domingo, 31 de janeiro de 2021

 

 


Minhas Cartas de Cotovelo – verão de 2021-10

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

            Em todas as cidades são conhecidas as figuras especiais, seja pela inteligência, presença de espírito, dedicação e força de trabalho. Elas ficam registradas no tempo e, de vez em quando são invocadas como exemplo do seu tempo. Natal tem inúmeros nomes sempre relembrados.

        Se a cidade é mais provinciana ou mesmo um “lugarejo”, tais criaturas são ainda mais enaltecidas. Entre essas comunidades coloco as praias, pela sua vida pacata, onde a natureza tem lugar de destaque.

        Aqui em Cotovelo, dentre outras figuras, uma vem se destacando, sobretudo nos veraneios, pelo seu espírito expansivo, dinâmico, inquieto, agregador e amigo, possuidor de habilidades singulares com o microfone e com a arte do papel, ou origami, que desenvolve com perfeição em todos os encontros com amigos, turistas, crianças e curiosos. Com tais predicados creio que todos já sabem a quem me refiro. Sim, a EUGÊNIO BATISTA RANGEL, seridoense e apaixonado pela arte oriental.   Segundo o conhecimento público, “Origami” é uma arte educativa visual, de origem oriental, que consistem em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas. (O papel foi originado na China, por volta de 105 d.C. Assim, a partir do século VII, os monges budistas chineses teriam levado o papel e as técnicas de dobradura para outros países do Oriente, entre eles, o Japão).

        Sua etimologia vem da junção dos termos em japonês ori, "dobrar", e kami, "papel" e, tradicionalmente resultam em figuras da natureza, como animais e plantas, cada um com o seu significado específico.

        Pois bem, o nosso homenageado faz suas apresentações em escolas, clubes e lugares de pessoas carentes ou deficientes, com um resultado animador, daí cada vez mais recebe requisições.

        Nos encontros sociais, enquanto a conversa vai caminhando, ele de maneira imperceptível vai desenvolvendo o seu talento e, lá às tantas, presenteia alguém com uma figurinha.

        Particularmente, registro uma imagem de Nossa Senhora que ele fez numa conversa em minha casa, na presença da minha eterna amada THEREZINHA, após o que lhe presenteou. Essa miniatura encontra-se na cristaleira da nossa sala de jantar que, a um só tempo, faz lembrar o artista e a presenteada.

        É possível que, inusitadamente alguém não curta esse trabalho – tudo bem, o que, certamente, não retira o seu valor e não tem o apoio do resto da comunidade.  Eugênio, como pessoa educada, recebe alguma dissidência com altivez e em resposta envia sua mensagem de paz, com a figura de uma Tsuru – “ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer”.

        Parabéns amigo, você é show – Eugênio é um gênio.

 

4 comentários:

  1. Fui às lágrimas! Quando eu crescer quero escrever assim. Incentivando os mais humildes a serem gente.

    ResponderExcluir
  2. Merecida homenagem!Uma pessoa ímpar. Tenho muito orgulho de conhecê lo e ter participado de algumas ações conjuntas.
    PARABÉNS,seuEugênio,Parabéns,Sr.Miranda Gomes pelas verdadeiras palavras!🙌🙏

    ResponderExcluir
  3. Eugênio é uma pessoa de muitas habilidades. Além do origami e dedicação aos problemas comunitários, escreve muito bem e sempre tem uma boa história (ou estórias) para contar.
    Parabéns Eugênio, você merece essa bela homenagem.
    Parabéns pela redação Sr. Miranda.

    ResponderExcluir