terça-feira, 12 de abril de 2022

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMOR

 

Diogenes da Cunha Lima

 

         O amor é o sentimento que mais distingue o homem dos outros animais. Quando em plenitude, dá sentido à vida humana, cria aos amantes um tempo infinito.

Amar é verbo intransitivo como intuiu Mário de Andrade. O amor está escondido no mais íntimo do coração, não sendo imprescindível sua destinação.

  O verdadeiro amor não carece de disfarce, fantasia. Não pode ser condicional. Um pouquinho de amor pode ser suficiente a quem sente, mas nunca é demais.

  Todos sabem que o amor materno é o maior de todos os amores. Cortado o cordão umbilical, o filho permanece ligado à mãe por um cordão umbilical afetivo.

  Há muitas espécies de integração amorosa, como: a filial, a do parentesco, a dos amigos, mas todas decorrentes do amor pelo outro.

  O Poeta que revelou ser o amor um fogo que arde sem se ver duvida se ele pode causar a amizade, pois é sempre contrário a si mesmo. Será?

  Talvez não seja a causa, mas é indissociável da amizade. Esta definida por Câmara Cascudo como amor sem sexo.

  Com ausência de amor ninguém alcança a felicidade. Se há algum ser humano que vive sem esse sentimento, certamente, é infeliz.

Com toda certeza, o amor é condição para o permanente aperfeiçoamento da alma, além de aprimorar o funcionamento do corpo. Na história da humanidade, os filósofos procuram explicar o amor; os cientistas estudam o fenômeno; os artistas (entre eles, o poeta) adivinham as suas sutilezas. Todo poema é um ato de amor.

Will Smith, ganhador do Oscar, imitou a famosa canção brasileira para justificar a sua desculpa de ter dado um tapa na cara do humorista Chris Rock, que havia feito piada sobre a amada do vitorioso. Talvez para diminuir o risco de perder o prêmio, ele afirmou: “O amor vai te fazer cometer loucuras...”.

        Olavo Bilac sabia que somente os poetas seriam capazes de ouvir e entender estrelas, pois eles sentem que amar é a principal missão de seus corações. O mais puro de todos os amores é dedicado a Deus e é louvor à toda a natureza.

Para Dante Alighieri, o amor move o sol e as outras estrelas. Se esse sentimento maior é capaz de mobilizar os astros, merece destaque também na cyber cultura.

Nesta era da conexão rápida, o próprio livro e os CDs tornaram-se cúmplices da inovação e cedem espaço ao amor.

  A cada dia crescem as funções dos smartphones. A computação móvel, aliada ao QR Code, acrescentará uma nova apresentação literária.

A comunicação sobre o amor fará o mundo melhor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário