quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

 




CARTAS DE COTOVELO - VERÃO DE 2022/2023 - 1

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

            

Acabo de chegar ao meu ninho de repouso - Cotovelo e, ao ligar a televisão para testar o meu aparelho de TV, me deparo com a triste notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento - PELÉ, jogador inigualável, que guardo na minha mente desde a sua estreia no histórico campeonato mundial de 1958. Nunca o perdi de vista. E estava orando para que Deus desse a ele o melhor caminho para o desfecho de sua vida.

            Há poucos dias tive a oportunidade de escrever um artigo sob o título: MEUS ÍDOLOS ESTÃO PARTINDO, onde lamentei a perda, em curto espaço de tempo, de amigos/amigas em variados campos da cultura e da vida.

            Agora, no findar deste não muito promissor de 2022, temos esse novo desfalque para o futebol brasileiro, deixando um vácuo que dificilmente será preenchido neste milênio, pois a tecnicidade no esporte chegou a um nível tal, que está perdendo o encanto da espontaneidade, da naturalidade e da singeleza.

               Sei que outros craques virão, mas a essência da grandeza de um Pelé ou de um Carlitos, não acredito que seja repetida.

  Tenho pouca esperança, que tenha o ensejo de assistir outro Campeonato de Futebol - isso é decisão do Criador, mas ainda que isso seja possível, não vou encontrar outra figura emblemática como o nosso Deus do Futebol.

                  Resta-nos guardar a sua memória de grande profissional, cidadão, e patriota, promovendo uma despedida inesquecível para perpetuar na história do esporte bretão - que um dia existiu no mundo um menino brasileiro, de origem pobre, afrodescendente, que chegou aos píncaros da glória, sendo merecedor da coroa de louro e, também de ouro, para gravar a sua eternidade de existência nos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

 

Um comentário:

  1. Bela Carta/crônica !
    Nossa gratidão ao eterno "Rei do Futebol" por sua estelar presença entre nós, comuns mortais, pelas alegrias que nos deu e por nos sentir orgulhosos de ser brasileiros.

    ResponderExcluir