quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 



Novas Cartas de Cotovelo – verão de 2022-02

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

 

                                               O DIA DOS SANTOS REIS sempre teve um registro especial na vida da nossa família: em 1962 foi o meu noivado com Therezinha, eu vindo do veraneio da Redinha para enfrentar o velho Rocco Rosso – não foi tão difícil. Depois foi a data marcada para nosso casamento. Contudo o plebiscito (eu trabalhava no TRE/RN) impediu que tal acontecesse e remarcamos para 16 de março de 1963. Em outro momento, foi a data do casamento do meu filho Carlos Rosso com Valéria Lucena, na Igreja do Rosário dos Pretos.

                                               Daí por diante, sempre o dia 6 de janeiro era comemorado pela família, sempre em período de veraneio, sob a organização da nossa inesquecível THEREZINHA ROSSO GOMES, que nessa mesma data em 2019 comemorou comigo e familiares, num quarto do Hospital da Unimed os nossos 54 anos de matrimônio, com a presença de amigos e celebração (bênçãos dos anéis) pelo Padre Francisco Motta, o qual, daí por diante tornou-se um grande amigo, seguindo-se uma grande comemoração com mesa farta, contando com médicos e enfermeiros daquela Casa de Saúde.

                                               Com sua partida, perdi o encanto pela data. Mas o tempo e a reconsideração dos propósitos, decidi voltar às confraternizações do DIA DOS REIS, sempre para homenageá-la.

                                                Hoje, tive a presença de Rocco José, Daniela, Maria Clara e Guilherme, num misto de alegria e de saudade. A casa recebeu vários amigos, jovens amigos dos meus netos e netas. Um jogo de vôlei em frente da nossa casa da Rua Parnaíba, em Cotovelo, uma rodada de pizza e refrigerantes, bons papos, convivência sadia como soe acontecer com a presença de jovens.

                                               Para nosso encontro vieram a minha filha Thereza Raquel e os filhos Lucas e Carlos Victor. Rosa ficou assistindo Ernesto, com forte gripe, renovando a sua eterna função de samaritana das dores da sua família, mantendo contatos pelo celular. Mas foi bem representada por Raphael e Gabriela.

                                               Carlinhos era esperado. No entanto, justificadamente, preferiu adiar sua vinda para amanhã. Afinal era dia para comemorar o dia do seu casamento.

                                               Dentro do possível, revivemos vários outros dias dos SANTOS REIS, em pleno veraneio, restaurando os desígnios do nosso Criador, que nunca nos tem faltado nas horas mais difíceis da nossa existência, não permitindo que percamos a esperança de confraternização familiar, marcando os momentos de felicidades e a invocação espiritual daquela que sempre teve a fortaleza de unir a família e cultuar o amor maternal e conjugal, estando sempre presente nos nossos pensamentos e num modesto nicho de Santos e Santas de sua devoção ao redor do seu retrato, dando conta da sua eterna presença.

                                               Certamente a noite será de suave lembrança e contida saudade para não estragar a festa.

                                               OBRIGADO SENHOR.

 

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

 

ANTÔNIO SOARES DE ARAÚJO FILHO - O HUMANISTA


Valério Mesquita


Antônio Soares de Araújo Filho foi o caçador de estrelas. Em que observatório lunar ficou perdida a outra face da lua? Ele via o rosto oculto dos astros na planície aérea das noites natalenses de pastoreio. Conhecedor do sol e do vento, atravessou o seu tempo pela mão das estações. Professor, Diretor da Faculdade, fui seu aluno de Direito Processual Penal. Membro da Academia Norte-Riograndense de Letras por longo tempo, pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e ao Conselho Estadual de Cultura, onde compartilhei de sua amável companhia. 

Mas, o sensível e o imaginário em Antônio Soares de Araújo Filho não estavam somente na astronomia mas na política. Nela descobriu a vocação pública de servir através do PSD, o histórico partido dos dinossauros da política do Estado. Foi deputado estadual constituinte ao lado do meu pai em 1947. No exercício do mandato revelou-se diligente, regimentalista e constitucionalista. Era o estilo e a marca do bacharel. Exerceu, em seguida, a chefia do gabinete civil do governo Dinarte Mariz. Foi aí que Toinho, carinhosamente chamado pelos mais íntimos, demonstrou possuir a consciência da fugacidade do homem e do tempo. Domou o ritmo das aspirais de súplica e oferenda ao redor, pela depuração dos assuntos e das paisagens interiores dos processos: “Os que devem ser resolvidos hoje, os que podem ficar para manhã e aqueles que só o tempo vai dizer”. Eram os mistérios gozosos da política e da administração que Antônio Soares Filho filosoficamente distinguia, adestrando e afinando os sentidos e fazendo do mundo matéria de puro aprendizado, mercê de sua inexorável mutação. 

