quinta-feira, 14 de julho de 2022

 

ALUMBRAMENTOS

 

Valério Mesquita*

mesquita.valerio@gmail.com

 

Mantenho reações conservadoras diante dos fatores imanentes e iminentes da vida. Sou devoto dos hábitos e da retórica provinciana do interior. O costume secularizado da cadeira na calçada, da brisa sedutora do fim de tarde, do grito heróico do vendedor de cuscuz e mugunzá ainda me apascentam. São crenças básicas na simplicidade da vida como perpétuo e inalienável direito de existir, misturado ao povo miúdo, posto ser melhor do que o absolutismo dos donos do palanque e da burguesia consumista e desfigurada pelo cinismo materialista. Mas fui tomado pelo fascínio de mesclar o real e o imaginário. Não exercito artificial adesão ao modismo.

Nenhum vestígio que se possa recolher da minha travessia terrena não passará da impressão de algo plástico, aéreo, estelar, humano e sobre-humano, difuso mas cintilante, místico e mítico. No meu bairro sou donatário da capitania não hereditária. Ou seu capataz dos mistérios circundantes como Cláudio Emerenciano e Vicente Serejo, hoje em Morro Branco. Não renegam a horizontabilidade urbana de onde extraem a alma e o sumo das verdadeiras descobertas. A minha rua em Lagoa Nova é modesta. A iluminação pública espalha no calçamento parnasiano a luz mortiça amarela, qual um abajour lilás. No céu estrelado passeio a nostalgia que vem da herança telúrica de um tempo que a memória ainda não desfez. O rio, a casa, a lua, a calçada, as aparições noturnas.

Minha angustia factual e meu desespero tipicamente social estão inseridos no contexto das doenças que as seguradoras de saúde não cobrem. Componho o universo sensível, ferido, por vezes amargo e infeliz, que abomina a marginalização dos pobres, dos velhos, das crianças, vítimas do perverso sistema econômico-social. Por isso procuro a terra habitada pelo silêncio e pela distância das coisas, porque o meu grito é cárcere concreto e real e já não se faz mais ouvido. Conforta-me que as palavras não são fugazes nem constituem perdas instantâneas.  Meu canto é harmônico sem divagações nem desvios, embora as tensões e os influxos se cruzem, se choquem mas não se anulam.

Volto a minha ruazinha comum. Nela não residem poderosos. Afinal, sozinho perscruto a tolice dos seus mistérios visíveis e invisíveis. Não há muito que sonhar. Como mergulhador penetro nas ruínas da alegria de sua pobreza, sem jardins, às vezes, sem chananas, refletores ou praças. Rua opaca, empírica, apenas onomatopaica. Mas, é o território dos meus vãos e desvãos. Nem fantasmas líricos e bufões aparecem. Somente vislumbro minhas relíquias imemoriais da infância e da adolescência. Restos sagrados nos olhos de quem é intimo da ilusão, eterno aprendiz de um mundo de contradições, mas também repleto de lembranças antigas e serenas. Tudo torna minha rua como a quero ver.

Mas, há quem não goste da época chuvosa e fria dos últimos dias. Só não podem negar que o vento e o frio, elementos naturais de Deus, exercem poderosa força proustiana em busca do tempo perdido em cada um de nós. São como se fossem energias cósmicas renováveis provindas de antiquíssimas mutações planetárias. Até porque elas são geradas na atmosfera terrestre.

Não quis ir tão alto. Prefiro a humanidade comum das coisas simples de explicar. E, às vezes, o pior é que elas não são tão simples como parecem. Por isso, volto à solidão do meu quarto, onde permaneço em comunhão com a frialdade da madrugada incomum, mas hospitaleira. Sei que mais tarde terei outra sinfonia. A dos pardais, logo nas primeiras horas da matina, como se vaiassem o sol emergente. Diante de tudo, e apesar de tudo, a quem foi concedido o direito de desconhecer tais coisas: o vento, o frio e a chuva? Termino dizendo que elas estão, não somente fora de nós, mas, principalmente, dentro de nós.

(*) Escritor.

 

DO CAOS AO QUÂNTICO

Tomislav R. Femenick – Mestre em economia, historiador

 

Depois de longo período de confortável aceitação quase geral da teoria da harmonia e imutabilidade dos movimentos das massas, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX uma série de descobertas deu origem a um novo campo na física, relacionada ao comportamento dos objetos. Em 1907 o cientista britânico Harold Edwin Hurst deu início ao que ficou conhecido como a teoria do caos. Descobriu que um evento seguido por outro similar, tende a se repetir. Essa teoria, aplicada à física e à matemática, explica o funcionamento de sistemas dinâmicos e complexos, que contêm parâmetros e elementos variáveis, cujos resultados são determinados pela ação desses fatores, de maneira aleatória. Assim, nenhum movimento seria permanentemente simétrico e linear, vez que o movimento dos corpos seria influenciado por fatores não previsíveis.

 A teoria do caos se sedimentou nos anos 1960, com as pesquisas realizadas por Edward Lorenz. Seus estudos, com base em fundamentos matemáticos, foram os primeiros a adotar o que ficou conhecido como o “atrator estranho de Lorenz”. Em síntese, a teoria do caos trabalha com o acaso, visando evidenciar probabilidades.

Paralelamente aos estudos que culminaram com a teoria do caos, outras pesquisas “culminaram na formulação da mecânica quântica”, que estuda moléculas, átomos, prótons, elétrons, nêutrons e demais partículas subatômicas. Sua aplicação prática está relacionada, por exemplo, aos estudos da superfluidez e da supercondutividade, para o que os instrumentos usados pela física tradicional se mostram inapropriados. Quando um fenômeno exige a aplicação dos conceitos da mecânica quântica, é porque esse evento tem as características do que se convencionou chamar de “momento angular” de ação.

Ao introduzir o conceito da imprevisibilidade ou do acaso, a mecânica quântica substituiu o determinismo científico por uma visão probabilística da natureza, entendendo que a matéria é uma consequência física de um estado que precede a outro estado. Para a mecânica quântica não há movimentos estáticos e lineares, todos os movimentos podem ser dinâmicos, inesperados e incertos. Em síntese, a mecânica quântica trabalha com elementos imprevisíveis, para evidenciar probabilidades.

Partindo do princípio de que as ciências interagem entre si, a mecânica quântica terminou por fazer surgir um novo ramo da matemática. Tradicionalmente essa é uma ciência que trabalha com quantidades mensuráveis – absolutas, relativas, geométricas ou topológicas –, usando fórmulas, equações, teoremas e funções como instrumentos de suas análises e constatações, empregando números reais ou números complexos (assim chamados os números que têm um determinante imaginário). Foi nas análises funcionais, aquelas que tratam de dimensões e espaços imensuráveis, que a mecânica quântica foi buscar o ferramental necessário para a sua formulação teórica.

A matemática quântica faz uso da análise, geometria, topologia e álgebra com funções não lineares, trabalhando com elementos imprevisíveis para demonstrar possibilidades de resultados, isso é, resultados possíveis. Embora inicialmente contestada, hoje a mecânica quântica é amplamente aceita, depois que seu posicionamento teórico se comprovou correto. Em síntese, a matemática quântica trabalha com elementos imprevisíveis, para detectar probabilidades.

 

Tribuna do Norte. Natal, 14 jul. 2022

 

 



SALVE O AMÉRICA, CAMPEÃO DOS CAMPEÕES

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, Conselheiro

 

Para falar sobre o time alvi-rubro de Natal, o nosso Dragão, não é preciso andar muito, pois o seu Estatuto, que ajudei a elaborar, tem em Primeiro artigo as indicações históricas da sua criação:

 

Art. 1°. O AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, reconhecido pela sigla – AFC, é uma associação civil, sem fins econômicos, com foro e sede na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, à Avenida Rodrigues Alves, 950 – Tirol, CEP 59020-200, com duração por tempo indeterminado, fundado em 14 de julho de 1915, em dependência da casa do Desembargador Joaquim Homem de Siqueira, sita à Rua Vigário Bartolomeu, antiga Rua da Palha, precisamente na parte posterior que dá para o Beco da Lama, depois Rua Vaz Gondim (há indicações dos nºs  598 e 600), hoje Rua Professor José Ivo, Cidade Alta, em Natal/RN, com seus primitivos estatutos publicados no dia 02 de julho de 1918 no jornal A República de nº 144, 2ª página e o seu primeiro registro em Cartório ocorrido no dia 03 de julho de 1918 no Livro A-nº 03 antigo, às fls. 05, sob o nº de ordem 09, com registros e averbações posteriores, hoje pertencentes ao acervo do Segundo Ofício de Notas da Comarca de Natal - RN, com personalidade jurídica de direito privado, distinta da dos seus associados, inscrita no CNPJ/MF sob o nº  08.333.783/0001-37.

 

Parágrafo único. Para fins históricos ficam registradas as seguintes ocorrências:

 

I - consideram-se associados fundadores do AFC os seguintes desportistas:

 

1 – ABEL VIANA; 2 – AGUINALDO CÂMARA; 3– AGUINALDO FERNANDES DE OLIVEIRA, filho do Des. Luiz Fernandes; 4 – AGUINALDO TINOCO; 5 – ANIBAL ATALIBA; 6 – ANTONIO BRAGA FILHO; 7 – ANTONIO DA ROCHA SILVA (Bidó); 8 – ANTONIO TRIGUEIRO; 9 - ARARY DA SILVA BRITO; 10 - ARMANDO DA CUNHA PINHEIRO; 11 – AUGUSTO SERVITA PEREIRA DE BRITO (Pigusto); 12 - CAETANO SOARES FERREIRA; 13 – CARLOS DE LAET; – CARLOS FERNANDES BARROS; 15 – CARLOS HOMEM DE SIQUEIRA; 16 – CLINIO BENFICA; 17 – CLOVIS FERNANDES BARROS; 18 – CLODOALDO BAKKER; 19 - EDGAR BRITO; 20 - EUCLIDES OLIVEIRA; 21 - FRANCISCO LOPES DE FREITAS, Presidente Provisório do América no período de 14/7 a 14/12/1915; FRANCISCO LOPES TEIXEIRA (também apontado como Presidente Provisório, devendo tratar-se da mesma pessoa); 22 – FRANCISCO PEREIRA DE PAULA (Canela de Ferro); 23 – FRANCISCO REIS LISBÔA; 24 – GETÚLIO SOARES FERREIRA, 1° Presidente do América por eleição direta e por aclamação (15/12/15 a 14/12/16); 25 - JOAQUIM REVOREDO; 26 – JOÃO BATISTA FOSTER GOMES SILVA (Padaria); 27 – JOSÉ ARAGÃO; 28 – JOSÉ ARTUR DOS REIS LISBÔA; 29 – JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA (Lélio); 30 – JOSÉ LOPES TEIXEIRA; 31 – LAURO DE ANDRADE LUSTOSA; 32 – LUCIANO GARCIA; 33 – MANOEL COELHO DE SOUZA FILHO; 34 – MARIO MONTEIRO; 35 – NAPOLEÃO SOARES FERREIRA; 36 – OSCAR HOMEM DE SIQUEIRA; 37 – SIDRACK CALDAS e 38 – VITAL BARROCA.

 

II - Em 07 de Novembro de 1928, através da Lei nº 707, o clube foi o primeiro a ser reconhecido como de Utilidade Pública Estadual;

 

III - Na data de 03 de outubro de 2003, foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei n° 5.493, de autoria do vereador Hermano Morais, que reconhece o América Futebol Clube, como de Utilidade Pública Municipal;

 

IV – Em 09 de dezembro de 2005, pela Lei Municipal Nº 5.697, foi criado o ‘Dia do América Futebol Clube’. A data comemorativa no Calendário da Cidade homenageia a fundação do clube, sendo festejada no dia 14 de julho de cada ano.

 

Agora, em nova fase, procura a modernizar-se com a inserção de regramento que permita a sua sobrevivência. Será uma grande e importante luta que nos desafia nos próximos dias.

Ressalvo em nossa efeméride, o belo texto do abecedista Rubinho Lemos, publicado na TN de ontem.

De qualquer forma, o América Futebol Clube continua como celeiro de craques e somador de glórias para a sua imensa torcida – a mais homogênea e fiel da nossa terra potiguar.


EU SOU AMÉRICA E TENHO ORGULHO DE SER.

 


quarta-feira, 13 de julho de 2022

 

 

AREIA PRETA
Paulo Venturele de Paiva Castro
Segundo registra Câmara Cascudo, Areia Preta era um recanto de pescadores até 1920. Com o tempo, os pescadores foram vendendo suas casas e novas construções apareceram. Era a mais distante das terras à leste da cidade, e por isso local de festas, serenatas, banhos de mar e piqueniques.
Ali veraneava o comerciante Jorge Barreto, aclamado pelos amigos como Conde D'Areia Preta. A praia foi a primeira escolhida pela Intendência para a função balneária, por ser considerada em boas condições para tal fim. A partir de 1º de fevereiro de 1915, os bondes elétricos da Empresa Força e Luz estenderam seu percurso de Petrópolis a Areia Preta.
Até a década de 40, Areia Preta era a praia da moda. No veraneio de 41/42, escreve o historiador Lenine Pinto, lá foi erguido um enorme tablado ao ar livre onde dançaram oficiais da Marinha americana com moças das mais ilustres famílias natalenses da época. Esse e outros eventos visavam promover a confraternização entre grupos de recém chegados e as famílias norte-rio-grandenses, organizados por Mrs. Knabb, coordenadora americana de eventos com o apoio local das senhoras Eutália Dantas e Cecília Oliveira.
A seu respeito Cascudo informa, "Areia Preta não tem história. Praia Feliz". Para ele, ir a Areia Preta de bonde era o mais delicioso passeio da época.
Seu nome provém da cor das falésias ou barreiras ali existentes.
Falando sobre esta praia, que ele conheceu na década de 70, o jornalista Carlos de Souza a ela se refere: “Areia Preta tinha aquele jeitão de praia de veraneio. E, no entanto, era a mais urbana das praias. O casario baixo dava uma visão poética do bairro de Mãe Luíza que se formava lá em cima. O farol piscava ciumento cuidando de suas redondezas.
Era tempo do Yara Bar, aquele barzinho que avançava mar adentro, com suas palhoças que abrigavam os sonhos adolescentes de meninos e meninas mal saídos das fraldas, mas que já amavam a cidade e a vida com uma sofreguidão de legionários". Comparando a situação da década de 70 com a história mais recente do bairro, no final dos anos 90, ele assim se expressa:
“Para quem vem caminhando no sentido da Praia do Meio para a Via Costeira, já se torna necessário certo malabarismo para se ver o farol. As humildes casas do morro de Mãe Luíza vão perdendo aos poucos a visão do mar. Os grandes edifícios imperam majestosos na velha praia” (A Metamorfose de um bairro. Diário de Natal, 29 de agosto de 1999).
Hoje, a praia detém o metro quadrado mais caro de Natal, com edifícios residenciais de alto padrão e que conseguiu encobrir a visão do mar e do farol, um dos símbolos da nossa capital. Recebeu a construção de espigões a partir de 2001 visando proteger as encostas da erosão e revitalização da área. Está previsto um aterro hidráulico para aumentar a praia em 65 metros de extensão, a partir da cortina de concreto com os três espigões ali construídos.
Foi determinado como bairro pela Lei nº. 4.328, de 05 de abril de 1993, oficializada quando da sua publicação no Diário Oficial do Estado em 07 de setembro de 1994.