segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

 

A  antecipação no futebol

BERILO DE CASTRO

Tenho ativamente acompanhado o futebol nacional e internacional. Faz parte do expediente de um aposentado caseiro.

Como ex-atleta, tenho e sinto minhas alegrias e minhas frustrações, claro!  Me considero, de uma certa forma, um exigente e “chato” quando analiso uma partida de futebol, principalmente agora, quando vejo que ali estão os “abençoados” que recebem oceanos de euros (os super valorizados e não tanto justificados).

Tenho observado e dedicado maior atenção às ações do sistema defensivo das equipes; até pelo fato de ter sido um jogador defensivo.

Hoje, o futebol, na exigência dos seus treinadores e do próprio momento atual, não admite mais um sistema defensivo com jogadores de meia estatura (digo, de meia estatura, baixa, nunca!). Tudo bem, é óbvio! Então, vamos encher de “galalaus” as áreas defensivas. No entanto, existe uma coisa muito simples na prática do futebol: o chamado “fundamento”. O bom futebol é praticado tão somente em cima de uma boa e perfeita aplicação de seus fundamentos básicos.

Não adianta uma equipe ter em seu sistema defensivo jogadores de grandes estaturas, se esses não souberem e não praticarem o exercício do bom tempo de bola, aquele bendito e correto momento de chegar primeiro – a conhecida “antecipação”. Cito um exemplo típico e muito bem lembrado e praticado pelo excelente defensor da seleção paraguaio Gamarra e do Flamengo, carioca; de pouca estatura, mas de um senso de antecipação nunca visto, impressionante! E tem mais, sem cometer infração alguma. Foi bonito ver atuar!

Infelizmente, hoje pouco se pratica esse importante e eficaz recurso técnico, e quem agradece de coração feliz e pernas livres e soltas são os atacantes, que passaram a marcar muito mais gols.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário