domingo, 21 de abril de 2019

CONSIDERAÇÕES EM TORNO DE UM POEMA


Entre o caminhar da Semana Santa e a solidão da ausência da minha THEREZINHA, restaram-me os direitos ao silêncio e à meditação.
Tudo é lembrança e saudade - nem sei se isso é benéfico para a alma de quem partiu. Mas não posso conter meu lamento diário. PERDOE-ME.
Resolvi ler mais, ouvir mais ainda e meditar sobre a vida e os acontecimentos. Deparei-me com a poesia e a música.
Foi de uma delas que resolvi fazer minha confissão e dizer da minha penitência.

EPITÁFIO (Titãs)


Devia ter amado mais  (não sei se seria possível fazer isso tendo um só coração)
Ter chorado mais (sim, é possível que resolvesse)
Ter visto o sol nascer (neste item eu pequei demais)
Devia ter arriscado mais (até seria aprovado no ter arriscado)
E até errado mais (errei sim, quantas vezes errei! mas não sei se o bastante)
Ter feito o que eu queria fazer (aqui sou um devedor)
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são (nisso eu fui fiel)
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração (pura verdade, isso é algo pessoal)
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar (assim espero que aconteça)
Devia ter complicado menos (de certa forma, sim)
Trabalhado menos (com certeza)
Ter visto o sol se pôr (sem nenhuma dúvida)
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos (até aqui concordo)
Ter morrido de amor (ah! isso acontece a cada dia depois que ela se foi)
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier (aceito e respeito tais ponderações)
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar 
(assim espero que aconteça)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr. (agora é tarde, ela se foi)...




DEUS, na Sua infinita BONDADE, peço perdão por tudo o que possa ter errado e rogo o conforto espiritual para quem, em vida, foi somente amor, bondade e compreensão.
Nem quero que seja aliviada a minha dor. Sonho somente com o dia do reencontro.


3 comentários:

  1. Caro amigo Carlos Gomes, como leitor assíduo do seu Blog, cada vez mais admiro suas escritas e, nesta, agora, você se superou. Somente pessoas iluminadas conseguem superar a imensa dor de uma perda com palavras que tocam o coração e o espírito de quem as lê. Não se trata de apenas pensamentos, mas de uma oração, de "Confissões", (plagiando o título do livro de Santo Agostinho), de retratos de vida que nos levam também a refletir sobre as nossas vidas. São pensamentos em forma de oração que atingem o nosso "self" e nos leva até ao Deus que existe em cada um de nós.
    Que Deus o abençoe lhe conceda uma Pascoa abençoada junto aos seus entes queridos.
    Abraços,
    Jadir Farias

    ResponderExcluir
  2. Tio,peço licença ao Sr Jadir Farias para fazer das minhas palavras as suas, foram perfeitas às suas considerações sobre esse último texto. Como aprendo com o senhor tio Carlos...com a delicadeza e a elegância da sua alma. DEUS o inspire cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Corrigido inversão da idéia central do meu texto: Peço licença...para fazer "das suas palavras as minhas..."

    ResponderExcluir