos de idade.
________________
Colaboração de sua filha Ana Amélia

***

POEMA QUE ESCREVI HÁ QUATRO ANOS E DEDIQUEI AO VALE VERDE

VERDE, SEMPRE TE QUERO VERDE.



(Dedicado ao Ceará-Mirim)
Lúcia Helena Pereira

-Verde, sempre te quero verde!
Vestido de esperança e dourado de sol.
Verde, sempre te quero verde
Brilhando na chuva e espreguiçando-se ao vento.
Verde, sempre te quero verde,
Iluminado e festivo
Comemorando história e preservando lembranças.

-Verde, sempre te quero verde
Exibindo casarões, praças e ruas,
Patrimônios de antigas nobrezas.
Verde, sempre te quero verde,
Impetuoso, destemido e alvissareiro,
Na travessia dos séculos.
Verde, sempre te quero verde,
Na memória dos teus filhos ilustres,
Uns distantes, outros próximos do coração.

-Verde, sempre te quero verde,
Coberto pelo aroma fresco das matas
E banhado pelos rios serenos,
Onde sussurram as sinfonias do tempo.
Verde, sempre te quero verde,
Embelezando-se no Oiteiro, Guaporé,
Santa Águeda, Verde Nasce,
Mucuripe, Solar Antunes!
Verde, sempre te quero verde,
Na Usina São Francisco, Ilha Bela,
No Cumbe e Diamante.

-Verde, sempre te quero verde,
Nas águas misteriosas e perfumadas dos olheiros,
Do rio Água Azul, Nascença, sempre te quero verde e eterno,
Na casa - grande onde corri meus passos de criança,
E bebi água de poço refletindo a minha vida!

-Verde, sempre te quero verde
Anunciando alegrias e acordando saudades.
Nas águas límpidas o Rio Ceará - Mirim.
Verde de memoráveis figuras
Do meu bisavô, José Antunes de Oliveira,
Da minha avó paterna, Madalena Antunes,
Do meu tio-avô Juvenal Antunes de Oliveira,
Do primo amado, Nilo de Oliveira Pereira.
Ceará - Mirim de Edgar Varela e Edgar Barbosa,
Da ex-prefeita Terezinha da Câmara Melo,
De Roberto Pereira Varela e Rui Pereira Júnior,
De Adelle de Oliveira e José Augusto Meira.

-Verde de tantos nomes queridos:
Raimundo Pereira Pacheco e Olympia (meus avós maternos)

-Ceará-Mirim dos meus pais:
Abel Antunes Pereira e Áurea Pacheco Pereira.
Dos meus tios: Ruy Antunes Pereira, Vicente Ignácio Pereira,

Joana D´Arc Pereira do Couto!
Verde de Zizi -Augusto Vaz Neto (primo tão querido),
De Herbert Washington Dantas,
De Gracilde Correia de Melo e Idalina Correia Pacheco,
Do meu trisavô, Manoel Varela do Nascimento e Bernarda.
Verde dos tios: Etelvina Antunes Lemos e Ezequiel Antunes.
Das minhas contadoras de estórias: Piô e Maroca.
-Ceará-Mirim de Quincas e Lebre
Do compadre Joaquim Gomes (tocador de Rabeca),
De dona Biluca - rendeira de almofadas de bilro!
Verde, resplendente verde,
De minha Duda (Iara Maria Pereira Pinto),
De Uruca - Denise Pereira Gaspar,
De minha primeira professora: Valdecy Villar de Queiroz Soares!
Verde das minhas conterrâneas: Naide, Neire e Nadeje,
De Abner de Brito, Onofre Soares, Gibson Machado,
Dr. Percílio e dona Esmeralda.

-A cidade verde, de canavial ondulante,
Da Matriz de N.Sra. da Conceição
Das oiticicas cheirosas, manacás, umburanas…
Ceará-Mirim, criança de 153 anos
Engalanando - se para festejar
Seu VERDE luminoso e iluminado,
Brilhando nas asas dos araraús
Passeando pelo infinito
E nas sinfonias siderais,
Repercutindo no dobre dos sinos
Da Matriz de N.Sra. da Conceição
Ecoando pelo vale!

Ceará - Mirim! Sempre VERDE!
É assim que eu te quero!
               
* * *

Sim a vida...
Deth Haak

Conceber no próprio ser
Um fruto para preservar
O principio dum crescer
Na alquimia de amar...

Dádiva por Deus concedida
Pra a espécie eternizar
Muda o corpo da parida
Pro universo transformar.

Aborto é falta de amor
Covardia de quem pratica
Mulher e o demente doutor
Uma insana falta de ética
O desamor do precursor.

Faça repartir a vida
Neste ato de amar
Na poesia que aqui grita
Por crescer e multiplicar.

Sim a vida! E não ao abortar
Vida é promessa cumprida
Aborto é sinônimo de matar,
Um feto a rogar... Pela vida!
_______________________________________

Mensagens recebidas DA FAMÍLIA


O primeiro cumprimento do dia foi de Thereza, com a entrega de presentes em nome de Chana e Yukare (gatos).
_______________________

“Pai,

Guardo com muita alegria e saudades o tempo da minha infância e adolescência que passamos juntos. A matinê do cinema Rio Grande assistindo filmes como “Pele de asno”, “Submarino Amarelo”, “La Violetera” e outros. Os piquiniques e acampamentos em Ponta Negra e Cotovelo. A ida ao SCBEU e FISK; o clube do chorinho no sábado à tarde no Bosque dos Namorados; o churrasco do domingo na Dom Pedrito. Tempos bons, que não voltam mais é verdade, mas que foi fundamental para que eu entendesse a importância de um pai na vida de um filho. Te amo, você é muito mais do que eu escrevi. Beijos ROSA”

Presentes e abraços de Rapha e Bibi, e cumprimentos de Ernesto.

_______________________

“Eu aprendi muito com você...

Por sua paciência para me ouvir, sua generosidade, seu senso de justiça e seu dom para a compreensão e incentivo...

...você é um grande professor e um grande amigo.

Sou muito grata por ter alguém tão especial como você em minha vida. Parabéns pelo seu dia. Te amo TÊTA”

Presentes e abraços de Lucas Antônio e Carlos Victor.

... Vovô, parabéns pelo seu dia. Que você continue a me dar aquelas comidinhas debaixo da mesa. Beijos “au” “au” Malu (cadelinha de estimação)
________________________

Mensagem que CARLINHOS preparou, com Valéria e Carlos Neto:

“RECEITA DE PAI

Deus pegou a força de uma montanha, a calma de um mar tranqüilo, a generosidade da natureza, a majestade de uma árvore, os confortáveis braços da noite, a sabedoria das eras, o calor de um verão, o poder do vôo da águia, a alegria de uma manhã de primavera, a fé de uma semente de mostarda, a paciência da eternidade e o centro da necessidade de uma família.

Depois Deus juntou todos esses ingredientes e quando percebeu que nada mais havia para acrescentar, Ele viu que Sua obra prima estava completada.

Olhou para essa obra e disse: ‘A tua missão é sagrada. Vai para a vida, vai!’

Só falta eu de dar um nome: E te batizo de PAI.

Vai...Tens todo o meu apoio!”

“POR QUE O SENHOR REPREENDE AQUELE QUE AMA, ASSIM COMO O PAI AO FILHO A QUEM QUER BEM” (Provérbios 3:12)

FELIZ DIA DOS PAIS. (juntou fotos marcantes de várias passagens de nossas vidas) tudo num envelope escrito por Carlos Neto “Te Amo, vovô”.

____________________

CARTA AO MEU PAI

Tantas vezes tentei definir meu pai: perfeito? honesto? austero? probo?

Aí eu me pergunto... ele será TUDO isso? será SÓ isso?

Meu pai, certamente, tem todos estes predicados. Contudo, não é perfeito, e graças a Deus que não é.

Tem seus momentos de fraqueza, medo, desesperança, raiva, indignação. Às vezes não acredita mais no mundo e se pergunta se vale a pena ser correto, em uma sociedade tão corrompida.

Essas dúvidas vêm e vão tão rápido quando a certeza da retidão de seu caráter.

Meu pai, com certeza, não é perfeito, pois mentiu muitas vezes para mim, fazendo-me acreditar que o mundo não tinha defeitos, que havia anjos em todos os cantos e que nada poderia me fazer sofrer.

Infelizmente, o mundo não é o idealizado e declamado por ele em minha infância, tentando poupar-me de suas mazelas.

Pai, como diz a música, “eu cresci e não houve outro jeito”, começo a ter as mesmas dúvidas e certezas que você. Começo a mentir para minha filha sobre um mundo perfeito, para salvaguardá-la do nosso.

Pai, gostaria de somente hoje, no seu dia, poder mentir e dizer “que o mundo é perfeito e que todas as pessoas são felizes”, mas não posso, pois não tens mais a inocência de uma criança e sim a sabedoria dos mais velhos, as vezes tão desvalorizados apesar de tão sábios.

Você tem a felicidade do reconhecimento de todos: de sua família, alunos, colegas e amigos, da sociedade que lhe outorga tantos títulos e lhe rende tantas e justas homenagens.

Neste momento, onde não enxergo o teclado escondido entre tantas lágrimas, posso lhe dizer que a minha mensagem é mais simples do que toda esta digressão.

Dizer apenas que TE AMO e que gostaria de ser para os meus filhos (Guilherme e Clara), o que você é para mim... o norte, o porto seguro, o ídolo, a esperança, a luz, o guia, a paz, o amor, enfim...o meu pai (que lindo pronome possessivo).

Feliz dia dos pais, desculpe não dizer isso todos os dias, pois ainda seria pouco para representar o que sinto por ti. Quem me dera poder acreditar que você é eterno, que nunca me deixará...como no mundo encantado que os pais criam para os filhos para fazê-los felizes. Porém, o mais importante é que você está aqui e de forma plena e total, sendo verdadeiramente o melhor pai do mundo...o meu pai.

Do seu filho,

Roquinho.

Com os cumprimentos da minha nora Daniela e de Maria Clara, na expectativa da chegado de Guilherme.

________________________

MENSAGENS DOS AMIGOS:

Chegou de Edilson Avelino (DIDI):

“Querido Dr. Carlos,

que nesse Dia dos Pais todos os seus filhos estejam bem, com saúde e felizes, pois sei que esse é o melhor presente que Deus pode lhe dar.

Que bom que esse texto mereceu a publicação em seu Blog. Receba o meu abraço especial por esse dia e a minha admiração de sempre.

DIDI'
______________________________________

"O Pai se escreve sempre com P grande em letras de respeito e tremor se é Pai da gente".

(Carlos Drummond de Andrade)

Feliz "Dia dos Pais"
Bandeira

________________________________________
Recebi do amigo FLÁVIO REZENDE um belo artigo “Um pai pós-doutor em valores humanos”, oferecido ao seu pai Fernando e que homenageia todos os pais.
____________________
Mensagem telefônica de Eduardo Jorge. Encontros e congratulações das filhas e de Zélia.

Cumprimentos de Honório e esposa, do Dr. Hélio Santiago e filhos.
Telefonema da minha cunhada Rachele Rosso Nelson