Mas, o seu lado encantatório, era a proverbial fidalguia. Tinha a magia de cerimonializar os gestos e solenizar os ditos. Na mecânica do mundo dos cumprimentos ele possuía o dom de sensibilizar as pessoas pelo cavalheirismo sem precisar torcer a coluna vertebral. A sua acuidade perceptiva na análise pictória e pitoresca dos fatos, fazia Diógenes da Cunha Lima acoimá-lo de "Guru". No Conselho de Cultura, ao lado de Américo de Oliveira Costa e Otto Guerra, formavam o nosso gurulato. Nessa pequena homenagem, tenho dele a lembrança nítida, leve e delicadamente humana que o tempo não vai desfazer.

 

Não podemos calar”

Padre João Medeiros Filho

O profeta Miqueias preconizou um lamento de Cristo: “Meu povo, que te fiz eu, em que te molestei? Responde-me!” (Mq 6, 3). Tais palavras inspiraram um canto litúrgico da Sexta-Feira Santa. Fica-se aturdido ao ler relatos evangélicos, narrando que Herodes queria destruir a vida do Menino Deus (Mt 2, 16). Este, sendo Rei, nasceu num estábulo (Lc 2, 7). “Mutatis mutandis, a sanha herodiana continua existindo. Este texto não é apologético ou proselitista, e sim um comentário de fatos. Orquestram-se movimentos de ordem cultural e ideológica para banir Cristo e sua doutrina do mundo. Através de instrumentos legais, arquiteta-se a exclusão daquilo que lembre os valores judaico-cristãos. Questionava Santa Dulce dos Pobres: “Qual o motivo de tantos se sentirem incomodados com Cristo?” Em nome da “inclusão”, verifica-se um ódio perpetrado contra quem procurou, em toda a sua vida, transmitir amor, fraternidade e justiça.

Em dezembro último, um organismo internacional recomendou que suas mensagens oficiais das festas de fim de ano não deveriam conter a palavra Natal. “Esta exprime um sentimento cristão, enquanto o mundo é plural”, argumentaram os seus dirigentes. Trata-se de ingente contradição, em que se busca incluir alguns, excluindo outros. Que mal fez Cristo? Se o mundo é realmente pluralista, por que tanta rejeição ao cristianismo? Por que expulsá-lo, usando-se um fórceps ideológico? No final de 2021, outra entidade mundial tentou orientar os países membros a não adotar nomes como Jesus, Maria e José, pois “não fazem parte da cultura universal, sendo uma terminologia estritamente cristã.” Prega-se o pluralismo, mas procura-se negar o direito ao emprego de termos seculares, consagrados por inúmeras nações. Onde fica o respeito às diferentes crenças?

No parlamento de um estado do sudeste brasileiro apresentou-se um projeto de lei sobre assédio religioso, no qual se preveem cominações legais para quem falar de Cristo (e outros líderes espirituais) em lugares oficiais e públicos. O que Jesus fez de grave que deva ser rechaçado? A metáfora de Adão e Eva relata que eles queriam ser iguais ao Onipotente. “Vossos olhos se abrirão e sereis como Deus.” (Gn 3, 4). Este é o desejo de vários, repelindo a família tradicional. Isto equivale a pretender ser como o Criador. Não se pode confundir segurança social e jurídica com a natureza do matrimônio. Deus respeita todos. Mas, espera o mesmo para os seus planos, os quais não são propriedade de grupos, inclusive discordantes.

No Brasil, projetos e ações judiciais visam a retirar crucifixos das repartições públicas, em nome do estado laico. Desconhecendo-se a sua semântica, confunde-se o termo (constitucional) com laicismo. A partir daí, há quem pense em mudar designações seculares como São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, São Luís, Natal etc. Percebe-se uma fúria impositiva, na qual se comprova a pretensão de segmentos que se arvoram donos absolutos da verdade. Quem lhes outorgou tal prerrogativa? Por vezes, chegam a contradizer a história com sofismas e engenharias políticas. E a tentativa de proibir a presença da Bíblia – um livro histórico e cultural, não só teológico – nas escolas e bibliotecas públicas? Inegavelmente, tais ideias ignoram a história de civilizações milenares. O que dizer do escárnio a símbolos religiosos em “peças cênicas travestidas de arte”? A liberdade de expressão não confere poderes para agredir.

Em palestra no Recife, Ariano Suassuna proferiu: “Querem a inclusão de alguns, discriminando-se outros e cometendo-se injustiça maior.” Os cartórios brasileiros – se aprovado um projeto de lei – irão retirar os vocábulos pai, mãe, marido e mulher do registro civil. A lei deve contemplar todas as situações. Mas, para agregar poucos não se pode coibir o direito de tantos. Cristo – a quem se pretende deletar – pregou a liberdade e o direito de escolha: “Se alguém quiser me seguir.” (Mt 16, 21-27). Atente-se ao primeiro verbo empregado pelo Mestre. Ele consagra a opção, sem obrigar. Proposição distingue-se de imposição. Talvez a doutrina cristã estorve projetos autoritários, daí o desejo de extingui-la. Condenam-se as Cruzadas medievais e a Inquisição Católica.  Porém, certos movimentos desejam impor modelos radicais. Cabe-nos repetir as palavras dos apóstolos Pedro e João, perante o Sinédrio (cf. At 4, 20): “Non possumus non loqui.” (“Não podemos calar”).

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

 


Novas Cartas de Cotovelo – verão de 2022-01

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

 

                                               Outro ano que começa. Já é hora de rearrumar os petrechos desarquivados para enfeitar as festas natalinas. Ao fazê-lo, encontrei um artigo, de autor desconhecido, que minha THEREZA costumava guardar entre os seus recortes de jornais e outras coisas que gostava de reler. Pela relevância e como primeira homenagem a ela neste veraneio, faço a transcrição, com aquele gostinho de saudade.

A TIGELA DE MADEIRA

                                               Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade.

                                               As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

                                               A família comia reunida à mesa. Mas as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer.  Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.

                                               O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. “Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho. “Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão”.

                                               Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.

                                               Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.

                                               Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

                                               O menino de 4 nos de idade assistia a tudo em silêncio.

                                               Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira.

                                               Ele perguntou delicadamente à criança: “O que você está fazendo?”

                                               O menino respondeu docemente: “Oh, estou fazendo uma tigela para você mamãe comerem, quando eu crescer.” O garoto de quatro anos de idade de idade sorriu e voltou ao trabalho.

                                               Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos.                      Então lágrimas começaram a escorrer dos seus olhos.        Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.

                                               Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.                    Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família.

                                               E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.

                                               De uma forma positiva, aprendi que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje, a vida continua, e amanhã será melhor.

                                               Aprendi que se pode conhecer bem uma pessoa, pela forma como ela lida com três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram.

                                               Aprendi que, não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.

                                               Aprendi que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”.

                                               Aprendi que a vida às vezes nos dá uma segunda chance.

                                               Aprendi que viver não é só receber, é também dar.

                                               Aprendi que se você procurar a felicidade, vai se iludir.

                                               Mas, se focalizar a atenção na família, nos amigos, nas necessidades dos outros, no trabalho e procurar fazer o melhor, a felicidade vai encontrá-lo.

                                               Aprendi que sempre que decido algo com o coração aberto, geralmente acerto.

                                               Aprendi que quando sinto dores, não preciso ser uma dor par os outros.

                                               Aprendi que diariamente preciso alcançar e tocar alguém.

                                               As pessoas gostam de um toque humano segurar na mão, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente uma tapinha amigável nas cotas.

                                               Aprendi que ainda tenho muito que aprender.

                                               As pessoas se esquecerão do que você disse ...

                                               Esquecerão o que você fez ...

                                               Mas nunca esquecerão como você as tratou.

 

                                               Na minha vida profissional tive a triste oportunidade de ver algumas dessas coisas, a teor de uma jovem que pediu meus serviços para interditar seu pai. Indaguei: ele está senil, incapacitado de alguma maneira? Ela responder, ele está velho, bagunça as coisas em casa. Então dei-lhe a minha resposta: Procure outro advogado, eu estou velho para essa missão. Ela saiu da sala rapidamente...