quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

 


Cartas de Cotovelo – Verão de 2023 – 8

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

AGORA VOLTAMOS À REALIDADE - CINZAS

Retornei da Comunidade de Cotovelo para recomeçar a realidade da vida normal, sem confetes nem serpentinas, mas com a assunção das responsabilidades do cotidiano.

Nada de arrependimento para os que souberam brincar, justificada toda a alegria pelo retorno dos velhos costumes após dois anos de pandemia, represando a festa de Momo, oportunidade da confraternização entre familiares e amigos neste verão, não tanto de sol, mas que foi suficiente para revigoramento espiritual.

Continuo com a mesma opinião – o Carnaval não é coisa satânica, malévola, mas um relaxamento das atividades repetitivas do dia a dia, renovando esperanças, que renascem na quarta-feira de cinzas, com a presença da religiosidade do brasileiro.

É da nossa tradição a aposição das cinzas, com o seu especial significado, como bem o esclarece o nosso querido amigo Padre João Medeiros Filho, em artigo que divulgo em seguida.

Também não poderia esquecer o passado, onde despertava cantarolando uma música (apenas dois versos dela), que se tornou icônica, para retratar a quebra dos dias de folia, composta num passado remoto por Aldo Cabral e Benedito Lacerda, com o título dramático de Carnaval da Minha Vida:

Quarta-feira de cinzas amanhece
Na cidade há um silêncio que parece
Que o próprio mundo se despovoou
Um toque de clarins além, distante
Vai levando consigo agonizante
O som do carnaval que já passou

E repete-se a cena de costume
Cacos dispersos de lança-perfume
Serpentina e confete pelo chão
É a máscara que a vida jogou fora
Mostrando que a alegria foi-se embora
Nos rastros da passagem da ilusão

...............................

Infelizmente não conto mais com a participação da minha parceira THEREZINHA cantarolando comigo pois, coincidentemente, partiu num período de Carnaval de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário