domingo, 16 de janeiro de 2022

A MELHOR IDADE ? – Berilo de Castro



A MELHOR IDADE ? –

O ciclo da vida tem suas etapas bem distintas e demarcadas, de acordo com a idade, que vão do nascimento à morte.

Nesse contexto, temos: a infância (do nascimento até os onze anos), a  adolescência (dos doze aos vinte anos), a fase adulta (que inicia aos vinte e um anos) e, finalmente, a  velhice, também conhecida como terceira idade, melhor idade (nunca), que se inicia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aos setenta e cinco anos.

Diante dessa descrição, quero me referir e relatar o dia a dia daqueles que atingiram a quarta fase, não tão boa como alguns querem e a chamam de “melhor idade”.

Os que nela se encontram já percebem um certo vazio:  a ausência de amigos, colegas e de  familiares da sua época; já sentem a aproximação angustiante da solidão. Já não circulam como antes, já não frequentam mais os seus divertidos e  habituais redutos; já sentem falta daqueles bons bate-papos, de  jogar conversa fiada fora. Não há mais quórum: tem chão, mas falta gente. Muitos já se foram para habitar um novo  planeta inimaginável –  o dos mortais.

Quando raramente se encontram, são em locais nunca antes desejados e imaginados: nas farmácias, nas salas de espera dos laboratórios, dos consultórios médicos; nas urgências hospitalares e nos velórios e ou sepultamentos.

Os cumprimentos mudaram o seu formato; o tradicional e alegre “bom dia, tudo bem?” foi substituído pela informação direta sobre o estado de saúde: “saí há poucos dias do hospital”, “fiz a minha terceira mamária” (revascularização cardiovascular), “o médico disse que o meu coração está zerado, tudo muito bem”. Bem? Estão sim, as farmácias, rindo à toa, vendendo como nunca.

O outro já chega comentando: “estou com a minha segunda ponte de safena, não sei se estou bem ancorado, mas, ainda, conseguindo atravessar a pinguela”.

Um se aproxima, apoiado e ajudado pela bengala, e comenta: “acabo  de colocar uma prótese de quadril e estou me preparando para também trocar o joelho, está tudo precisando de reposição. Ultimamente só vivo em fisioterapia e hidroterapia, virando peixe nas piscinas aquecidas”.

Outros se cumprimentam dando informações diretas  sobre algum amigo ou contemporâneo: “sabe quem está na UTI do hospital X? Fulano! Dizem que não sai mais vivo de lá!”. O outro rebate e indaga: “E Beltrano? Depois da covid, ficou com uma notável sequela neurológica, não se lembra mais de nada, só faz chorar e perguntar pela avó”. Já Sicrano está com a próstata crescida, levantando-se dez vezes à noite para urinar aqueles pinguinhos, já não consegue mais dormir. Examinado pelo médico de dedo grosso, e  após o toque retal, foi orientado a retornar semanalmente para reexaminá-lo; ficou receoso de  gostar e ficar na dependência dedal. E outros relatam que o cirurgião urológico retirou a próstata toda, não  deixando nada e, hoje, se  sentem amofinados e desencorajados.

O isolamento caseiro, que foi deflagrado na pandemia viral de 2019, piorou muito a situação dos que estão na idade da “descida da ladeira”. O bicho perigoso da solidão se apegou e impregnou mais a vida dos isolados.

E, assim, segue a vida, no seu percurso cíclico; uns vão mais cedo e, aqueles que chegam na sua quarta fase,  vão enfrentando todas essas mazelas, vivendo  e achando bom! Tocados pelo ritmo de Zeca Pagodinho:

E deixa  a vida me levar / Vida  leva eu / Sou feliz e agradeço / Por tudo que Deus me deu; e emenda com o grande e imortal cantor/compositor Gonzaguinha: Ninguém quer a morte / Só saúde e sorte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário