sábado, 9 de janeiro de 2021

 

 



Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-6

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

        Após um dia de sol radiante, começa o declínio do Astro Rei para emprestar à tarde para um deleite sem igual.

         Com a maré em baixa, os veranistas passeiam e se cumprimentam fraternalmente – eu mesmo encontro alguns deles e dois ex-alunos fazendo os deveres do praiano, enquanto sigo rodeado de três filhos para manterem a minha postura claudicante de caminhante, apesar da bengala.

         A brisa garantia o frescor daqueles instantes anteriores ao sereno e dei-me, nas minhas conversas com Rosa, a trazer lembranças, desde os mesmos caminhos que percorria com a minha Therezinha, até o recordar longínquo de cenas de filmes, um em particular pela semelhança com a maré daquele dia e que me embalou a adolescência – não tenho certeza do título, mas era com Gino Leurini, ator italiano nascido em 20/11/34 e falecido em 12/8/2014 (viveu 80 anos), ainda do cinema em preto e branco e que, em certo dia, tive a surpresa e a alegria de recebê-lo de presente do meu inesquecível amigo Ernani Rosado, que assim conduziu-me ao passado da minha adolescência.

A cena que me marcou tinha início numa praia onde as ondas estavam recuadas, após uma ventania inesperada e moças de uma colônia de férias de religiosas davam um passeio pela praia quando, de repente, uma delas apontou o corpo de um jovem adormecido à beira-mar. Ele havia escapado do vendaval quando o seu barquinho virou e ele veio nadando exaustivamente até um lugar seguro. Alguma delas cobriu o seu corpo nu com um véu e dali em diante nasceu um namoro com uma dessas jovens. O filme é um drama. Quando voltar a Natal, vou procurar o DVD e publicar a ficha correta.

São cenas passageiras de uma memória que já está reduzida pela grande quantidade de tempo vivido e de uma juventude que já se encontra bem distante. De qualquer forma, tudo isso preenche os momentos maravilhosos da vida, principalmente num veraneio com a família.

 

 

 

2 comentários:

  1. Lindo! Envolvente e charmoso. Gostei muito. Aplausos. O livro vai ficar um primor. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma coleção de DVDs do meu tempo de jovem. É algo que emociona e mostra os costumes daquele tempo, verdeiro tempo de pardais nós verdes dos quintais.

      Excluir