sábado, 6 de março de 2021

 


 

Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-17

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

         A pandemia do Covid19 nos trouxe, juntamente com o seu malefício mortal, o desenvolvimento de várias atividades na ciência, com criação de vacinas e também no cotidiano das pessoas, com fundamental mudança nos costumes.

         Da minha parte, costumava regressar à minha casa de Natal, tão logo encerrado o período de Carnaval. Contudo, com a doença atingindo uma filha e um neto que moravam comigo na Capital, decidi continuar em Cotovelo, como garantia de não ser contaminado, sobretudo por ser pessoa portadora de comorbidade perigosa.

         E aqui fiquei até agora, 06 de março e pretendo continuar por prazo indeterminado. Chego a pensar em inverter as coisas, morar em Cotovelo e passar temporadas em Natal.

         Justifico essa possível escolha por vários motivos – primeiro porque aqui vivo perto da natureza, me abastecendo de verduras e frutas das hortas de Pium; segundo pela simplicidade desta Comunidade; terceiro porque produzo o que não consigo na cidade grande – terminei dois livros – um já sendo impresso para lançamento no Outono e que tem o título sugestivo de “Amor de Outono”, como uma sequencia de outro que lancei aqui em Cotovelo com o título de Amor de Verão, o outro “O Circo Vive”, só depende do recebimento das ilustrações a cargo de Wanderline; estou dando continuidade ao livro da minha existência; nesta Comunidade todo mundo se conhece e dá prazer e segurança, pois eventuais aventureiros, perturbadores do silêncio das noites não são daqui, mas filhinhos de papais pouco responsáveis; quinto é a satisfação de ver a comunidade ganhando melhoramentos da Prefeitura, com a colaboração dos moradores, proprietários e veranistas através da PROMOVE; o banho é paradisíaco; sexto, e mais importante, a reunião de família é permanente, fortalecendo a união e a solidariedade .

         Temos uma rádio comunitária – um dos empreendimentos de Octávio Lamartine, empresário local, que é também o Presidente da PROMOVEC, que vem nos oferecendo equipamentos de segurança através de empresa motorizada e drones, além de trabalho bem organizado para a coleta de lixo em todas as ruas, sem contar ações sociais de enorme repercussão.

         A vida tranquila da Comunidade, nos força invocar o poema de Manuel Bandeira – “Vou-me embora pra Pasargada”.

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d’água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização..............

 

 

9 comentários:

  1. Maravilha tio Carlos. A natureza e a vida tranquila e simples nos alimentam de boas energias e pensamentos. Feliz de ve-lo bem.

    ResponderExcluir
  2. Um abraço do amigo que atualmente “mora” em Cuiabá - MT.

    ResponderExcluir
  3. Mais um velo texto, Mestre Carlos. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Fique na sua pasárgada. Feliz quem tem uma, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Tio, só posso comungar com às suas felizes considerações...Vivemos em um outro litoral esse mesmo prazer de Vida litorânea. Junto a simplicidade da Comunidade aprendemos tanto...e o melhor, Respiramos Natureza!
    Se permita ficar mais um tempo e aproveite as comodidades e os prazeres da sua pasárgada.

    ResponderExcluir
  6. Na espera dos seus livros. Aqui, nesso cantinho sossegado de Sol e Mar posso me deleitar ao prazer da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Sábia decisão, caro amigo, especialmente, em tempos de cautela e atenção redobrada com a saúde.
    Cotovelo só lhe faz bem e sua produção literária agradece.

    ResponderExcluir
  8. Boa escolha, Peofessor Carlos Gomes. Eu tanemfiz assim. Optei pelo mar e pelo sossego.
    Abs, Ivan Lira

    ResponderExcluir
  9. Corrigindo o post anterior: Professor... também fiz assim...

    ResponderExcluir