terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A CRIAÇÃO E A DESTRUIÇÃO DOS MODELOS NO
EXISTIR TERRESTRE

Por Flávio Rezende *

         Estes dias conversando com uma pessoa ouvi de sua parte lamentos quanto às altas remunerações pagas aos jogadores de futebol. Depois fez comentários sobre o culto ao corpo e o vazio intelectual reinante entre a grande maioria dos seres.
         Em seguida fiquei refletindo sobre tudo isso e percebi que não podemos culpar pessoas por altos salários e foco demasiado ao corpo. Como muitos de nós ainda vivemos na gestação e na infância espiritual, seguimos um modelo de vida mais fácil, não procurando muita sarna para se coçar, buscando quase inconscientemente a satisfação dos sentidos e o porto seguro da materialidade, ficando felizes quando essas coisas estão ok.
         O que percebemos é que no existir terrestre os modelos vão nascendo, tomando corpo e depois inexoravelmente cedendo vez a outros, estando os humanos vivenciando eles nas transições, nascimentos ou existindo exatamente durante todo o tempo de um modelo em vigor.
         O futebol, por exemplo, começou faz tempo com seres jogando coisas redondas para lá, para cá, depois os ingleses deram uma formatada e, hoje, as regras estão aceitas em todo o globo.
Com o tempo e a coisa certinha já em voga, fomos todos gostando muito do tal futebol, que começou a atrair a atenção do povo que sabe ganhar dinheiro, dos políticos que se aproveitam das massas, começando a tomar forma como diversão, como empresa e como ponte para cargos eletivos.
O modelo foi criando verdadeiros heróis, seres que se sobressaem e com suas habilidades levam países inteiros ao delírio. Inevitavelmente esses poderosos indutores da alegria coletiva são excepcionalmente bem recompensados.
     Essa paga além do imaginado, não leva em conta a cor do sujeito, o berço do camarada, o seu gosto musical ou a sua religião. O vencedor desta loteria é verdadeiramente o que domina a pelota, o que faz dela sua refém e o que encanta as torcidas, com um futebol perfeito e eficaz.
No futebol, com milhões de imagens registrando cada milésimo do tempo do trabalhador em campo, só alcança a glória quem de fato é o melhor neste mister.
Quero dizer então, que não podemos cometer a injustiça de condenar fulano ou sicrano pelo alto salário que ganha. Estamos vivendo um modelo e, se alguém tem algo contra, que comece a falar, criar uma organização, protestar e propor mudanças ou sua extinção.
No existir terrestre já vivenciamos diversos modelos econômicos, políticos, religiosos, comportamentais e muitas pessoas já deram a vida pelo nascimento, sobrevivência ou a extinção de modelos.
Os seres, dentro deles, podem sim ser responsabilizados, criticados ou elogiados, tudo depende do ponto de vista e de como estamos situados nos modelos.
Para uma pessoa forte, saudável, que renuncia a pizzas e sorvetes de chocolate para manter um corpo malhado, a visão de um barrigudo lendo um livro, remete seu pensamento a uma condenação. O barrigudo, vivenciando outro modelo, também julga o fortão de acordo com sua percepção das coisas.
A vida é assim, cheia de modelos e, dentro deles, todos nós, vivenciando nossas picuinhas e caminhando, uns para a compreensão, aceitação e transcendência do atual para o ideal e, outros, estacionados em suas doses de satisfação pessoal, simplesmente vivendo de acordo com suas próprias conveniências e sem interesse nenhum em saber se existe algum modelo mais interessante.
Enquanto a Terra viver no modo expiação, todos os modelos seguirão lentamente suas sinas. Quem sabe um dia, no modo regeneração e, lá na frente, iluminação, os modelos acelerem e possamos ter mais luz em nossas existências.
        

·        * É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário